segunda-feira, 25 de novembro de 2019

FASCÍNIO DO MAR





O fascínio que tenho pelo mar é semelhante ao terror que este exerce sobre mim.
As profundezas assustam-me, provocam-me pesadelos. Uma época houve em que sonhava recorrentemente que me afogava - caía ao mar, nas situações mais insólitas, e não conseguia subir a superfície; acordava numa aflição inexplicável; sem ar nos pulmões e em pânico, consciente do que me estava a acontecer.
Além disso gosto de sentir os pés bem assentes em terra. A sensação de segurança sobrepõe-se à de liberdade que dizem provocada pelo mar.
Contudo fico fascinada pelas imagens que me chegam das profundezas e nutro um respeito e admiração gigantes pelos corajosos que se atrevem a mergulhar e a viver um pouco da sua vida debaixo de água.
E foi este fascínio que me levou hoje ao cinema. O International Ocean Film Tour passou por Olhão e trouxe consigo um conjunto de deslumbrantes - uns mais do que outros - pequenos documentários sobre o oceano, desde os justiceiros do mar que tentam impedir a pesca ilegal à mais deslumbrante bailarina sub-aquática, passando por corajosos mergulhadores que nadam entre tubarões ou destemidos surfistas que fazem das ondas a sua vida e a sua morte.

Margarida Vargues

Sem comentários: