domingo, 10 de novembro de 2019

RECORDAS-TE?


LEMBRANÇAS DA NOSSA ESCOLA
«EMPRESTA-ME CINCO TOSTÕES ... »
Tem hoje um significado muito pequeno no sistema financeiro europeu ou seja o equivalente a um quarto do cêntimo. Mas «in illo tempere .. » respondia à satisfação de vá­rios ensejos - comprar os pinhões ao Coelhinho ou a meia dúzia de castanhas ao Manel Russo. Mas era sobretudo a chamada «partida de Carnaval» pregada que divertía e provo­cava gozo na malta.
Com a mais confrangedora súplca possível abeirávamos de um colega e pedíamos: - Eh, pá, desenrasca-me. Empresta-me aí uma moeda de cinco tostões que quero comprar o papel de exercício, o impresso de justificação da falta ou qualquer outra neces­sidade bem aceite.
O interlocutor, muitas vezes contrafeito, atendia o pedido e o completo:
 -Até te entrego o documento da divida.

Fazia-se então a entrega de um papel onde se podia:



"Empresta-me cinco tostões 
Fica encravado
São coisas do Carnaval 
Não deves ficar zangado. 
não vês esta moeda
Nem que me chames ladrão 
Foi tirada do bolso
Pela tua própria mão.
Mas podes tu reavê-la
Sem trabalhinho algum
Passando este papel
A um palerma como tu!"
                                                João Leal

Sem comentários: