segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

GEMINAÇÕES



DUAS GEMINAÇÕES DE PROFUNDO SIGNIFICADO
Várias são as cidades com as quais Faro mantém o estatuto de «Cidade Irmã», no amplo e motivador universo das geminações, iniciada com a cidade estado - uniden­se de Hayward, no final dos anos sessenta do século XX. Comungando do espírito de paz e cooperação, pela permuta de conhecimentos, valores e outras apetências, este movi­mento no que à capita sulina importa estendeu-se por outras urbes (Huelva - Espanha, Boiama - Guiné/Bissau, Tanger - Marrocos, etc.) criando uma rede solidária em que as mãos se cruzam na vivência de interesses mútuos e no espírito hoje imparável da globalização, em que desde a Idade Moderna, pelo seu papel interventor nos Descobrimentos Marítimos, faro se tem havido.
Nas últimas semanas este laço gigantesco de amizade e fraternidade com povos e gentes de vários continentes (Europa, África e Ásia), que urge, caso a caso incre­mentar e dar-lhe a seiva vivificante de novas formas de vida, foi acrescido com duas novas geminações. Assim o Município Farense, concretizando a deliberação assumida pela Assembleia Municipal de 30 de Setembro, assinou o Protocolo de Geminação faro/Matola (capital da província do Maputo, em Moçambique. Para o efeito deslocou-se à cida­de moçambicana o Presidente do Município Dr. Rogério Bacalhau Coelho, que se fez a­companhar pelo seu Chefe de Gabinete Dr. Henrique Gomes, também Assessor para as Geminações. importa referir que Matola, com uma área de 373 kíms. quadrados e uma população de 1,6 milhões de habitantes, é a urbe mais populosa da Nação Moçambica­na e com o maior parque industrial, situando-se na confluência do Rio Matola com o O­ceano Índico.
Por seu turno a União de Freguesias da Sé e de São Pedro, coincidindo com a disputa da eliminatória da «Taça de Portugal», em futebol, do Sertanense/Farense, as­sinou idêntico documento, assumindo-se mutuamente as intenções do propósito de cooperação, com a sua homóloga da Vila da Sertã, no distrito de Castelo Branco e na Re­gião Centro de Portugal. Para o efeito deslocou-se à terra-mãe do Condestável Nuno Álvares Pereira (São Nuno de Santa Maria) uma comitiva liderada pelos Presidentes do Executivo, Eng. Bruno Lage e da Assembleia de Freguesia, Joaquim Eduardo Teixeira. Si­tua-se num vale xistoso e numa área florestal onde se destacam a Serra de Alvelos (alti­tude de mais de mil metros), os Rios Zêzere e Ocresa e as Barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode e a meio caminho da EN 2, entre Chaves e Faro.

João Leal


Sem comentários: