segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

NOMES...!!!


Os nomes das coisas

Está uma ventania do caneco, está um vento que leva tudo pelos ares ou um simples que vendaval cairam definitivamente, em desuso. São arcaísmos meteorológicos. Um dia destes até o anti-ciclone dos Açores ou a neve nas terras altas   passam a expressões do tempo da Maria Caxuxa.

Agora, os mapas são pintados com cores - até parece que estamos em permanente tempo de eleições - com avisos de alertas codificados. A tal ventania passou pelo registo civil e antes de entrar em acção foi-lhe dado um nome mais ou menos estrangeirado - esperem até vir uma Margarida! Vai ser cá uma rabanada de vento que até estala!!!

E para quê? Sim, deve haver muitos aspectos positivos, mas também lança um alarmismo tal que acaba por semear o pânico, aumentar o estado de ansiedade, provocar mais acidentes,... Isto para não falar da monotonia brava dos noticiários : horas a fio a percorrer o país de Norte a Sul (se bem que este Sul pára ali em Lisboa...) com imagens de postes dobrados, árvores caídas, estradas inundadas...

Tenho saudades da simplicidade do Inverno. Assim, à antiga, com letra maiúscula!


Margarida Vargues l

Sem comentários: