quarta-feira, 29 de janeiro de 2020



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
A ATA (Associação de Turismo do Algarve) prossegue, dentro do âmbito da sua campanha promocional para 2020 a sua presença em grandes certames internacionais. Registamos assim a participação na MAKTA (Nordic Travel Faír), que decorreu em Helsínquia (Finlândia) e que é o maior evento turístico do norte da Europa e que registou mais de 60 mil visitantes e 935 expositores de 90 países.
Também o turismo algarvio participa em Dusseldorf (Alemanha) no «BOAT SHOW», _a maior feira de desportos náuticos do Mundoque conta com 200 expositores de 73 países e é «o certame com maior potencial de crescimento dos desportos marítimos».
A Divisão de Promoção Turística da Câmara Municipal de Faro promove, de 28 de Ja­neiro a 3 de Março, a 1edição da ação formativa «O potencial turístico de Faro»
Uma nova agência de viagens, vocacionada para o turismo sustentável, a «Sustaína­ble Traveis Tours» foi constituída na nossa Região, oferecendo programas temáticos com a duração de vários dias.
0
Um novo e super equipado ginásio foi construído no Vidamar Resort Hotel Algarve, na Praia dos Salgados e destinado a hóspedes e não hóspedes daquela unidade turística.
Um aumento de 5% no que se refere ao volume de vendas e anual de 3, 1 %, com um aumento da taxa de ocupação global média quarto de 2,8%, que se cifrou em 34,4%, veri­ficou-se no passado mês de Dezembro na hotelaria algarvia. As maiores subidas regista­ram-se nos mercados espanhol (mais 23,4%) e holandês (mais 18,7%), enquanto a Alemanha teve a maior descida com 15,3½.
Segundo o inserto no Orçamento geral do Estado os Municípios vão receber 7 ,5% do IVA cobrado no alojamento, restauração e similares.
Os faróis portugueses conheceram em 2019 mais de 85 mil visitantes, o que repre­senta um crescimento médio/ano de 9 500, divulgando a história, o património e atividade dos faróis e dos faroleiros.

O Aeroporto de Faro atingiu no ano passado Os 9 milhões de passageiros, o maior número de sempre, o que significa um crescimento de um milhão de passageiros em dois anos de tráfego.

Situada no Vale do Caranguejo, a uma centena de metros do centro citadino, Tavi­ra já dispõe de uma área de serviço para autocaravanas com todas as infraestruturas neces­sárias à boa prática deste tipo de turismo. Integra a mesma a RAARA (Rede de Acolhi­mento ao Autocaravanismo na Região do Algarve).

A Câmara Municipal de Aljezur aprovou o Plano de Pormenor de Vale da Telha, o sempre adiado projeto turístico da Costa Vicentina, concedendo também um novo prazo de dois anos para a concretização do mesmo. O documento encontra-se na CCDRA para aprovação.

É muito provável que as ligações ferry entre Portimão e o Funchal, realizadas pelo navio espanhol «ARMAS» deixem de operar este ano, conforme declarações na capital madeirense do Presidente da Autoridade de Mobilidade e Transportes. No Verão do ano findo o «ARMAS» efetuou 12 travessias entre a Madeira e o Algarve.

O Professor Doutor Fernando Perna, docente da Universidade do Algarve foi elei­to Diretor Nacional do Centro de Investigação e Inovação em Turismo para o triénio 2020/2022. Fernando Perna tem mais de 20 anos de docência em turismo em Portugal, Espanha, Cabo Verde, Noruega, China e Argélia.


JOÃO LEAL 


Sem comentários: