quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

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NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
JOÃO LEAL
O Algarve preenche 40% do Alojamento LOCAL de todo o País, com 32 500 estabelecimentos inscritos no RNAL (Registo Nacional de Alojamento Local), as quais geram 345 milhões de euros / ano e ocupam 20 mil trabalhadores.
A APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) realiza em Faro o seu Congresso Anual, entre 6 e 8 de Fevereiro, com sessões na Universidade do Algarve e na Escola de Hotelaria e Turismo, sob o tema da «Sustentabilidade». Á abertura dos trabalhos preside Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo) e um dos intervenientes é Sampaio da Nóvoa (Embaixador de Portugal junto da UNESCO).
«Algarve, o melhor destino de Verão de 2020» foi o galardão atribuído pe­los profissionais de turismo irlandeses, conforme votação da revista «Irish Travel Industry Awards». A Irlanda enviou para a nossa Região, em 2018, quase 250 visitantes que moti­varam 1,3 milhão de dormidas. Em 2019 estes números cresceram mais de 10%.
Na sequência do encerramento do resort de luxo Vale da Lapa, situado no Carvoeiro (Lagoa) que era propriedade do Fundo de Resolução do BANIF e avaliado em 26,5 milhões de euros, constituído por 85 moradias, foram suspensos 40 postos de traba­lho.
A Câmara Municipal de Tavira instalou nova sinalização turística no valor de 195 mil euros e com o apoio a 60% do Programa Operacional Algarve CRESC 2020, no âmbito da ação «Qualificação e Promoção Turística de Tavira Todo o Ano».
Esteve no Algarve a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, a fim de «recolher contributos para definir caminhos». Visitou hotéis, autódromo de Portimão, área de caravanismo de São Marcos da Serra e reuniu com autarcas.
Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o Algarve, ultrapassou em 2019 e pelo terceiro ano consecutivo, mais de 20 milhões de dormidas com uma es­tadia média quarto de 4 noites e proventos superiores a 33 milhões de euros.
O Festival F que, organizado pela Câmara Municipal de Faro, decorre a­nualmente e desde há 6 em Setembro na «Cidade Velha» conheceu grande mediatismo em 2019 e rendeu mais de 5 milhões de euros de retorno para as várias marcas associadas, registando nos 3 dias, mais de 60 mil visitantes.

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