terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

INFORMANDO



«OFICINA COMUNITÁRIA E SOLIDÁRIA»
Sempre o tivemos uma certa «queda» para estas questões de solidariedade, que o mês­mo é dizer de estender as mãos a quantos delas necessitam necessitam. Reciprocamente também, bastas vezes, hemos conhecido, gestos amigos em apoio das nossas carências. A­credito que esta vocação, vinda de há muitos anos, foi concebida no lar paterno, alimenta­da por uma formação catequética e, mais tarde, motivada, por essa «escola do dever», que é o escutismo, através da prática da «boa ação diária». Depois foi a prosseguida leitura dos Evangelhos de Jesus Cristo ou de obras como «O navio dentro da Cidade», do escritor gre­go Nicos Kazantzaki que muito contribuíram. Vida fora alinhámos, tal como hoje, aconte­ce, a filiação em instituições solidárias, como a ARPI (Associação dos Reformados, Pen­sionistas e Idosos), o Montepio dos Artistas, a Mutualidade Popular ou a AAAETC (Asso­ciação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira). Estou convicto que assim hei-de continuar nos últimos de vida, que muitos não serão por certo ... Vem este «arrasoado» a propósito da «Oficina Comunitária de São Pedro» que, prestantemente a União das Fre­guesias de Faro (Sé/São Pedro) faz funcionar aos 3ºs Sábados de cada mês e que constitui um gesto solidário e de partilha com todos os fregueses.
Trata-se de um projeto de economia circular que visa recuperar-objetos danificados e ou reparar e reutilizar produtos e bens e também de cunho ecológico evitando o desperdí­cio e a poluição, com a ajuda de pessoal especializado.
O financiamento dos quase 16 mil euros que a ação custa tem um financiamento a 80% do Fundo Ambiental, Ambiente e Transição Energética da União Europeia, com o apoio do Município de Faro, da Fundação Silva Leal e da Associação Nacional de Designers.
Eletrodomésticos, computadores, roupas, brinquedos, material eletrónico, mobiliário e outros podem ser levados à «Oficina Solidária» e voltarão, se arranjo tiverem, como no­vos.
É ali na Avenida da República, quase no Largo da Estação, nas antigas instalações da Junta de Freguesia de São Pedro, que este «milagre acontece».
E aproveitamos a boleia deste escrito para, na concretização do lema «Junta a Si», referir outras ações da União de Freguesias (Sé/São Pedro), entre as quais as visitas cultu­rais para seniores ou o transporte solidário e gratuito, dentro do concelho de Faro, de pes­soas com vulnerabilidade para deslocações a serviços de saúde ou sociais, finanças e ou­tros, devidamente justificados.
JOÃO LEAL

Sem comentários: