quinta-feira, 5 de março de 2020

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»




«O CÃO ATRAVESSA A CIDADE»
ANTÓNIO MANUEL VENDA
Veio a público o primeiro livro de poesia do escritor algarvio António Manuel Venda, numa edição da «On y Va» e intitulado «O cão atravessa a cidade». A apresenta­ção teve lugar na Biblioteca da Universidade Lusófona, em Lisboa e posteriormente decor­rerá em vários locais do Algarve. No dizer do jornalista José do Carmo Francisco, que fez a apresentação da obra, a mesma contempla «um universo muito próximo daquele que o autor privilegiou na sua escrita em prosa durante mais de duas décadas».

«BENAGIL 1940»
               ALFREDO SANTOS
Um dos mais belos trechos da costa algarvia, no litoral do concelho e Lagoa, é focado neste livro escrito por Alfredo Santos e que se chama «Benagil 1940». Editado pela «Arandís», que tantas e tantas obras tem dado à bibliografia do Algarve, envolve toda a memória do escritor nas décadas de 1940 a 1960, constituindo «um importantíssimo docu­mento etnográfico». Alfredo Santos viveu em Angola e no Zaire, onde era tradutor e a sua primeira obra, por sinal clandestina e que apreendida, chamou-se ««Angola, 1961».

«120 ANOS DE MAÇONARIA NO ALGARVE»
DOUTOR ANTÓNIO VENTURA
O investigador, universitário e escritor olhanense Professor Doutor António Ventura publicou mais um trabalho sobre um tema da historiografia maçónica. Trata-se de « 120 anos de Maçonaria no Algarve», a qual foi apresentada na biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão e editada pela «Sul, Sol e Sal» e Associação lbn Qasi. O ato foi precedido de uma conferência do erudito algarvio, doutorado em História Contemporânea, sobre um tema de palpitante interesse «Olhão e a Maçonaria». No local esteve patente uma exposição com material maçónico cedido pelo Grande Oriente Lusitano.

JOÃOLEAL

Sem comentários: