quinta-feira, 5 de março de 2020

TEMPOS IDOS



MESTRE PINTOR CARLOS LYSTER FRANCO

Foi um carismático professor e diretor das Escolas Pedro Nunes e Tomás Cabreira e um dos nomes maiores da arte portuguesa do século IX e da vida pública e in­telectual do País. O Mestre Professor Carlos Augusto Lyster Franco nasceu em Lisboa (Belém), em 1879 e faleceu em Faro, com 79 anos, a 26 de Março de 1959.
Amava profundamente o Algarve este professor e pintor de arte («Mestre Insigne»), que foi presidente da Câmara Municipal de Faro e fundador e diretor do jornal «O Heraldo»,
Está representado no Museu Nacional de Belas Artes e em inúmeras galerias portuguesas e no estrangeiro, assinando valiosas obras, grande número das quais tendo co­mo tema o Algarve. Foi condecorado com a Ordem Militar de Santiago.
No seu funeral, que se efectuou com grande multidão para o Cemitério da Es­perança, em Faro, participou uma representação da nossa Escola.
Mestre Carlos Lyster Franco, que tive o ensejo de conhecer com a sua pera pontiagudo figura na toponímia farense, junto ao Largo da Estação, onde foi erguido um obelisco em sua homenagem.

JOÃO LEAL

Sem comentários: