domingo, 15 de março de 2020

TEMPOS IDOS




MONUMENTO AO PINTOR L YSTER FRANCO
No dia 20 de Abril de 1964 foi inaugurado em Faro o monumento em homenagem ao Pintor Carlos Lyster Franco, que foi diretor e professor da Escola Tomás Cabreira, eri­gido por admiradores e antigos alunos, em colaboração com a Câmara Municipal. Situa-se na praceta que tem o seu nome, na zona da Estação da C.P., entre as Ruas Ventura Coelho e Francisco Barreto. O monumento é da autoria do Arq. Villares Braga, com um medalhão esculpido pelo escultor Raúl Xavier.

HOMENAGEM AO DR. JORGE MONTEIRO
Preiteando o muito e merecido apreço pela sua ação como Professor e Diretor da Escola Industrial e Comercial de Faro foi prestada no dia 23 de Maio de 1965 e no decurso de um almoço, na cantina escolar, uma homenagem ao Dr. Jorge Monteiro. A homenagem incluiu também o descerramento de um retrato do homenageado, que quando cessou as funções na nossa Escola seguiu para Lisboa a fim de assumir as funções de Diretor Geral do Ensino Secundário.

«COSTELETAS» DISTINGUIDOS
NO «CONCURSO NACIONAL DE ARTE DRAMÁTICA»
No ano de 1965 decorreu, organizado pelo extinto S.N.I. (Secretariado Nacional de Informação) e em comemoração do V Centenário de Gil Vicente, o «Concurso Nacional de Arte Dramática», de que grande vencedor o Grupo de Teatro do Círculo Cultural do Al­garve (atual Grupo de Teatro Lethes). Para além de outros prémios relevantes foram dis­tinguidos, com o 1 º Prémio os «costeletas» Dr. Emílio Campos Coroa (Ensaiador), que foi médico escolar e professor de Higiene e Aurélio Madeira ( que representou o 1 ° Diabo), an­tigo aluno, hoje bancário aposentado, residente em Vila Real de Santo António. Também foi atribuído um «Diploma de Honra» ao saudoso e falecido jornalista Carlos Martins.

JOÃO LEAL

Sem comentários: