quinta-feira, 5 de março de 2020

TEMPOS IDOS



Em pesquisas que tenho vindo a efectuar para a elaboração de um livro comemorativo do centenário da Casa de Santa Isabel (1919/2019), onde encontraram e têm o seu lar muitas «costeletas» encontrei referências, de alvo significado, sobre a nossa Escola ao longo dos anos. Entre as mesmas cito hoje:
«EM CADA ALUNO UM VERDADEIRO AMIGO ... »
A 5 de Junho de 1956 decorreu uma assinalada homenagem de despedida ao sempre lembrado e saudoso Professor Américo José Nunes da Costa que, por via de funções oficiais se ausentava para Lisboa. Aqui viveu desde 194 7 exercendo o magistério, primeiro na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e depois na Escola Tomás Cabreira, «criando em cada aluno um verdadeiro amigo, inculcando em cada espírito o exemplo radioso da sua presença e da sua ação», conforme se escreveu na «Folha do Domingo». A homenagem constou de um desafio no Estádio de São Luís, entre a Escola e o Liceu, que os «costeletas» venceram por 2-1 e, no dia seguinte, uma tarde consagração à «figura de um grande Mestre e de um grande Amigo!».
SEMANA DO ULTRAMAR
Como era habitual a «Semana do Ultramar» foi assinalada na Escola Tomás Cabreira, com uma sessão solene, em que foi orador o Professor de Geografia Dr. Manuel Rodrigues Júnior (Dr. Palaré), que falou sobre «São Tomé, Catedral Verde do Império». Presidiu o Diretor Dr. Fernando Artur Moreira Ferreira. (19 de Maio de 1956).
HOMENAGEM AO DR. URBANO
Anos antes, a 7 de Setembro de 1952, decorreu no Casino da Praia da Ro­cha um almoço de homenagem ao Dr. Urbano José dos Santos, durante décadas professor de Contabilidade e que se aposentara meses antes por haver atingido o limite de idade. Usaram da palavra os antigos alunos António Coelho Mascarenhas e Alferes Rafael Pedro Pereira e foi-lhe entregue uma artística pasta com saudação de várias gerações dos «costeletas». Antes decorrera uma missa na Igreja Matriz de Portimão.
PRÉMIOS DA CASA DO ALGARVE
Pela extinta Casa do Algarve em Lisboa foram distinguidos com os «Pré­mios Escolares», criados por aquela instituição regionalista, referentes ao ano de 1952, os «costeletas»: Rosa Ricardo de Sousa (Curso Transição de Costura/Bordados- 18,8 valores) e José da Conceição Casinha Nova (Curso Complementar de Aprendiz.agem - Comércio - 16,9 valores).

==========================================


No prosseguimento das leituras já aqui referidas encontrei, em relação ao ano de 1957 duas notícias que passo a citar:
DR. URBANO JOSÉ DOS SANTOS
Na sua residência, em Portimão faleceu, a 15 de Novembro, o Dr. Urbano José dos Santos, professor aposentado da nossa Escola, onde durante dezenas de anos lecionou a cadeira de Contabilidade. O seu funeral, que se efetuou para o Cemitério Municipal da­quela cidade algarvia, constituiu sentida e expressiva manifestação de pesar, nele se há­vendo incorporado elevado número de «costeletas».

VI CONCURSO NACIONAL DE TRABALHO
Grande êxito dos alunos da Escola Industrial e Comercial de Faro (Escola Tomás Cabreira) na fase nacional do VI Concurso de Trabalho, onde alcançaram 4 primei­ros prémios numa verdadeira proeza, do qual só se aproximaram com duas vitórias as Es­colas da Casa Pia de Lisboa e a Escola Industrial Marquês de Pombal, também da capital. As vitórias dos «costeletas» foram alcançadas por: Serralharia Civil - Classe A (14 /16 a­nos)- José Joaquim Conceira; B (17 / 21 anos)-Bemardo Estanco dos Santos; Serralha­ria Artística - A - José Manuel Faria Viegas e Instaladores Elétricos - B - Luís Duarte de Sousa. Também se destacaram, na Classe B, os nossos colegas José Manuel dos Santos Gomes (Bobinadores) e Máximo Cabrita de Oliveira (Marceneiros), que alcançaram o 2° lugar.

JOÃO  LEAL

TEMPOS DE HOJE

 PARABÉNS, PRESIDENTE!
Ocorreu no dia 26 de Fevereiro (4° feira) mais um aniversário natalício do dedicado e dinâmico Presidente da AAAETC (Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Ca­breira), Florêncio Vargues! Com um apertado abraço as nossas mais amistosas felicitações e os votos das maiores felicidades!  JOÃO LEAL 




Sem comentários: