segunda-feira, 6 de abril de 2020

FICAR EM CASA



Nos últimos dias tenho lido sobre pais completamente em histeria sobre os trabalhos que os professores têm mandado para os seus pequenos fazerem...

Não tenho lido muito sobre o outro lado da moeda - sim, porque todas as histórias têm dois lados e cada um só ouve o que quer ouvir e o que lhe convém - em que os professores estão completamente às aranhas e em fase de adaptação a esta nova realidade.

Falta aqui a minha irmã para vir dizer que há um eviesamento cognitivo de ambas as partes... É assim, não é, Vânia ?

1. Ninguém estava preparado para o que se está a passar - apesar de Bill Gates ter falado sobre o assunto numa Ted Talk de há 4 anos.

2. Os programas são extensos e a parte burocrática de se ser professor é imensa - é que nem imaginam! 23 horas lectivas? ahhh que sorte! férias de natal, carnaval, páscoa e verão? ahhh que sorte! uma PORRA de sorte! Troquem por um dia e vejam como é esta sorte! (Sim, escolheram ser professores, a maior parte há mais de 20 anos, porque agora ninguém o quer ser...)

3. Os professores são obrigados a manter as suas rotinas - horários, cumprimento de planificações, etc...

4. Os alunos mantêm as rotinas? Continuam a levantar-se cedo para "ir às aulas" como o normal? Se calhar não, porque afinal têm montes de tempo e sabe bem ficar na cama de manhã

5. Os pais, muitos estão em teletrabalho e muitas vezes há apenas um computador em casa - quando há computador! - que, agora tem de servir para pais e filhos - sim, é complicado!!!! 

6. Muitos miúdos têm telemóveis que custam mais do que eu ganho num mês, mas não têm meios para cumprir as tarefas porque...lá está, não têm computador. Espero que as prioridades comecem a ser questionadas...

7. Outros não têm nada, porque as condições financeiras não o permitem. Nem telefone de última geração, nem computador, nem tablet! Olha, esses podem jogar ao berlinde e ler, que também não lhes fazia mal...

8. Para quem, como eu, está a dar exlicações a partir de casa, também não está fácil, pelas razões tecnológicas apresentadas acima, e porque os meninos não cumprem as tarefas atempadamente... Acreditem que para quem está do lado de cá, esta COISA (para não escrever mais um palavrão) está a dar o dobro do trabalho e a ocupar o triplo do tempo!!! Com uma grande incógnita? Iremos receber pelo trabalho que estamos a ter?

É impossível agradar a gregos e a troianos.
O sistema perfeito não existe, pois se existisse não andávamos todos às turras com os trabalhos - que não são TPC, atenção...são trabalhos que seriam feitos em AULA, na ESCOLA.
Estamos todos em modo de sobrevivência e a pensar como vamos sair desta ilesos - pelo menos em questão de saúde.

Espero, no fim, que todos tiremos lições do que estamos a passar. 
Que cada um não pense apenas no seu próprio umbigo - há um colectivo que merece a atenção de cada um de nós pelo bem comum.
Que saibamos ter discernimento entre o que nos põe pão na mesa e com quem vamos comer esse pão - são coisas totalmente distintas!
Que saibamos escutar e que consiguemos falar.
Que quem hoje queima as penas, amanhã seja Fénix.
Que o sacrifício de hoje seja a vitória de amanhã.

O mundo não acabou. E, como diz o ditado, o que não nos mata torna-nos mais fortes!!!

Margarida Vargues

Sem comentários: