segunda-feira, 25 de maio de 2020




CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE
DE MONCARAPACHO
OS MELHORES AZEITES DO MUNDO



Mais uma vez e foi no pelo oitavo ano consecutivo os «Azeites Monterosa», produzidos na Vila de Moncarapacho, alcançaram no que é considerado «o maior e mais prestigiante concurso internacional de azeites», duas medalhas de ouro e duas de prata. Aconteceu no afamado «New York International Olive Oil Competition», realizado na «Big Apple», a metrópole norte-americana que «nunca dorme», com a participação de 900 azeites concorrentes e oriundos de 26 países produtores, entre os quais Portugal.

Foi nesta propriedade, ali bem próximo dos míticos Serros de São Miguel e da Cabeça, que há décadas o ilustre cidadão sueco Detlev von Rosen iniciou a génese desta glorificação do solo olivícola olhanense. Veio fixar-se em 1969, entre nós, com o objectivo de se dedicar à produção de fruto - hortícolas, ante a impossibilidade de o fazer no Norte Europeu face às rígidas condições atmosféricas invernais. A excelência dos terrenos moncarapachenses e uma tradição milenar da cultura da oliveira e da preparação de azeites, deixada pelos romanos, como o comprovam quer exemplares vegetais e o resto de lagares, levou o sr. von Rosen à «sua maravilhosa aventura».
Desde 2016 que complementou com o olivoturismo, ou seja a apetência para o turismo do «apaixonante mundo da oliveira e do azeite», como uma atração para atrair visitantes, que o foram no ano passado em 5 mil turistas. Tudo se centraliza ou distribui, durante o percurso de 75 minutos pelo percurso do olival, do lagar e da sala de provas, com minuciosas explicações a cargo de técnicos credenciados.
Em Nova Iorque o «Azeite Virgem Extra Monterosa», produzido na terra olhanense de Moncarapacho chamou a si a glória do ouro e da prata!

JOÃO LEAL

Sem comentários: