domingo, 3 de maio de 2020

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM





«LIVRO DAS PERGUNTAS» PABLO NERUDA
«Quais são os trabalhos forçados/ de Hitler no Inferno ... » - esta é parte de uma das interrogações / poemas / mensagens que o poeta chileno Pablo Neruda (Prémio Nobel da Literatura- 1971) insere no seu «Livro das Perguntas». Publicado entre nós pela Edi­tora «Campo das Letras» em 2008 a obra veio agora às mãos nestas voltas pela biblioteca a que a pandemia nos obriga. Merece a pena uma releitura porque a mensagem é sempre actual ( «É verdade que as esperanças/ devem ser regadas com orvalho?»). Pablo Neruda, nome literário de Ricardo Eliézer Neftali Reyes (1904 / 1973) foi escritor, poeta, diploma­ta e político, havendo sido um dos fundadores do PCC (Partida Comunista do Chile). Entre outros escreveu os livros: «Os versos do capitão», «Canto Geral» (Grande Prémio de Tra­dução Literária - 1998), «As uvas e o vento» e «Fulgor e morte de Joaquin Murieta» (tea­tro).

«PADEIRA DE ALJUBARROTA»
MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO
É um excelente e completo romance histórico sobre a farense Brites de Almeida, «mulher de armas e heroína de Portugal» este da escritora Maria João Lopo de Carvalho («Virada do avesso», «Marquesa de Alorna», etc.) que surgido em 2016 é, segundo a jornalista Helena Sacadura Cabral «a história invulgar de uma mulher do povo que consegue domar o seu próprio destino». Vale a pena lê-lo e rê-lo, de modo próprio para nós farenses e algarvios sobre esta nossa conterrânea que é uma das referências maiores da Batalha de Aljubarrota.
«CICLO DE SABORES DO MERCADO»
Na ocorrência do 52º aniversário da inauguração do Mercado Municipal de São Brás de Alportel o Município deste Concelho lançou a edição digital da obra «Ciclo de Sa­bores do Mercado». Oportunamente surgirá em livro impresso contando 75 receitas algumas das quais da autoria de conhecidos «chefs» com produtos vendidos naquele espaço sambrazense.
JOÃO LEAL

Sem comentários: