segunda-feira, 25 de maio de 2020

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»




«AS MAIS ANTIGAS RECEITAS DE BATATA DOCE»

PROFESSOR DOUTOR JOSÉ ANTÓNIO MARTINS

                   Veio a público a 2º edição, revista e actualizado inédito livro «As mais antigas receitas de batata doce nos livros de culinária dos séculos XVIII e XIX», da autoria do conhecido investigador olhanense Professor Doutor José António de Jesus Martins, técnico superior da Câmara Municipal de Lagos e um dos mais operosos intelectuais algarvios do nosso tempo.
                  Editado pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, concelho que é solar da produção da melhor bata-ta doce, contou esta edição com o apoio, para além daquele município, das juntas de freguesia do Rogil, de Odeceixe, de Aljezur e da Bordeira.
                  Na contracapa aprecia-se a reprodução da folha de rosto do primeiro tratado de cozinha publicado em Portugal e da autoria de Domingos Rodrigues (1637 / 1719).
                  José António de Jesus Martins fez a licenciatura em História na Faculdade de Letras de Lisboa (1985), o Mestrado em História Medieval pela Faculdade de Letras do Porto (1993) e o Doutoramento na Universidade da Beira Interior (2015).
                  É Director do Departamento de Educação, Cultura e Informação da Câmara Municipal de Lagos e tem realizado investigação relacionada com a História, Cultura Portuguesa e Gestão do Património em Universidades de todo o Mundo (Paris VII, La Sorbonne, Berna, Park/Ridge, Nova Iorque, Sevilha, Sofia e Mato Grosso).

                                                                                       JOÃO LEAL

Sem comentários: