segunda-feira, 25 de maio de 2020



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Foram 87 as praias algarvias galardoadas com a «Bandeira Azul», símbolo da União Europeia, que define as estâncias com excelência de qualidade e que será hasteada no dia 15 de Junho. Relativamente a 2019 é menos uma «Bandeira Azul» das 322 outorgadas este ano já que Lagos ficou com menos duas (Praias da Batata e do Camilo) e mais uma a Portimão (Marina).
A Câmara Municipal de Lagoa vai investir quase 400 mil euros numa requalificação urbanística na Urbanização Algarvesol, o que não acontecia há meio século.
«Choose Guadiana» é um novo programa turístico da Associação Odiana, lançado no «Dia Europeu do Mar», que se prolongará até finais de 2021, com um investimento de 300 mil euros financiado pelo CRESC Algarve 2020, com o apoio dos Municípios de Vila Real de Santo António, Alcoutim e Castro Marim e que visa incentivar as apetências turísticas do Baixo Guadiana.
A ocupação hoteleira algarvia bateu um record em Abril com uma taxa de 1%, nos 11% de camas então em funcionamento e ficando 42,7% abaixo do mesmo mês no ano anterior.
O Grupo Finlandês PONTOS começou a investir 30 milhões de euros na construção das «VILLAS ALCEDO», com 12 moradias de luxo e ao gosto do cliente no «UMBRIA RESORT», em Querença (Loulé).
Em Faro o carismático Hotel Eva, ora denominado de «EVA SENSES HO-TEL» reabre no dia 5 de Junho após obras de renovação e por via da pandemia. O «EVA MARKET» será uma das inovações, constituindo «um novo conceito de espaço de experiências... e um ponto de encontro virado à cidade».
Encontra-se em fase de consulta pública na Câmara Municipal de São Brás de Alportel o Estudo do Impacto Ambiental do Loteamento Turístico «MONTE DA RIBEIRA», ocupará uma área de 50,5 hectares a quatro quilómetros daquela Vila.  
A AGIGARVE (Associação dos Guias Intérpretes do Algarve), no decurso de um encontro virtual com a RTA (Região de Turismo do Algarve) apresentou o «Manual de Boas Práticas Convid 19», um instrumento de traba-lho daqueles profissionais.
O projecto de construção de mais 3 hotéis na Ponta João de Arens, em Portimão, volta a estar em consulta pública até 19 de Junho após a CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve) ter dado parecer negativo.
Os Deputados Algarvios eleitos pelo PSD à Assembleia da República apresentaram a solicitação da TAP Air Portugal realizar mais voos do que os previstos para o Algarve.

                                        JOÃO LEAL 

Sem comentários: