sexta-feira, 7 de agosto de 2020


O COSTELETA ZECA AFONSO

COM MONUMENTO EM BELMONTE

O Dr. José Afonso dos Santos, universalmente conhecido por «Zeca Afonso» que, nos anos 60 do século XX foi professor na nossa Esco­la, onde deixou profundas marcas do seu carácter e personalidade, foi alvo de significativa homenagem em Belmonte, por iniciativa do Município lo­cal.
Natural de Aveiro, naquela vila beirã viveu com os avós, quando os pais se encontravam em Moçambique e ali efectuou os exames do ensi­no primário.

A homenagem ocorreu no 91º aniversário do «cantor da liber­dade» e incluiu o descerramento de uma estátua de Zeca Afonso, da autoria de Pedro Figueiredo, bem como o anúncio, pela Ministra da Cultura da classificação como património espiritual do espólio musical deste costeleta.
     JOÃO LEAL

NOTICIANDO - JOÃO LEAL

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

A abertura em Agosto da «Casa da Memória», em São Brás de Alportel, espaço do Município destinado a preservar a lembrança dos cantoneiros e de quanto se refere às estradas, constitui mais uma apetência turística de ele­vada valia. Situa-se no cruzamento da EN 2 (Faro/ Chaves, a maior estrada da Europa) com a EN 264 (Tavira/ Messines), por isso conhecido por «Centro do Universo».
A «Discover Tours», empresa especializada em passeios de barco, inaugu­rou, com parida da Marina de Portimão, a rota Benagil / Carvoeiro, com uma duração de 3h30m.
Jet2, companhia britânica low cost, suspendeu até 16 de Agosto, por via das determinações do Governo Inglês, as suas ligações entre o Reino Unido e Faro.
O famoso jogador John Terry (ex Chelsea) e esposa viajaram no seu jacto privado, para passar umas férias em apartamento de luxo na costa algarvia, não obstante as restrições do Governo Londrino.
A Secretária de Estado Turismo, Rita Marques, reuniu em Faro com o Sin­dicato de Hotelaria e associações empresariais e profissionais, para apre­sentar as propostas governamentais de apoio ao sector.
A secção de Vila Real de Santo António da EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) conquistou entre 701 estabelecimentos similares o 3º lugar no concurso «Cozinhar em Família - prato principal» e duas menções honrosas em «Sustentabilidade Ambiental».

Uma família australiana que navega pelo Mundo, na operação «Sailing la Vagabonde», subiu o Rio Guadiana até Alcoutim e está divulgando pela intemet, com mais de 450 mil visualizações, todo o encanto daquela região algarvia.

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


"ABRE... É PARA TI"

ALUNOS ESCOLA EB VALE DE PEDRA (ALBUFEIRA)

Feliz e oportuna iniciativa dos alunos do 4º ano da Escola EB 1 de Vale de Pedras, concelho de AJbufeira, ao realizarem um livro de ho­menagem, à sua professora, o que revela desde logo um gesto de profundo significado, a par do objectivo da venda do mesmo - o apoio aos sem a­brigo.
Contendo cartas, poemas e ilustrações «Abre ... é para ti» foi apresentado na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira e como é referido «as receitas destinam-se a favor de quem não tem caixa postal: os sem abrigo».

           João Leal

CRÓNICA DE FARO - JOÃO LEAL

RUI REBOCHO, UM «DINOSSAURO»
DO TURISMO ALGARVIO

Uma certa similitude gémea nos unia, dado que nascemos no mesmo dia (26 de Dezembro de 1937) e com pouca diferença no tempo de vir ao mundo, nossos progenitores eram amigos e o «ver a luz do ilia» aconteceu a escassa distância um do outro. Foi, no caso do Rui Godinho Rebocho, numa das artérias paralelas que unem as Ruas Sebastião Teles e Miguel Bombarda e eu nesta última. Sempre ao longo da vida mantivemos uma amizade sólida e fraterna que, curiosamente, culminou com o nos encon­trarmos em camas contiguas DOS.O. (Serviço de Observação) do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve), onde este genuíno farense viria a falecer. Ambos éramos de reduzida altura dizendo-se em tom jocoso que o tamanho tivera que ser distribuído pelo dois!
Frequentou as Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira e era, portanto, um orgulhoso «costeleta».
O Rebocho foi um dos artífices, daqueles a quem a história do turismo regional pouco ou nada se refere, porque se houve, como sempre na vida, com uma humildade e uma operosidade admiráveis. Aconteceu nos anos de lançamento desta «indústria sem chaminés» quando integrou a equipa da EVA (Empresa de Viação Algarve), sob a direcção de dois saudosos «cos­teletas» (alunos da Escola Tomás Cabreira), Aruba! da Cruz Guerreiro e Rogério Costa. Depois desta entidade aconteceu a gerência das conceitua­das Hotelcar e Wagons Lits e outras às quais prestou toda a sua compe­tência e saber. Igualmente desempenhou funções como responsável pelo Parque de Campismo da Praia de Faro e pela Galeria Trem.
Foi actor de apreciável valor DO Grupo de Teatro Lethes (ex Círculo e Ex Teatro da Serrapilheira), com notáveis desempenhos na «Trilogia das Barcas», «O lugre», ««Castro», «Grande Teatro do Mundo» e outras peças.
Empenhado no associativismo e intervenção cultural e cívica de­senvolveu meritória acção DO Skal Internacional do Algarve (Profissionais de Turismo) e foi um dos grandes e empenhados organizadores das várias edições do «Congresso de Turismo do Algarve».

'
 



 
                                                          
                                             JOÃO LEAL

A  T E N Ç Á O


BLOGUE ENCONTRA-SE EM MANUTENÇÃO

HA PROBLEMAS PARA RESOLVER

Roger

PARECE QUE O PROBLEMA ESTÁ RESOLVIDO.
JÁ CONSEGUIMOS COLOCAR O POSTER DE TEXTO DO REBOCHO, ENVIADO PELO JOÃO LEAL
Vamos colocar mais para verificar.
Roger