quinta-feira, 20 de agosto de 2020

PARA LER E PENSAR




Respeite os limites


Você já tentou beijar o próprio cotovelo? Não? Então tenta, você vai se contorcer todo e ele não se aproximará um só centímetro de sua boca. Já tentou lamber a ponta do seu nariz? Não? Nem tente, você vai se babar todo e mesmo assim não vai conseguir.

Estive pensando por esses dias em certos limites que a vida nos impõe, muito difíceis de serem ultrapassados. Há limites por toda a parte, regras a serem obedecidas, fronteiras a serem respeitadas, assim como cada um de nós temos as nossas particularidades e obrigamos aos outros o respeito devido. Pense agora, o que te faz perder o controle, sair da linha, da área segura de si mesmo? Eu respondo por mim, enquanto você se analisa, ok?

Não tente interromper minha noite de sono, eu acordo pisando nas tamancas. Esperneio e grito de tanto ódio que ninguém é capaz de conseguir ter uma noite de sono tranquila depois, você jamais me reconheceria. Se quiser conversar comigo, ser meu amigo, seja objetivo. Detesto conversa mole pro meu lado, não acredito muito em quem fala manso, baixo e pausadamente. Parece que arquiteta as palavras no pensamento antes de expor os argumentos. E eu não tenho muito tempo a perder com quem não sabe o que de exato dizer.

Não ande devagar na minha frente, odeio gente lerda. Tanto espaço pro lado de lá, tem que ficar logo aqui, atrapalhando minha passagem!? Eu sou um pouco estressada, está bem, eu admito, eu sou muito estressada. Não preciso estar naqueles dias para deixar florescer toda ira daqui de dentro.

Não me apego fácil a nada nem a ninguém e o desapego pra mim é a parte mais fácil da vida. Eu não vou levar nada daqui. Nu eu nasci, nu vou partir. Essa é uma certeza que muita gente esquece. Não perco tempo com coisas inúteis nem com pessoas inatas, que ainda não nasceram para a realidade da vida. Não enxergam um palmo à frente sem que precisem de ajuda.

E eu não tenho paciência para ensinar, é verdade que não nasci sabendo, mas tudo o que hoje sei da vida, aprendi sozinha, com os próprios esforços, com os próprios erros. Tenho personalidade mais do que própria, auto-estima mais do que sarada, por isso é que talvez me chamam de arrogante e prepotente, mas não é isso. Aprendi a lutar pelos meus ideais e a depender só de Deus para atingi-los e algumas pessoas se incomodam por você não precisar dos favores delas. Elas só se encontram como indivíduos e só se acham úteis quando são requisitados por alguém, quando clamam a elas por socorro, e eu aprendi desde novinha a não acreditar em promessas falíveis nem em pessoas prestativas demais.

Pessoas não se doam de graça, sem interesses, aquelas que muito se dão, muito cobram, muito pedem em troca, e acaba saindo mais caro do que ter ido à luta sozinho.

Se encontrar comigo no ônibus e quiser sentar ao meu lado, sente com calma, e não invada o meu lado do banco. Você é um e não dois, respeite os limites do meu corpo. Respeite o seu também. Não queira entrar numa calça 38 se você veste 42. Ame-se em primeiro lugar e aí sim, estará apto a amar alguém.

Nunca me interrompa quando eu estiver falando, seja lá onde for, como for e com quem for. Não seja mal-educado e inconveniente, não se precipite em participar se não for convocado à conversa. Detesto pessoas ignorantes e entronas, isso me tira do sério, me faz perder a classe.

Não grite comigo. Não aumente o som da TV. Apague as luzes. Feche a janela. Não me irrite. Não me sufoque. Não me compare. Não me desafie. Não me toque. Não me subestime. Respeite os meus limites!
                            

 Autor:  Monique Frebell

Um arranjo de Roger

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

       Entre os aeroportos portugueses, no primeiro semestre deste ano e referente a idêntico período de 2019, o Aeroporto de Faro foi o que conheceu maior descida de movimento de passageiros, o que se cifrou numa quebra de quase 80%.
         A Delegação de Vila Real de Santo António da EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) foi distinguida com o título de «Eco-Escola» e recebeu a respectiva Bandeira Verde. Em Julho já recebera 2 Menções Honrosas em Sustentabilidade Ambiental e ganhara o 3º prémio em «Cozinhar em Família- Prato Principal».
         O grupo italiano No Solo, reconhecido internacionalmente como per-cursores da dinamização e animação de vários espaços turísticos aposta em Vilamoura. Criou junto ao Passeio das Dunas o novo espaço «Aqua Club».
          As discotecas do Algarve, como de todo o País, não estão a aderir à transformação em cafés ou pastelarias conforme a legislação surgida por via do corona vírus. 
          «Algarve a cantar» é o título do novo disco de José Praia e do seu conjunto «Água Viva». Este grupo com tão marcante presença na animação turística algarvia surgiu em 1986 em Albufeira.
           O famoso clube alemão Bayern de Munique preparou a sua participação na fase final da «Taça dos Campeões Europeus», em Lisboa, estagiando no «Cascade Welness», em Lagos.

                                                                                   JOÃO LEAL