quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL




O EXEMPLO VEM DE ALCOUTIM

       Com a recente renovação do protocolo de colaboração celebrado entre a Câmara Municipal de Alcoutim e a ADEMADA (Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Doente Diabético do Algarve) deu-se mais um importante passo na cobertura de cuidados médicos especializados e proporcionados aos alcoutinejos pela autarquia e por esta IPSS.
       De entre os 16 municípios que constituem na sua indesmentível unidade a terra algarvia, uma diminuta meia dúzia, por excesso, aderiu a esta celebração protocolar objectivando um dos grandes motivos da instituição criada pelo eminente diabetologista Dr. Eurico Gomes. Fê-lo em 1966 quando dirigia, com aquela dedicação que sempre lhe foi peculiar, o Núcleo de Diabetologia do então Hospital Distrital de Faro, em conjunto com um grupo de dedicados profissionais da saúde, alguns dos quais continuam a prestar a sua valiosa colaboração.
    A AEDMADA motiva a luta contra esta terrível enfermidade de tão marcante presença na sociedade contemporânea e com uma crescente expansão, a que nem sempre ou quase nunca se tem prestado a devida atenção, bem como um melhor conhecimento da doença, divulgando as suas causas e efeitos e a sua importância como problema de saúde pública e criando estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas do quotidiano do doente diabético.
        Quando intitulámos esta crónica de «O exemplo vem de Alcoutim» queremos dizer isso e apenas isso mesmo. É que este gesto dos autarcas daquele concelho da beira - Guadiana significa, para além das motivações básicas, o testemunho que deve ser um caminho a seguir por todos os municípios algarvios: apoiar os seus diabéticos e apoiar a AEDMADA.
João Leal


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



«BARLAVENTO - HISTÓRIAS DO ALGARVE»
LUÍS ANTÓNIO SANTOS

        Assinalando o 5º centenário de Ferragudo foi reeditado o livro «Barlavento - Histórias do Algarve», da autoria do escritor algarvio Dr. Luís António Santos. Trata-se de um licenciado em Direito, natural do concelho de Lagoa, que integra aquela freguesia ribeirinha e situada à beira Arade. Presidiu na década de 60 do século passado à Câmara Municipal do seu concelho natal e ofereceu um terreno, em Ferragudo, para nele ser construído a Casa de Repouso dos Jornalistas Algarvios, projecto que nunca conheceu continuidade.

DISTINGUIDA ALUNA DA 
ESCOLA TOMÁS CABREIRA

          A nossa jovem colega e actual aluna da nossa Escola, Ana Sofia Barradas, de 18 anos, conquistou uma Menção Honrosa no concurso interescolas de todo o País «ABCOVIT.PT.». A distinção foi-lhe conferida pelo vídeo de sua realização «Entrevista a SARS COV - 2», trabalho que foi apurado para a fase final do certame.  Á «costeleta» Ana Sofia as mais afectivas felicitações.

                                               JOÃO LEAL     

NOTÍCIAS



TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

«É uma grande noticia» foi assim que o Presidente da República se referiu à abertura, pelos ingleses, do corredor aéreo ligando o Reino Unido a Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa fê-lo durante um jantar com autarcas algarvios no final da visita a Portimão, o 7ºconcelho a ser visitado nesta série de deslocações aos 16 municípios algarvios, que se prolongará até Outubro.
A Apartmar vai proceder ao investimento de 3,5 milhões de euros na construção de um parque de campismo e caravanismo no Biogal (Monte Negro) em Faro. Ocupará uma área superior aos 170 mil m2, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, prevendo-se a sua abertura para 2022 e uma capacidade para 1 030 utentes.
As empresas algarvias de rent-a-car vivem uma «crise estrondosa», registando no 1º semestre quebras entre os 65% a 85% e uma diminuição da frota entre 0s 15% a 20%. A retoma para níveis de antes da pandemia prevêm só acontecerá em 2022.
A Odiana em colaboração com o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas) e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António criou no Serro do Bruxo um Observatório de Aves, um dos trilhos privilegiados para observação da avifauna.
O Secretário de Estado do Planeamento presidiu em São Brás de Alportel à inauguração da «Casa da Memória», um espaço museológico situado no cruzamento das Estradas Nacionais 2 (Chaves / Faro) e 264 (Tavira / São Bartolomeu de Messines) dedicado à conservação das estradas.
Pela primeira vez a OMT (Organização Mundial do Turismo) concedeu a certificação Tedqual a uma rede de escolas, entre elas a EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro, Portimão e Vila Real de Santo António) e no caso algarvio em relação aos cursos de Gestão de Cozinha, Restauração e Bebidas e Turismo, lecionados desde 2010.

                                                              JOÃO LEAL

OUTRA COSTELETA QUE PARTIU


MARIA DALIA SOUSA FARIAS
Partiu

À família e a todos os amigos, a Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, apresenta sentidos pêsames,

DESCANSA EM PAZ DÁLIA