quarta-feira, 9 de setembro de 2020

UM AMIGO QUE PARTIU



MORREU DEODATO PIRES 

CULTURA OLHANENSE MAIS POBRE!

Deodato Domingos Pires, nascido há 91 anos em Vila Nova de São Bento, residia na nossa Cidade desde os 14 anos de idade.

Era o sócio número 1 do glorioso Sporting Clube Olhanense! Os nossos sentidos pêsames ao maior clube do nosso Concelho pela perda de um tão ilustre e efusivo apoiante !

Além da dedicação associativa ao SCO  (foi distinguido com o Prémio Cassiano em 2019) notabilizou-se na área cultural como autor de vários livros de poesia. 

Foi presidente do Elos Clube de Olhão e fez parte do executivo da Junta de Freguesia de Olhão presidido pela sua esposa, Maria da Conceição Pinto Pires. 

OLHÃO envia sentidas condolências a toda família.

A nossa terra ficou mais pobre. Tivemos o privilégio de com ele privar de perto pois quem assina estas linhas foi seu vizinho na histórica Rua Almirante Reis durante muitos anos! Um homem afável, sempre simpático ! 
Descanse em paz amigo Deodato !

Florêncio Vargues
Diretor da Associação Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira

ARPI


«ENVELHECE-SE PARA SABOREAR A VIDA»

       Recentemente, a conhecida escritora e jornalista Helena Sacadura Cabral, um dos nomes maiores da literatura e do jornalismo português actual, inseriu no seu blogue um valioso testemunho sobre um tema que importa a todos os associados da ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro): o envelhecimento e a vida.
      Nele começa por recordar a memória, cujo autor diz desconhecer, atribuindo-a presumivelmente ao Cardeal José Tolentino de Mendonça: «não se envelhece para morrer. Envelhece-se para saborear a vida».
     E advoga que: «Já quando era nova pensava que a vida era para ser saboreada, ou seja, não ficar agarrada a momentos maus e seguir em frente com a esperança de que, pelo menos, aqueles se não repetissem».
     Afirmando que: «Foram anos em que percebi que a única solução para envelhecer é saborear bem a vida, seja de que forma for desde que seja aquela que escolhemos e nos torna felizes. Hoje trabalho, rio, divirto-me e algumas vezes poucas choro. Chamo a isto saborear a existência que tenho com tudo aquilo que ainda mantenho.
      E, no final deste admirável testemunho e «caminho a seguir» que nos propõe Helena Sacadura Cabral recorda: «Na verdade, não se envelhece para morrer. Envelhece-se para dar sabor à vida!».

                                                                        JOÃO LEAL
                                                                      SÓCIO Nº 1 952 

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»




«FARO, TERRA MÃE»


     A União de Freguesias de Faro (Sé / São Pedro) prepara a edição do livro «Faro, Terra de Mãe», da autoria de João Leal, decano dos jornalistas algarvios.
       A sua apresentação prevê-se possa acontecer no próximo mês de Dezembro e a obra insere um conjunto de crónicas, figuras e acontecimentos da capital sulina.
        Entretanto da autoria deste nosso colaborador encontra-se em poder da Direcção da Casa de Santa Isabel o original sobre os cem anos de vida desta prestimosa instituição privada de solidariedade social.

                                                            JOÃO LEAL