domingo, 18 de outubro de 2020

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


     «DICIONÁRIO GRAMATICAL DE VERBOS PORTUGUESES»

                                    PROFS. JORGE BAPTISTA E NUNO MAMEDE

             Da autoria dos professores universitários Jorge Baptista (Universidade do Algarve) e Nuno Mamede (Instituto Superior Técnico) foi apresentado na Biblioteca Central da Universidade do Algarve, em Faro (Gambelas) o livro «Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses». 

             Segundo foi referido trata-se de «uma obra inovadora no panorama da lexicografia portuguesa.. que contém cerca de 5 500 lemas verbais».

 

          «MASTER CHEF SÉNIOR, MADE IN CONCELHO DE SILVES»

              A Câmara Municipal de Silves apresentou, em todas as freguesias do concelho, aos participantes do Concurso Master Chef, a compilação das receitas apresentadas ao certame, numa recolha de receitas tradicionais.           

Foram as mesmas elaboradas pelos utilizadores dos Pólos de Educação ao Longo da Vida, motivando a partilha intergeracional e a conservação do património etnográfico. Tratou-se a iniciativa, de que resultou este livro, de um desafio gastronómico da Câmara Municipal de Silves ao público sénior e uma recolha de receitas de entradas, sopas, pratos de peixe e de carne e sobremesas.

 

                                                           JOÃO LEAL  

NOTICIANDO

 ALGARVE VENEROU SENHORA APARECIDA (PADROEIRA DO BRASIL)


                     Assinalando o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Padroeira do Brasil, 12 de Outubro) a Comunidade Paroquial de São Pedro de Faro promoveu a missa de acção de graças na Igreja Matriz, que foi presidida pelo Pároco Cónego César Chantre, Vigário Geral da Diocese do Algarve.

                   Foi há mais de 300 anos que 3 pescadores encontraram, quando se encontravam na faina, uma imagem da Senhora da Conceição, no porto de Itaguaçu (Rio Paraíba do Sul), cujo culto se espalhou rapidamente naquele país irmão e de que a data de 12 de Outubro é feriado nacional.

                   Presentes muitos brasileiros radicados no Algarve, assim como o Embaixador do Brasil em Lisboa, Dr. Simas Magalhães e outras entidades. No início da celebração a Dra. Selma Ferreira (Presidente do Núcleo do Algarve das Mulheres do Brasil e membro do Rotary Clube de Loulé) fez uma intervenção sobre o que é a sua pátria.

                   No ofertório foram apresentadas oferendas representativas das várias regiões naturais brasileiras e entoadas conhecidas canções da MPB (música popular do Brasil) pelo Coro da Paróquia de São Pedro.

                    No final o Embaixador Brasileiro usou da palavra para saudar os presentes e testemunhar o sentido e significado desta celebração.


                                                 JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

AS CASAS DO CERCADO

       São duas as edificações como tal referidas com assinalado interesse para a capital algarvia e testemunhos eloquentes do seu património edificado.

        A primeira, situada no gaveto das Ruas Aboim Ascensão e Ascensão Guimarães, paredes meias com a Casa Cor de Rosa (Refúgio), a que está tão profunda e historicamente ligada, conhecida como «Casa de Fresco / Mirante» da antiga Quinta do Cercado é uma edificação com planta pentagonal e telhados de quatro águas, erigida nos finais do século XIX.

Encontrava-se, de há muito, em notório estado de degradação, temendo-se, como escrevemos, pela sua continuidade.

Em boa hora o benemérito Coronel de Cavalaria Dr. Luís Villas Boas, alma maior da Emergência Infantil diligenciou pelo seu restauro, apresentando-se agora com um renovado e belo aspecto. No respeito pleno pela traça original, com excelentes efeitos luminosos, apresta-se, para quando a pandemia do covid 19 for ultrapassada, para ser um ponto de encontro e convívio da infância e local deacolhimento para eventos e celebrações com ela relacionados.   

A segunda, em vias de classificação como imóvel de interesse municipal, é o nº 30 da Rua Manuel Ascensão e constituindo um património privado dos herdeiros dessa mediática figura de farense e Lyster Franco (advogado, escritor, jornalista, autarca, regionalista... eu sei lá que mais!) é uma referência para o concelho e para a Terra do Sul. Foi nos anos noventa do século vinte que surgiu a ideia oficializada pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, o Professor João Negrão Belo, a cujo espírito criativo e concretizador fazemos jus, de transformar o imóvel em Casa Museu. A Casa do Cercado, surgida na transição dos séculos passados e fazendo parte de uma quinta urbana então nos arrabaldes da cidade, é uma habitação unifamiliar com valor de memória cultural e histórica. Dispõe de um painel de azulejos representando San-to António de Lisboa, de que o lembrado Director do «Correio do Sul» era grande devoto, referindo-se a tal propósito a criação do Museu Antonino na Igreja de Santo António do Alto.

Volvidas três décadas tudo permanece em intenção anunciada e a Casa Museu Dr. Mário Lyster Franco, um dos farenses que mais amou e serviu a Terra Mãe, continua como um propósito adiado.