quinta-feira, 22 de outubro de 2020

POEMA

 

 

Escuta Portugal



Escuta oh nobre Povo de Portugal; 
Lembra as caravelas que partiram, 
Desbravando o mundo num sem igual, 
Olha esses valentes que te miram!

 Não baixes a guarda - luta;
 Foi o que eles sempre fizeram;

Existirá sempre quem tome a batuta,

E quem lembre os que morreram!


Esses prodígios não foram em vão,   
São um exemplo para os de agora;  
Não quereis desmerecê-los pois não? 
Então em bloco uni-vos - é a hora! 

O País está doente, muito doente,
Já vezes sem conta esteve em sarilhos;
Mas levantou-se sempre - serrai o dente, 
Arregaçai as mangas dilectos filhos!


Que temos agora no negro horizonte?
 Dívida enorme - a descrença campeia, 
Então bebamos a água da fonte,

Força, trabalho, não qualquer panaceia!

 

Mobilize-se o País – toda a gente,

Para campos, fábricas, investigação,

Que a tal ninguém fique indiferente,

Vamos – lutemos pela Nação!

 

                     Manuel Inocêncio

 

 

Um texto engraçado, enviado pelo Costeleta José Ramos, que reproduzimos.

 

Assunto: NO CENTRO DE SAÚDE ....Riqueza da Língua Portuguesa

 

 

NO CENTRO DE SAÚDE

Fazer consultas médicas sem tradutor não é nada fácil em Olhão…

Linguagem vernácula de Olhão


Nota prévia:


(A maioria das situações são fictícias
mas os termos empregues foram recolhidos no Centro de Saúde de Olhão, sendo o espelho da confusão semântica e de vocabulário que tantas vezes existe nas cabeças dos nossos utentes... e ao fim e ao cabo de nós todos.)

(Por partilharem comigo as suas histórias, os meus agradecimentos às funcionárias administrativas Inês Simões e Fernanda Veloso, assim como à técnica de cardiopneumologia Sandrina Marto.)


6h00, da manhã. O Sol já aparecia lindo sob o azul celeste.
À porta do Centro de Saúde, um pequeno grupo de utentes organizava-se para a marcação da consulta "à vaga".

A maioria já se conhece. Afinal todos são já bem experimentados nesta forma bem própria de utilização da consulta.
Aliás, o Director do Centro de Saúde até mandou instalar uns banquinhos de jardim no local, para tornar a espera mais atractiva.
É uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecimentos, que todos vão acumulando ao longo do seu percurso de contactos com os médicos e hospitais.
A Maria do Céu vai à consulta do "Parlamento", a Dona Gertrudes vai à consulta da "Monopausa" e a Rita é que as corrige informando-as que aquela consulta chama-se de Planeamento Familiar.

Uma tem um "biombo" no "úbero" e leva os resultados duma "fotografia"; outra está preocupada com comichões na "serventia" do marido, até porque ele, havia poucos dias, tinha já sido consultado pelo médico por estar com os "alforges" todos inflamados. Alguém logo ali diagnosticou um problema na "aprosta" do marido.

Mais à distância desta conversa, um grupo de senhoras falava dos métodos contraceptivos e, uma delas, peremptória, afirmava que nunca aceitaria porem-lhe uma "fateixa" dentro da barriga!
Uma outra discordava, e lá lhe foi dizendo que, por causa disso, é que teve tantos filhos, felizmente todos de parto normal, só o último foi de "açoreana", mas aquele que lhe dava mais problemas era o mais velho que já era "toxico-correspondente"!
Noutro local, um grupo de homens mais idoso ia falando da relação entre o "castrol" e a "atenção".

Às tantas um deles começa a explicação cuidada dum acidente que tivera. Por isso é que tinha a vacina contra o "tecto" em dia, mas o acidente estragou-lhe a "tibiotísica" e causou-lhe uma hérnia "fiscal", pelo que tinha ido fazer uma "fotocópia" e um "traque".
Outro referiu que nunca teve problemas de ossos, o seu problema era uma grande "espirrogueira na peitogueira".
Uma senhora, atraída pela conversa, queixava-se de entupimento no "curso" com dores "alucinantes" quando se "abaixava". Além disso cobria-se de suores e "gómitos", ficava "almariada" e tudo acabava com uma forte "encacheca", ficando cerca de 3 dias com cara de "caveira misteriosa". Alguém lhe falou nuns supositórios que a poderiam ajudar mas ela já os conhecia, aparentemente tinham sido muito difíceis de engolir, pelo que o melhor ainda era o "clistério".

Finalmente, uma outra senhora queixava-se da "úrsula" no "estambo", pelo que vinha mostrar o resultado duma "endocuspia" e ainda algumas análises especiais, como a Proteína C "Reaccionária".


8h30m da manhã. Ainda havia muito para conversar mas a Inês, jovem funcionária administrativa do Centro de Saúde, obviamente tarefeira, acaba de chegar. Os funcionários administrativos não podem chegar atrasados, caso contrário, confundir-se-iam com os doutores.

- Quem é o primeiro, se faz favor? Ora diga lá o seu nome?
- Josefina Trindade.

- Idade?

- 67 anos.

- Estado?

- Constipada, muito constipada!


9h00m da manhã. Aparece a enfermeira Freitas que grita para a pequena multidão barulhenta que cerca a Inês:

- Quem está para medir as tensões? É você? Então entre e diga-me qual é o seu problema?

- Sabe, senhora enfermeira, o meu problema é ter uma doença "arrendatária" que "arrendei" do meu pai e já me levou uma vez aos cuidados "utensílios" do hospital. Afecta-me as "cruzes renais" e por isso dá-me muita "humidade à volta do coração". Aliás, o doutor pediu-me uma "pilografia" e um "aerograma" que aqui trago e recomendou-me beber pouca água.

Finalmente, chega o médico, que logo dá início às consultas:
- Então de que se queixa?

- De uma angina de peito, senhor doutor. Tudo começou há uma semana quando fui às urgências. O médico disse-me que era uma angina na garganta, mas a angina começou a descer e agora apanha-me o peito todo!


Aos poucos, os utentes iam entrando e saindo, com melhor ou pior cara.

Alguns perguntavam à Inês onde era o "pechiché da retrosaria" para pagarem a taxa moderadora.

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

    



       A MENOS DE TRÊS ANOS...

      ...do primeiro centenário da briosa Corporação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Faro - Cruz Lusa eis-nos com um grande sonho e uma premente necessidade por cumprir. Com efeito foi a 8 de Janeiro de 1923, portante a dois anos e alguns meses de atingir a centúria, que se fun-dou, oficialmente, esta ONG (associação não governamental), que é orgulho da cidade capital sulina e do Algarve. Dos heróicos voluntários que têm sabido cumprir, em plenitude, o lema de «vida por vida» temos o maior orgulho, recordando venerandas e saudosas figuras que povoam o nosso imaginário histórico. Comandantes Ataíde Ferreira, José Nunes da Cruz, Her-culano da Silveira Herdade, Valdemar Carlos da Silva e tantos, tantos ou-tros, lado a lado, visceralmente irmanados no sonho e no ideal, dessa gigantesca onda humana, não raro ou maioritariamente anónimos que serviu sem se servir. 

           A carência, a falta, o por cumprir, que a todos os farenses nos toca e a todos, por igual, nos envergonha, é a falta do tão prometido e nada cumprido ensejo de se erguer um quartel digno e condigno com o que é e vale a Cruz Lusa. Ao longo desta já longa existência temos assistido a várias promessas, a múltiplos terrenos apontados (junto à Casa do Poeta ou no final da Rua Reitor Teixeira Guedes), ao afirmar de que «desta é que é», sem que volvidas tantas décadas, quase como as palmas das mãos, se tenho passado disso mesmo - promessas, hipóteses, falsas garantias, a que segue a amarga desilusão que hoje vivemos.

           Foi difícil o «parir» do actual e único quartel que os Bombeiros Voluntários conheceram. Ali, na Rua Comandante Francisco Manuel que alojou, em tempos idos, o Mercado Municipal, há quase uma centena de anos, trabalharam árdua e dedicadamente, os voluntários de então, para que o quartel surgisse em vez das milenares muralhas. Mas houve quartel que, de há muito é insuficiente, como por exemplo todas as viaturas permanecerem dia e noite, após cada dia e cada noite, ao sol, á chuva, ao vento...

              Acreditamos no empenho e dedicação da Direcção da Cruz Lusa, presidida por um autarca, Steven Sousa Piedade, com múltiplas provas dadas e que se encontra no 2º mandato das funções à frente dos Bombeiros Voluntários de Faro.

               Importa agora é também acreditar que o Concelho unido, entidades oficiais e todo este povo farense, que o somos, nos ergamos pelo quartel para a Corporação quase centenária.


INFORMANDO JOÃO LEAL

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou com a visita aos concelhos de Aljezur e de Vila do Bispo, o seu périplo pelos 16 concelhos do Algarve, iniciado em Junho em Vila Real de Santo António. Pretendeu deste modo expressar o seu apoio ao turismo algarvio gravemente afectado pela pandemia do coronavírus.   


A RTA (Região de Turismo do Algarve) vai melhorar a experiência do visitante no Centro de Educação Ambiental de Marim, no Parque Natural da Ria Formosa. Foi firmado um protocolo entre aquelas entidades para a cedência temporária dos equipamentos, em acto que teve a presença do Secretário de Estado de Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território. 

 

O EVA Senses Hotel, a histórica unidade hoteleira farense, foi distinguida, na categoria de «Interiores de Hotéis» pela Arquitectura Taylors , por via da recente decoração dos seus espaços (Adão, Eva Market e outros) voltados para a Doca. O mar e a Ria Formosa foram os temas dominantes.


O festival anual FESTIVAL MED, que se realiza em Loulé, conquistou pela 2ª vez o Prémio de Melhor Promoção Turística dos «Iberian Festival Awards», na sua 5ª edição.


Não obstante a crise que se vive dois novos restaurantes abriram em Faro, o «Veru» e em Portimão, o «Quinto Império». O primeiro situado na Pontinha é dedicado à cozinha de fusão e á «Reinvenção da Espetada». O restarante portimonense fica no Vale de França, é dirigido pelo Chef Frederico Ramos e especialista num «império de sabores de aquém e de além mar».


O «Algarve Nature Fest», evento de referência do turismo da natureza, decorre até 31 de Outubro e é este ano dedicado aos profissionais de saúde, numa organização da RTA em colaboração com a Administração de Saúde do Algarve.



A União de Freguesias de Faro (Sé / São Pedro) disponibiliza gratuitamente a aplicação informática móvel «VIVER FARO», que procura fornecer um recurso para o cidadão, residente ou visitante, e explorar e descobrir o território.


Dois grandes eventos golfistas a decorrer nos campos de golfe algarvios. Entre 28 de Outubro e 1 de Novembro disputa-se na Penina, São Lourenço e Pinheiros Altos a Taça JJW. Entre os dias 12 e 15 de Novembro decorre no Victoria Golf Course, em Vilamoura, o Dom Pedro Pro - Am Cup.


Foi inaugurado, no campo de golf e Dom Pedro Pinhal Golf Course, a Academia de Golfe de Vilamoura, uma infraestrutura golfista de ensino e apoio aos praticantes que pretendem iniciar-se na modalidade ou aperfeiçoar os seus conhecimentos.


                                             JOÃO LEAL  

    


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

 

 

             «GUIA DA OFERTA EDUCATIVA»

 

                                           C.M. VILA REAL DE ANTO ANTÓNIO

 

                     O Município de Vila Real de Santo António procedeu á edição anual do «Guia da Oferta Educativa», que constitui uma ferramenta peda-gógica tendo em vista auxiliar as escolas e os profissionais do concelho fronteiriço e sistematizar de forma a abranger os vários níveis de ensino.

 

                                                                       JOÃO LEAL