quarta-feira, 11 de novembro de 2020

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

 


O «Algarve Walking Season» (Sessão dos Passeios no Algarve), festival de caminhadas e de turismo de natureza e sustentável, principiou sob o lema de «Esperança» no Barão de São João (Lagos) e prossegue nos dias 5 e 6 de Dezembro no Ameixial (Loulé).


Gonçalo Narciso dos Santos, Director do Bela Vista & Spa Hotel, Praia da Rocha) foi nomeado Delegado para Portugal e Espanha dos «Relais & Chateaux», associação de hotéis e restaurantes de luxo.


A pior taxa de ocupação hoteleira global quarto no Algarve e no mês de Outubro foi registada, segundo dados da AHETA (Associação dos Hotéis e Equipamentos Turísticos do Algarve), a que preside o «costeleta» Elidérico Viegas, no passado mês, conhecendo uma redução de 57,4% relativamente ao mesmo período de 2019. As maiores descidas aconteceram com turistas ingleses (- 89%), alemães (-58,2%) e irlandeses (-91,7%). O único aumento aconteceu com o mercado nacional que cresceu 58,6%. As vendas tiveram uma descida de 60%.


A «Rota do Petisco», o conhecido evento promovido pela Teia D'Impulsos teve, não obstante a pandemia, este ano, um impacto económico na Região, de 318 mil euros, envolvendo mais de 230 restaurantes em 13 concelhos do Algarve. Em 2012 vai decorrer entre10 de Setembro a 10 de Outubro.


 O «Hilton Vilamoura» foi eleito, pelo 4º ano consecutivo, nos «World Golf Awars» (Prémios Mundiais do Golfe), o «melhor hotel de golfe de Portugal e, pelo 5º ano, o «melhor resort de golfe».


A actividade turística algarvia (hotéis, restaurantes, transportes, etc.) perdeu mais de 70 milhões de euros devido à ausência de público nas bancadas do AIA (Autódromo Internacional do Algarve, na Penina / Portimão)a quando da disputa do «Moto GP», a 22 de Novembro.


 O Professor Doutor João Albino da Silva (Docente da Universidade do Algarve, Presidente do Conselho Científico e Director do Programa de Doutoramentos em Turismo da Faculdade de Economia) foi galardoado com o «Prémio Carreira 2020», instituído pela Delegação Regional da Ordem dos Economistas «devido aos distintos serviços» prestados à causa pública». O prémio será entre no dia 9 de Dezembro (19 horas) em cerimónia a decorrer no Auditório da Faculdade de Economia no Campus das Gambelas.


Faleceu em Lisboa, onde há muitos anos residia, aquele que era considerado um dos «dinossauros do turismo português». Celestino Matos Domingues tinha 91 anos e foi o primeiro Delegado da TAP em Faro, em Julho de 1965.


O CINTURS (Centro de Investigação do Turismo Sustentável e Bem Estar da Universidade do Algarve) promoveu, durante três dias, em formato online a 3ª edição da «Conferência Mundial da Associação t - Fórum» (Tourism Intelligence Forum), que contou com 250 participantes. As anteriores realizações aconteceram em Nápoles (Itália, 2015) e Palma de Maiorca (Espanha, 2018).


                                                                            JOÃO LEAL


 MESTRE «PALMINHA»

NA COMISSÃO ADMINISTRATIVA

DA MISERICÓRDIA DE OLHÃO


                   O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, nomeou uma Comissão Administrativa para a Santa Casa da Misericórdia de Olhão, a qual tem como prioridade a preparação e realização do acto eleitoral dos novos corpos sociais daquela Instituição. Da mesma faz parte, um dirigente de há muitos anos, o nosso conhecido colega e dedicado «costeleta» José Martins Palma, afectuosamente o «Palminha», que foi aluno da Secção Industrial e Mestre de Oficinas na Escola Tomás Cabreira, funções docentes que igualmente desempenhou na Escola Secundária de Olhão, sua terra natal.


                                                                             JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                           HABITAÇÃO,

UM PROBLEMA DE SEMPRE

                       Entre os mais graves e dramáticos problemas que ao longo de oitenta anos sempre conhecemos na cidade capital sulina figura, com destacada relevância, o da habitação. Mesmo quando não se invocava, porque não o era permitido nem invocável, o desde há quatro décadas, direito inscrito na Constituição, de ter «um tecto protector». ele existia com a flagrante realidade que hoje apresenta. Hoje, vimos centenas de jovens prontos e desejosos de encetar uma vida nova e normal, como o é da própria evolução da vida. Deparamos com sucessivas camadas de estudantes vítimas da especulação do mercado imobiliário. Assistimos à dramática situação de muitos trabalhadores que não aceitam o seu posto de trabalho no Concelho porque não onde alojar a família. Assistimos, recentemente na Assembleia da República e a quando da discussão do Orçamento de Estado para 2021 a um explícito reconhecimento público desta gravíssima situação, que a todos nos toca e a todos nos fere. Dessa sessão em São Bento extraímos as frases seguintes: 

                                   «Grande problema - com o compromisso de se encontrarem medidas para facilitar os arrendamentos às famílias mais carenciadas e da classe média»

                                                       (Governo, presidido por António Costa).

                                    «A Região do Algarve é mesmo, depois de Lisboa, a região com mais dificuldade no acesso à habitação»

                      (Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação).

                                     «A necessidade de encontrar a ferramenta para permitir fixar lá (no Algarve) não apenas a população da região, mas também todos os profissionais»

                         (Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação).

                    Três reconhecimentos por parte de quem cabe grande parte da responsabilidade de resolver este «drama», sem esquecer o papel que cabe ao Município e a outros.

                      A solução para quando? 


 


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Estimados Amigos e Companheiros,

No próximo dia 11 de Novembro, pelas 17,30.
"Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro, sob o tema:

Tome cuidado para não fazer chorar uma mulher,
porque Deus conta as lágrimas das mulheres".
 - in Talmud

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Deverão ser cumpridas as normas de segurança, já habituais:

- lotação do espaço e distanciamento físico: número limite de participantes 40 pessoas;
- obrigatoriedade do uso de máscara durante a sessão;
- higienização das mãos à entrada do auditório.

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.



Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro

 

HOJE

11 de Novembro

DIA DE S. MARTINHO



COMEM-SE CASTANHAS, BEBE-SE VINHO

Roger