domingo, 15 de novembro de 2020

TEXTO LIVRE

 

CUMPLICIDADE

 

Era noite. A calçada íngreme estava escorregadia da chuva da tarde e, apesar do passo apressado, as botas teimavam em não querer subir. Não gostava de se atrasar e, naquele dia, era a última coisa que podia acontecer. Lá em cima, o largo estava deserto e o frio pedia um espaço acolhedor. Quando chegou, o seu lugar preferido - à janela, estava ocupado e teve de se sentar num outro. Não tão bom. Não tão familiar. Tirou o casaco. Desenrolou o cachecol do pescoço. Fez o melhor que pôde para se deixar levar pela descontração. 

À hora combinada, o lugar vazio foi ocupado por um sorriso há muito familiar. Há muito não visto. Sempre lembrado. 

Há tanto tempo que os seus olhos não se cruzavam... Estava, de novo, em casa. Estava no aconchego que, sem o ser, sentia como seu. Aquela companhia sabia-lhe a casa, a conforto, a sempre.

De um lado um vodka - o gin ainda não estava na moda - e do outro algo parecido. A conversa fluia, como se nunca tivesse sido interrompida pelos anos - talvez fosse do álcool, ou não. Preferiu acreditar que a culpa tinha outro nome: cumplicidade.

A noite foi breve, pois o dia seguinte tinha o sabor amargo da obrigação. Lá fora o frio não se fazia sentir e nunca um Novembro chuvoso como aquele lhe parecera tão quente. Despediram-se. Num sussurro, quase segredado, ficaram palavras que lhe soaram a promessa - impossível de ser cumprida, pensou. A esperança. 

Nunca as esqueceu. Antes as tivesse apagado da sua memória e do seu coração.

A calçada foi descida a medo. Estava escorregadia. O medo de cair e de não se voltar a levantar.

 

                             Margarida Vargues 

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 



                      «A MIA E A MAGIA DO ARCO ÍRIS»

                                              

                                                      PEDRO ÁGUAS E INÊS VARGEM


         Aproveitando o tempo da pandemia o casal Pedro Águas e Inês Vargem decidiram empreender o projecto «Histórias que ensinam», no âmbito do qual surgiu o livro infantil «A Mia e a magia do Arco Íris».

            Trata-se de uma obra para crianças dos 3 aos 7 anos, com ilustrações de Edgar (Estúdios Onze) e que constitui «uma mensagem de esperança, de forma lúdica e didáctica».


                                                                                       JOÃO LEAL

NOTICIANDO

 

TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


 O Algarve não foi incluído no calendário das 23 provas que constituem o Mundial da Fórmula 1 e que tem início com o «Grande Prémio da Austrália». Não obstante o êxito da corrida realizada no AIA (Autódromo Internacional do Algarve) não teremos esta competição em 2021 de tão marcante interesse para a recuperação turística.

O TP (Turismo de Portugal) realizou nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Vila Real de Santo António e Portimão, três jornadas incluídas no Programa «Green Up», visando apoiar para os alunos e recém licenciados em turismo, ideias inovadoras em turismo sustentável, com projectos visando a sustentabilidade e economia ambiental.

Faleceu em Lisboa, terra de sua naturalidade, aos 88 anos, o jornalista Humberto Ferreira, professor aposentado do ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) e um dos decanos do jornalismo turístico. Desde 1970 que colaborava no «Publituris», onde assinava a crónica «Turiscópio».

Os britânicos do SPX compraram o projecto «The Keys» na Quinta do Lago por mais 95 milhões de euros. Com uma situação excelente comporta 72 unidades residenciais numa área de 45 mil m2.

A conhecida revista norte americana «Forbes» incluiu a lista dos melhores 20 locais para os cidadãos e empresários estadounidenses «viverem, investir e trabalhar na Europa. Foram indicados, em Portugal, Braga, Algarve e Açores. Na nossa Região são apontadas São Brás de Alportel, Aljezur e Lagos, com base, entre outros factores, na baixa densidade populacional e nos 330 dias de Sol.

                                                 JOÃO LEAL