terça-feira, 17 de novembro de 2020

POSTAL LECTIVO 1933/34 - RECORDANDO

 JOGADORES DA ETCABREIRA
Será que haverá alguém que se recorde?

 Um trabalho do saudoso Franklin

Arranjo, digitalização e colocação de Roger.


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE


     «UMA RECORDAÇÃO MEMORÁVEL»


      É mundialmente famoso gastrónomo Matt Preston, «Master Chef da Austrália», o famoso programa concurso de culinária transmitido para todo o Mundo a partir do continente australiano. Esta famoso e mediático personalidade esteve há um ano de visita a Portugal para lançamento do seu livro «Delicioso, fácil, rápido», um verdadeiro manual da arte de bem comer em toda a parte. Recentemente, conforme tivemos o grato ensejo de ler no excelente blogue «Fuseta, Acontece», dedicado e vivido às coisas que acontecem na «Branca Noiva do Mar», vimos que este mestre insigne da gastronomia teceu rasgados elogios, no blogue «Escape» ao excelente peixe comido na Fuseta, em Olhão e em Tavira, falando da paixão que as nossas gentes têm «por grelhar peixe nas brasas».

        Considera que a viagem efectuada ao nosso País «entre as mais memoráveis que fez em todo o Mundo» e que «no Algarve fica um dos seus espaços favoritos para comer peixe». Interrogado sobre quais os destinos que incluiria no «top 3», indicando os restaurantes da sua preferência, respondeu que «no top 3 referido são os espaços no Algarve que meto em 1º lugar». Indica como uma «refeição memorável», como como pitéu «o linguado da região com uma carne tão delicada, clara e recém - cozido que escorregava das espinhas».

         Aconteceu no popular «Café dos Mestres», situado à beira Ria, na baixa fusetense «com as suas mesas de plástico, cadeiras e guardanapos de papel. Fazem isso de forma impecável, seja o pregado, o atum ou a lula», num cenário de sonho com o mar e os barcos de pesca.

       Matt Preston aponta ainda no Algarve os restaurantes «Chá, chá, chá», em Olhão e o «Luís dos Frangos» em São Brás de Alportel.

         Elogiosas palavras de um grande senhor da gastronomia mundial!


                                                                                JOÃO LEAL