sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 



        UM GESTO «SEMPRE PRONTO»


         É o lema / divisa, cujo cumprimento quotidiano, motiva o pensar de quantos aderiram ao escotismo, nessa vivência de escola de virtudes e de fraterna convivência com todos. 

          Foi-o mais uma vez, e tantas o têm acontecido, praticados por milhões de jovens e adultos em todo o Mundo. Desta feita o cenário foi o prestante Serviço de Sangue do Hospital de Faro onde duas dezenas de fraternos e solidários elementos de vários grupos do Algarve (dirigentes, caminheiros e encarregados de educação) deram o precioso líquido sem o qual não existe vida humana. «Dar sangue é dar vida» e as escoteiras e escoteiros, seus chefes e familiares, ali estiveram, nesse local hospitalar onde tantas vezes se pode decidir a continuidade do viver daquela importante unidade de saúde, para com a sua «dádiva de sangue» garantir que o mesmo não irá faltar e revelar, com um maior significado nestes difíceis tempos, que a solidariedade humana é um valor presente.

        Foi o gesto assumido pela nova Chefia Regional do Sul da AEP (Associação dos Escoteiros de Portugal), liderada pelo Chefe Regional Carla Cássia e que constituiu «apenas uma, entre muitas outras iniciativas pretende promover e incrementar em prol do escotismo e da região algarvia».

          Um gesto lindo, melhor, vinte gestos ímpares testemunhados por cada uma das duas dezenas de «dádivas de sangue», que as chefias, os encarregados de educação e os caminheiros (elementos mais velhos) dos grupos 60 (Vila Real de Santo António), 77 (Faro), 166 (Monte Negro) e 197 (Quelfes), quiseram generosa e solidariamente prestar!

João Leal

 ROTARY CLUBE DE FARO

COMEMOROU 59º ANIVERSÁRIO


   O Rotary Clube de Faro (RCF), decano dos clubes rotários algarvios, comemorou no dia 16 de Novembro, o 59º aniversário da sua fundação, efeméride que coincidiu com a visita anual e oficial do Governador Dr. Roberto Carvalho. Esta VOG é sempre um dos três grandes acontecimentos do ano rotário (1 de Julho a 30 de Junho), pelo que se revestiu, dentro dos condicionamentos impostos pela actual situação de pandemia, de um profundo significado e vivência. O Dr. Roberto Carvalho (Governador do Distrito Rotário 1960) presidiu à chegada a Faro à entrega na sede do clube aniversariante de uma cadeira de rodas a um pescador dos Hangares (Ilha da Culatra) de uma cadeira de rodas indispensável ao seu labor profissional e de que estava carente. Foi a mesma adquirida com verbas alcançadas a quando do passeio realizado num Sábado de Setembro aquele núcleo piscatório pelo Rotary Clube de Faro. Seguiu-se uma visita ao Museu Municipal, orientada pelo seu Director Dr. Marco Lopes, que se deteve de modo próprio junto do mosaico romano. Houve depois a no âmbito da defesa rotariana do meio ambiente a plantação no Parque Ribeirinho de duas «árvores da amizade», uma das quais pelo Governador Rotário e outra pelo presidente do Clube Aniversariante, Eng. Bruno Lage.

         Após o almoço decorreu uma produtiva reunião de trabalho na sede do RCF (Rua Baptista Lopes), em que foram analisados temas da actividade rotária e da vida do clube farense, a que se seguiu, no EVA Hotel Senses, a cerimónia de aniversário. Durante a mesma foram admitidos dois novos sócios - D- Glória Fernandes e seu esposo, Volodnyr Fita, os quais foram apadrinhados, respectivamente, pela Prof. D. Helena Louro e Henrique Brito Figueira.

           Durante o acto usaram da palavra o Eng. Bruno Lage (Presidente do RCF), o Dr. Roberto Carvalho (Governador do Distrito Rotário 1960) e o Dr. Rogério Bacalhau (Presidente da Câmara Municipal de Faro).


                                                    JOÃO LEAL