quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

NOTICIANDO

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

       O Algarve foi eleito em Moscovo, na Gala dos «World Travel Awards» (Prémios Nobel do Turismo), o «melhor destino mundial de praia». Já este ano a nossa Região alcançara o título europeu, a que se junta agora e pela primeira vez o galardão ora conquistado. Votaram nesta eleição os principais líderes mundiais do turismo e viagens, que o fizeram num universo de 18 destinos nomeados.

        Foram apresentados em São Bartolomeu de Messines o site informático e o vídeo promocional do «Geoparque Algarviensis», território que se estende pelos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira e é candidato a ser incluído nos geoparques mundiais da UNESCO.

         Foi inaugurado o novo Clubhouse do campo de golfe Palmares, situado entre a Baía de Lagos e o Estuário de Alvor, considerado «o melhor de Portugal e um dos mais emblemáticos em todo o Mundo».  Em simultâneo foi iniciada a construção de 37 apartamentos de luxo, que deverão estar concluídos no Verão de 2021. Tratase de um investimento total de 12 milhões de euros.

            Oitenta e duas infracções pela prática ilegal de campismo e caravanismo no concelho de Vila do Bispo foram registadas numa acção conjunta da GNR (Guarda Nacional Republicana), PM (Polícia Marítima) e ICNF (Instituto Conservação da Natureza e Florestas).

            A CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve) emitiu uma declaração de impacte ambiental desfavorável ao projecto de loteamento da cidade lacustre de Vilamoura.

            O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira foi um dos onze museus congéneres que, em todo o Mundo, receberam o selo «Couse - In Label», «pelos seus esforços em tornar as suas estruturas e exposições mais favoráveis para todos».

             Prevê-se que estejam concluídos ainda no próximo semestre as obras de construção dos 59 apartamentos «Terraços do Atlântico», no Vale da Horta (Praia da Rocha / Portimão) e com «vistas únicas sobre o Atlântico e infra-estruturas pensadas para responder às necessidades das famílias contemporâneas».

                                                                            JOÃO LEAL


 

TUDO OK

Computador, configurado pelo técnico, e entregue

a trabalhar a 100%.

Roger

NO CENTENÁRIO

DO CÓNEGO CARLOS PATRÍCIO



      Foi a 28 de Novembro e 1920 que em Alcantarilha nasceu o Reverendo Cónego Carlos do Nascimento Patrício, mediática figura da Igreja Algarvia e activo interventor da vida regional. Durante mais de quatro décadas, desde 1945 até ao seu falecimento, ocorrido em Faro, a 31 de Maio de 1990, foi um dedicado e empenhado director do semanário diocesano «Folha do Domingo». Na ocorrência do centenário do nascimento deste «operário de Cristo» e que foi um dos maiores amigos que o Senhor nos concedeu ao longo destes mais de 80 anos de vida recordamos a sua figura de Ministro de Deus, procurando sempre evangelizar e levar a todos a mensagem evangélica; o jornalista arguto e interventor; o professor empenhado em concretizar a máxima de «a mais nobre missão que se pode dar ao homem é a de educador; o regionalista que tantos e tão relevantes serviços prestou ao Algarve; o orador distinto e de multivalência e o homem, de convívio fácil e ecuménico, procurando semear a paz, a justiça e a compreensão entre os homens.

         Nascido há 100 anos no seio de uma família cristã que deu também à Igreja um outro respeitado e estimado sacerdote, o Padre António do Nascimento Patrício e com outros irmãos que foram, ao longo das suas vidas testemunhos referenciadores da Igreja Católica, estudou nos Seminários de Faro, onde foi Prefeito e de Évora e foi ordenado presbítero por D. Marcelino Franco, o tavirense então Bispo do Algarve, em cerimónia realizada a 29 de Agosto de 1943 na Igreja Matriz de Monchique. Cantou «Missa Nova» a 12 de Setembro daquele mesmo ano na Igreja Paroquial de Alcantarilha. Foi capelão e professor no Colégio Diocesano de Santa Catarina, então sediado em Monchique. A partir de 1945 veio para Faro, cidade onde viveu até ao seu falecimento e onde desempenhou várias missões, entre as quais as de: professor no Liceu João de Deus, assistente diocesano da Acção Católica,  Cáritas Diocesana, Mocidade Portuguesa, Conferências Vicentinas, Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais e dirigiu o jornal «Folha do Domingo», numa longa e desgastante missão na total entrega ao cumprimento do compromisso para que fora ungido.

                Quer as exéquias que decorreram na Igreja de São Pedro, em Faro, como no funeral que se efectuou para o Cemitério de Alcantarilha, onde se encontra sepultado, foi bem expresso quanto era estimado este «Irmão» cujo centenário do nascimento ora ocorreu.

                                                                              JOÃO LEAL