terça-feira, 5 de outubro de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                   «DEUS PAN E OUTROS CONTOS»


                                                                    JOSÉ DIAS SANCHO


                   Na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Universidade do Algarve foi reeditado o livro «Deus Pan e outros Contos», da autoria do escritor sambrazense Dr. José Dias Sancho. A sua apresentação teve lugar na FNAC, no Centro Comercial Fórum, em Faro. A reedição teve coordenação da dra. Sílvia Quinteiro, editora conjuntamente com a Dra. Maria José Marques. 

                  O dr. José Dias Sancho nasceu em São Brás de Alportel (22 de Abril de 1898) e faleceu em Faro (11 de Janeiro de 1920), havendo-se licenciado em Direito na Universidade de Coimbra.

                     Para além de haver sido um dos fundadores do extinto semanário «Correio do Sul» é autor de uma vasta obra, de que referimos: «A Ceia dos Cábulas», «Ídolos de Barro» e outros, que vão ser reeditados.


                             «MEMÓRIAS E DOCUMENTOS»


                                                         DR. ANTÓNIO HORTA CORREIA 

                 Numa publicação da Arandis Editora veio a público o 4º volume de «Memórias e Documentos», de autoria do Dr. António Horta Correia, série dedicada a «um único levantamento etnossociológico» de Vila Real de Santo António, cidade iluminista de onde o autor é natural e a cujo Município presidiu. O volume ora vindo a lume dedica um especial interesse ás figuras dos seus conterrâneos José Francisco Guimarães e José Ribeiro Alves Júnior. Os anteriores volumes de «Memórias e Documentos» foram dedicados Sebastião de Vargas (Cavaleiro da Casa Real no Século XVI) - nº 1; António dos Santos Machado - nº 2; Francisco Rodriguez Tenório, Juan Mestre Cumbrera e Sebastián Ramirez - nº 3.

                                                                              

                «PREVERSAMENTE MANIPULADA»


                                                      DR. LUÍS BARRIGA


           O psicólogo clínico dr. Luís Barriga, um dos mais dinâmicos valores da moderna literatura algarvia, é o autor do drama psicológico «Perversa Mente Manipulada».

             Natural de Estoi (1961), onde se situam muitas das suas publicações, este escritor, que tem desenvolvido uma elogiável actividade em prol da divulgação da poesia de Emiliano da Costa, faz desenvolver este seu livro nos corredores do extinto Instituto Universitário D. Afonso III, que existiu em Loulé, sobressaindo nele a exploração humana, a prostituição e o choque com a vida académica. 

               O dr. Luís Barriga assinara anteriormente a autoria dos livros: «Em nome d,el Rey» (romance histórico) e de dois outros referentes aos períodos antes e depois do 25 de Abril. Ultima um novo romance histórico cujo conteúdo ocorre durante as Invasões Francesas.


                                                                               JOÃO LEAL


Sem comentários: