segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

CRÓNICA DE FARO DE JOÃO LEAL



 FARO, UM PATRIMÓNIO

NA CALÇADA À PORTUGUESA


            Vem, de há séculos, a arte de bem executar calçadas à portuguesa ou, mais concretamente, à algarvia. Muitas são as ruas e praças da nossa Região que apresentam magníficos tapetes empedrados, os quais são orgulho de residentes e apreço e admiração de visitantes. Faro, neste capítulo de arte decorativa tradicional e de património construído, é, para todos nós, um justificado motivo de orgulho. A capital sulina detém um dos maiores espaços pedonais do País, em zonas urbanas, com mais de 60 mil metros quadrados. Estes conhecerão um notável acrescente quando se executar o previsto projecto de calcetamento das artérias envolventes do Jardim Manuel Bivar e a respectiva pedonalização, criando um artístico corredor que vai da Pontinha (Praça da Liberdade) à Doca, englobando toda a «Gran Via» (Ruas de Santo António e D. Francisco Gomes). 

                A primeira grande área com a bela calçada foi a daquele jardim, na baixa citadina, então conhecido devido à sua configuração geométrica por «Jardim da Bacalhoa», o que aconteceu no distante ano de 1895. Viveu-se mais tarde (1935) e naquele mesmo espaço emblemático um novo impulso, desta feita aliando a arte de calcetar a um nome do grande artista que foi Roberto Nobre, nascido em São Brás de Alportel, então im-portante freguesia do concelho de Faro. O renascimento desta missão aconteceria nos anos 60 do século passado sempre na decidida acção de Autarquia e, de modo próprio pelo empenho, arte e engenho dos arquitectos municipais Ramiro Fernandes e António Serrano Santos. Este, um assumido e interventivo farense, que a «Faro, Terra Mãe» tem prestado os mais relevantes serviços, tem marcado uma indiscutível presença a partir de 1979, no dotar a cidade com mais e mais zonas pavimentadas artisticamente. Foi buscar calceteiros de grande valia, concebeu desenhos de rara beleza e a obra aí está para deleite de todos. Cito a propósito as Ruas de Santo António, D. Francisco Gomes do Avelar, Ivens, Vasco da Cama, Baptista Lopes, Largo do Carmo (com uma área de 8 mil m2), Rua da Alfândega e outras.

Nas mesmas pedra e homem fundem-se para criar belos tapetes. Os dois elementos existem com abundância e rara qualidade no nosso concelho, de modo próprio no que designamos a «Capital da Tradição», que é Bordeira, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, tal como noutras zona da terra algarvia (Escarpão, Tavira, Albufeira, etc.) na arte do partir o calcário ou outras brechas em pedras talhadas (escamas, espigas, quadrados e hexágonos), que depois vão formar desde os olhos da Senhora do Carmo às caravelas henriquinas ou aos atuns rabilhos. Curioso referir que no ano de 1742, há quase 300 anos, se regista um documento do contracto assinado entre a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo e calceteiros de Bordeira, «terra de forte tradição no trabalhar da pedra».

João Leal

           

NOTICIANDO

 ROTARY CLUBE DE FARO


            «II PRÉMIO DE POESIA TITO OLÍVIO»


              Foi atribuído a Ouguela, poeta residente em Amora, a vitória na 2ª edição do certame poético de homenagem ao conhecido poeta  nosso colaborador Eng. Tito Olívio Henriques, autor de mais de quatro dezenas de livros, conhecido interventor na vida cívica algarvia e veterano da vida rotária. O «Prémio de Poesia Tito Olívio» distinguiu a obra inédita «Olhar o assombro no êxtase da luz», superando outras concorrentes que se apresentaram em elevado número. O Júri foi constituído pelas Dras. Dulce Baião (Direcção Regional de Cultura do Algarve) e Maria da Graça Celso (Direcção Regional de Cultura do Algarve) e pelo rotário e escritor Sérgio Brito. A obra «Olhar o assombro no êxtase da luz», nos termos do certam, vai ser editada em livro.  


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 


«CREIO EM JESUS, O FILHO DE DEUS»


                                             D. MANUEL MADUREIRA DIAS


             O Bispo Emérito do Algarve D. Manuel Madureira Dias publicou um novo livro intitulado «Creio em Jesus, o Filho de Deus», que se insere na Colecção «Verbum Caro». Na mesma figuram também as anteriores obras deste Prelado, que foi Bispo da nossa Diocese (19 de Junho de 1988 a 22 de Abril de 2004), «Á luz do Apocalipse» e «Maravilhas de Deus - Homílias de um Bispo». O actual livro, com 184 páginas, foi editado pela Secretariado Nacional da Liturgia e o prefácio á assinado por D. José Alves (Arcebispo Emérito de Évora, que, no mesmo afirma: «É o resultado da profunda reflexão e da íntima relação amorosa com o Senhor que nos ofereceu neste livro. Não se trata de um livro académico. Por isso, evita as habituais informações e referências aos conceituados tratados de cristologia, que aliás conhece bem».


                                                                       JOÃO LEAL  


NOTICIANDO

 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António promove mais uma fase das obras de requalificação da frente marítima da Praia de Monte Gordo, entre o Casino e o Hotel Vasco da Gama, num investimento de 209 mil euros, a qual estará concluída até ao Verão.


Na sequência do contracto celebrado entre o Município de Tavira e a Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) vai ser elaborado o «Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing» para aquele concelho sotaventino, o qual terá um horizonte de cinco anos e se integra em «Tavira, um destino turístico sustentável».


Também em Tavira estão sendo renovados os cais de acesso à Ilha visando reforçar a segurança e o conforto doa utentes. No Rio Gilão foi instalada uma estrutura flutuante com 260 metros, junto ao antigo cais.


«A Páscoa (2 a 4 de Abril) está perdida para o turismo algarvio», segundo o expresso pelos hoteleiros que prevêem a recuperação, a índices de 2019, para só daqui a 5 anos.


A empresa algarvia EC Travel, sediada em Olhão e de que é proprietário o conhecido empresário Eliseu Correia, passou a oferecer, semanalmente, 30 refeições à Refood Faro, para ajudar famílias carentes e, em simultâneo, apoiar a restauração local.


Esta mesma empresa (Eliseu Correia Travel - Viagens e Turismo, Unipessoal, Lda.) foi distinguida pela revista «Exame» na 86ª posição, a 1ª a nível nacional na área do turismo, num universo de 1 200 empresas.

                                                              JOÃO LEAL