quinta-feira, 4 de março de 2021

PROSAS


 E aqui vão umas linhas para se entreterem a ler, para passar o tempo, de "ficarem em casa"


QUEM QUISER QUE ESCREVA OUTRA

 

Há!, é agora que vou escrever outra boa história.

Ao bom e velho do estilo (modéstia à parte), criado por este “escriba” que lhes dirige a palavra, escrevendo em primeira pessoa, nestas mal sempre tratadas linhas de uma “tablette Sansung”, em estilo “Arial” e “Tipo 14”.

Alem disto, uso o programa “Word” que gosto e coloquei nesta minha tablette.

Bem, como devem calcular, o grande problema de quem escreve fora daquele padrão normal, inventivo, criador e inovador é, modéstia à parte, como referi, ser inteligente. E tenho cá as minhas dúvidas, que como já perceberam desde o início destas singelas linhas, que me encontro completamente perdido. Sim!, Este problema de “ter que ficar em casa”, preso, por causa duma “pandemia”, para não apanhar um malvado vírus, não evitou de ele cá dentro de casa me agarrasse. Ora, por favor, esse sorriso que percebo castiga-me com este desastre. Mas venci! Por outro lado, a minha culpa é que a história que eu quero escrever deixa-me confuso, atrapalhado. As minhas personagens principais são sempre duas: “Eu” e a “História”.

“Eu” e a minha escrita vivemos lutando enquanto escrevo. Escrever como tantos outros não me satisfaz. Não sou, não seria inédito naquilo que escrevo. Sou teimoso!

- És burro! Grita-me a “História”.

- Burra és tu “História” intrometida. Ninguém te convidou para intervires nesta minha escrita.

- Não preciso de convite. Sou sempre a tua “História”, acrescentou.

- Não digas baboseiras, sua burra, dá o fora do meu texto. Clico neste botão, deleto-te e boa viagem, “História” implicativa!

E foi assim, mais uma vez, “Eu” e a “História” desentendemo-nos e ela saltou para a pasta “meus documentos”, e por lá ficou sem que eu escrevesse, para já, a boa história que desejei escrever.

E agora, com licença que vou “ficar em casa”, a descansar, como diz o Governo da pandemia.

Tenham saúde!

                                     Um pequeno arranjo do Roger

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                           «VIDA NOVA EM CRISTO»


                                                  PADRE CARLOS ALGARVIO


                 O sacerdote algarvio Padre Carlos Aquino, actual Pároco de Loulé e Responsável pelo Secretariado da Liturgia da Diocese do Algarve é o autor do livro «Vida Nova em Cristo», recentemente publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

                  Trata-se de um estudo teológico - litúrgico sobre iniciação cristã nos escrutínios nos tempos da Purificação e da Iluminação. 

                    Na apresentação desta obra o Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, referiu tratar-se de «um tema muito actual, inclusive no nosso ambiente eclesial».

                    O Padre Carlos Aquino é natural de Vila Real de Santo António e foi ordenado em 1993. Em 1999 licenciou-se em Roma, no Pontifício Ate-neu de Santo Anselmo, em Liturgia.


                                                                                JOÃO LEAL


NOTICIANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


O turismo do Algarve perdeu no ano passado mais de 800 milhões de euros, segundo a AEHTA (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), entidade que, pela voz do seu Presidente, o «costeleta» Elidérico Viegas afirma que «a Páscoa está comprometida», por via das restrições aéreas.

Existem 3 empresas interessadas na construção da nova ponte para a Praia de Faro, após o 4º concurso para adjudicação da obra que tem um preço de 4,9 milhões de euros. Esta verba não inclui a demolição da actual ponte que será da responsabilidade da Câmara Municipal de Faro. A nova ponte terá 180 metros de comprimento, 11 metros de largura, acesso aos transportes públicos colectivos e 2 faixas pedonais e cicláveis.

Os britânicos continuam como os principais compradores de casas nos resorts algarvios, com uma quota de 56% nos concelhos de Albufeira e Loulé e de 35% na zona barlaventina.

O antigo Posto da Guarda Fiscal, em Vilamoura, vendido no âmbito do Programa «Revive Natureza» vai dar origem ao complexo turístico «Vila Naútica», multifuncional ligado à gastronomia regional e com a criação de 16 novos postos de trabalho.

A entidade gestora da «Eurocidade do Guadiana», que engloba os concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António (Portugal) e de Ayamonte (Espanha) quer consolidar o estatuto de «destino turístico acessível». Trata-se de uma acção conjunta com as associações a espanhola Predif e a portuguesa Acessible e no âmbito dos programas comunitários.

O Aeroporto de Faro foi distinguido, na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros movimentados, como um dos 5 melhores da Europa. A ACI Europe (Organização Internacional de Aeroportos) conferiu-lhe as distinções «Best Airport» e «Hygiene Award».

NiT (uma revista digital portuguesa) dedicada à «life style» inseriu uma reportagem sobre a idílica Ilha de Tavira, que considera «um destino a visitar, ao menos uma vez na vida».

                                                     JOÃO LEAL