sexta-feira, 9 de abril de 2021

INFORMANDO

 HOJE

Morreu o príncipe Filipe, duque de Edimburgo e marido da rainha Isabel II de Inglaterra.

Fillipe Mountbatten tinha 99 anos.



«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                      «FOR THE LOVE OF...»

                                         (PELO AMOR A...)

                No âmbito da acção desenvolvida pela ARA (Animal Rascue Algarve) foi publicado o livro «For the love of...» (pelo amor a...) uma obra de elevado apoio à causa dos animais, respeito e carinho que lhes é devido e que foi apresentada no Centro Comercial Mar Shoping. Duas colaborações a referir na concretização deste projecto: a do casal britânico Tony e Sarah Wyld, que em Inglaterra haviam realizado idêntico gesto e a dos alunos do Agrupamento de Escolas de Almancil.


                   «ACTIVIDADES DE MEMÓRIA

PARA SÉNIORES»

                   Numa edição do Gabinete de Apoio ao Idoso da Câmara Municipal de Faro está sendo distribuído o livro «Ateliê de Actividades de Memória para Seniores». Contém o mesmo um vasto número de propostas de actividades cognitivas baseadas nas referências do concelho farense.


                                                                     JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                 O PRIMEIRO «CINCO ESTRELAS»

                  Será em Junho próximo que a capital sulina passará a dispor de uma unidade hoteleira classificada de luxo (cinco estrelas), colmatando uma omissão que, no campo das infra - estruturas turísticas, se regista desde sempre na Cidade Maior da mais importante região de turismo em Portugal.

                  Será na «Horta da Mouraria», no local onde durante décadas funcionaram os desaparecidos Cine Teatro Farense e Cinema Santo António e, posteriormente, o Centro Comercial Atrium. Em plena «Grã Via», na nossa cosmopolita Rua de Santo António, muito virá a valorizar a baixa farense, desde há muito a necessitar de novos estímulos para a sua revalorização.

                   O «3 HB FARO», assim se chamará o novo hotel, ficará, entre aquela artéria e a Rua Vasco da Gama, na zona pedonal, como «um pólo de lazer na área nobre da cidade», com um novo canal urbano a ligar as duas ruas e a dispor de espaços vários, que vão desde o fundamental espaço de alojamento, a duas áreas de restauração, dois bares (quais um no rooftop, com uma soberba vista não só para o burgo como para a Ria Formosa), um centro cultural e de congressos, a geladaria, o spa com piscina interior, ginásio a funcionar 24 horas, a piscina exterior, etc.

                   Um investimento da conhecida cadeia hoteleira, a 3 HB, que já dispõe de várias unidades no Algarve, trata-se de um importante contributo para o Algarve e para o País.

João Leal


COSTELETAS QUE EU CONHECI



                      CAMPOS,

UM FUTEBOLISTA DE ELEIÇÃO


                      De entre os nomes sempre recordados do futebol algarvio conta-se o do vila-realense Jorge Campos Lopes, um médio / interior avançado, com grande fome de golos e senhor de uma apurada técnica e sentido de jogo. De entre os que foram «costeletas» (alunos das Escolas Pedro Nunes, Tomás Cabreira e Serpa Pinto), a par de outros grandes craques (Parra, Poeira, Nuno, Seromenho, etc.) o Campos nome porque foi tratado é uma referência e hoje com 88 anos (nasceu a 25 de Março de 1933 na Cidade Pombalina) muitos interrogam-se: quanto valia hoje?

                     Frequentou a Secção Industrial (Serralharia) da Tomás Cabreira, com as oficinas instaladas no logradouro do Seminário, no Largo da Sé, em Faro, idade para onde veio morar, no Alto Rodes. Iniciou-se no histórico Lusitano Futebol Clube, na equipa de juniores e na temporada d 1949/50 quando o onze sénior do Isaurindo, Balbino, Camarada, Caldeira, Mortágua, Pedroto, Chinita, Vasques, Travassos e outros «fronteiros» de nomeada militavam na I Divisão Nacional. 

                     Na capital algarvia jogou no Sporting Clube Farense, então a disputar a 2ª Divisão, nas épocas de 1951/52 a 1956/57 e, claro, na equipa da Escola, naqueles aguerridos jogos contra o Liceu, em cujo onze figurava como craque maior o seu vizinho e amigo Chico André (Farense, Belenenses, Académica, Olhanense e Selecção Nacional). Mas «amigos, amigos, negócios à parte...» e a rivalidade, determinação e empenho eram a nota destes jogos académicos entre «costeletas» e «bifes».

                     Seguiram-se as equipas do Sport Lisboa e Olivais (época de 1954 / 55 e seguinte) e da CUF do Barreiro (1957 / 58) e o regresso ao Algarve, assina pelo Sporting Clube Olhanense e em 1960/61 é tido como «um dos melhores elementos», levando os «negro - rubros» à I Divisão, disputando 51 jogos e marcado 12 golos.

                      Quando arrumou as botas Campos seguiu para Lourenço Marques, onde se fixou. 

                         Uma carreira brilhante de quem soube servir o futebol da sua Região Mãe.

                                                                                          JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



             FARO NA CONQUISTA DO ESPAÇO

             Os recursos às modernas tecnologias, à inovação e à especialização constituem ferramentas a cruzar na criação de novas bases que lancem projectos e iniciativas concordantes com a visão económica e estratégica do nosso tempo. A Universidade do Algarve ao longo destes 40 anos de existência tem alcançado formar uma elite de cérebros e inteligências votados aos princípios referidos e com realizações várias. Entre elas e no ninho de empresas sediadas no Pólo das Gambelas, figura a «LS - Engenharia Geográfica», que assinou, recentemente, um contracto com a ESA (Agência Espacial Europeia), similar da famosa NASA, a americana sociedade dos voos espaciais. Visa o mesmo, ao longo de dois anos, o desenvolvimento de um projecto, no âmbito da engenharia geoespacial e de cartografia digital com foco na protecção ambiental terrestre e marítima. Para o efeito receberá apoio técnico e financeiro da ESA (com um or-çamento anual de 6,7 biliões de euros), uma entidade intergovernamental cooperada por 22 dos países europeus comunitários e que objectiva o acesso da Europa à conquista do espaço.

           O Algarve é colocado neste objectivo já que a LS - Engenharia Geográfica, atente-se uma empresa farense fundada em 2019, «ao mais alto nível da engenharia», que irá criar para a Agência Espacial Europeia um software de sistemas de informação hidrográfica específico para o estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima em zonas não cobertas por cartografia oficial.

            Faro e o Algarve envolvidos na aventura do espaço. 

João Leal

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

  Foi inaugurada a Estação de Biodiversidade de Cachopo, situada nesta freguesia tavirense em plena Serra do Caldeirão, o que constitui um excelente contributo para o «Turismo de Natureza». Numa zona de elevada riqueza biológica e paisagística esta acção da Câmara Municipal de Tavira e da Junta de Freguesia de Cachopo é uma resenha dos habitats característicos do interior algarvio.

      A ATA (Associação do Turismo do Algarve) promover entre 17 e 24 de Abril uma presstrip com o jornalista francês Alain Maurice da Telé 7(impressa escrita e televisão) sob o tema «Algarve por descobrir».

      Aderiu à «Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola» a Delegação de Vila Real de Santo António da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, constituindo esta adesão «uma alavanca no RIS 3 Algarve» (Estratégia Regional de Especialização Inteligente).

       Os hotéis do Algarve tiveram no mês de Março o pior índice de ocupação desde que existem registos estatísticos. Situou-se nos 4%, enquanto o volume de vendas desceu a menos 91,6%.

        Um grupo de 300 cidadãos entregou na Câmara Municipal de Lagos um abaixo assinado pedindo o impedimento de projecto de desenvolvimento de construções junto às falésias da Ponta da Piedade.

         A 11ª edição da «Rota do Petisco», a decorrer de 10 de Setembro a 10 de Outubro, com o melhor da gastronomia do Algarve e, como novidade, da cozinha internacional, tem inscrições abertas até 30 de Junho. A iniciativa é da «Teia de Impulsos». 

João Leal

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



«COSTELETAS» QUE EU CONHECI

    DR. MANUEL INOCÊNCIO DA COSTA,

«UM HOMEM SOLIDÁRIO NA CIDADE»


                    O ADN, da fraterna solidariedade, com que há décadas nasceu na sua serrana São Marcos da Serra, essa maravilhosa fronteira natural do Algarve, com os primórdios da vastidão sul - alentejana, conserva-a, visceralmente, intacta e original, num cortejo solidário que os anos têm robustecido. O Dr. Manuel Inocêncio da Costa, ilustre e generoso advogado, amigo de todos porque só lhe conhecemos amigos, poeta de mérito e homem bom, espalha o seu querer e viver entre as gentes do seu tempo e do seu mundo. Nunca o conhecemos diferente, na placidez do seu estar, na sensibilidade do seu estado de comungante poesia. O «Manel», que de outra forma de o tratar se magoava na sua admirável humildade, era-o assim quando da serrania natal veio para a cidade marinheira e assim tem continuado a ser.

                     Vivemos os momentos iniciais de nos tornarmos amigos quando «costeletas» nos tornámos frequentando o Curso Geral do Comércio na Escola Tomás Cabreira. Foi um baptismo assumido para todo o sempre e prosseguido no quotidiano na vivência do lema «Solidariedade, Vitalidade, Fraternidade» que o Professor Américo nos inculcou. Aliás o saudoso Mestre, cujo centenário ocorre neste ano de 2021 incentivou-o na prática, entre outras actividades físicas, no andebol, quando, por exemplo, no ano lectivo de 1952 / 53, frequentava o 3º ano e de que há registos fotográficos. Mais tarde prosseguiu com a singular cultura geral que lhe estava impregnada e com a atitude com que sempre se tem havido na vida honesta, vertical e correcta, quem tem as mãos sempre estendidas a quem do seu douto parecer e da sua generosa disposição dele precisa.

                       Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e durante anos a fio exerceu com uma dedicação exemplar a advocacia, com cartório aberto no primeiro andar da confluência das Ruas Ivens e da Marinha, onde funcionou o primeiro posto de turismo que Faro houve (lembram-se do seu funcionário, o falecido Eduardo de Sousa, «Ventania»)? Era uma porta aberta a todos e para todos, a quem o Dr. Inocêncio da Costa atendia com a mesma atenção, prestabilidade e generosidade. Na ocorrência do 35º aniversário do seu incessante labor, em 2010, foi homenageado pela Ordem dos Advogados, num tributo a quem prestigiou a função e a jurisprudência.

                  «Cidade Subterrânea» (2008) e «Poesias deste Tempo», um ano depois, atestam, por agora, o que tem sido uma presença da sua criação poética - expontânea, livre, sublime e lírica. Natural como o seu criador, sincera como o poeta - a poesia a acontecer no «Manel» ou o homem que veio da Serra a ser poesia encontrada.

                     É assim o Dr. Manuel Inocêncio da Costa, um «costeleta» de quem tenho a digna honra de ser amigo!

João Leal

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


      Encontram-se encerradas mais de 80% das unidades hoteleiras algarvias neste período pascal, que é o anúncio da estação alta, na sequência das restrições motivadas pela pandemia.

       Encontra-se a estagiar no Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António a Selecção de Atletismo do Qatar (grande e médio percurso), havendo-se instalado em Monte Gordo e visando a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

        No período entre 22 de Abril e 16 de Maio o Zoomarine na Guia (Albu-feira) reabre em exclusivo para emocionantes visitas guiadas, nas quais se pode interagir com golfinhos e conhecer toda a família zoológica deste conhecido parque aquático.

          O Bloco de Esquerda (BE) reuniu com o Dr. João Fernandes (Presidente da RTA) para análise da crise social e económica que afecta a Região, de modo próprio no sector do turismo, onde se regista um prejuízo, em 2020, de 800 milhões de euros e dezenas de milhares de desempregados.

          O Prémio «Autarquia do Ano2020 /21 - Turismo Ecológico e de Aventura» foi atribuído à Câmara Municipal de Vila do Bispo e ao Festival de Observação de Aves pelas «boas práticas, estratégia, diferenciação e inovação».

          Faleceu José Lisa, conhecido pintor e mestre cozinheiro, uma das referências maiores da gastronomia regional algarvia. Tinha 77 anos e em 1981 abriu, em Mexilhoeira Grande, o Restaurante «Vila Lisa», por onde passaram destacadas figuras mundiais, entre elas o actor Robert de Niro.

         A companhia aérea low coast Easyjet anunciou a abertura a 29 de Junho, com uma frequência trissemanal (Domingos, 2ªs e 6ªs feiras), entre Birmingham e Faro.

           Alunos e formadores da Secção de Portimão da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve confeccionaram, no período pascal, folares algarvios, que ofereceram aos profissionais do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, «como forma de agradecer e reconhecer o trabalho prestado em prol da comunidade».


                                                                          JOÃO LEAL