terça-feira, 4 de maio de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM


                            «CARTOGRAPHIA DAS MANOBRAS MILITARES

- FUNDAÇÃO DE VILA REAL - 1776»

                                                           SANDE DE VASCONCELOS

                          A Editora Guadiana publicou o livro «Cartographia das Manobras Militares - Fundação de Vila Real - 1776», em edição fac - smile , da autoria de António Sande Vasconcelos (1776), com 7 gravuras das acções guerreiras então desenvolvidas e em consonância com a edificação da Cidade Pombalina no reinado de D. José I. O enquadramento histórico desta obra é do conhecido investigador algarvio Dr. Fernando Pessanha, autor de uma série de obras sobre a historiografia do Algarve, de modo próprio no que à zona do Guadiana importa.


                        «LUCÍA» (LIVRO INFANTIL)

                          Pedro Seromenho (escrita) e Elias Galo (desenhos)

                       Em edição da Câmara Municipal de Castro Marim veio a lume o livro infantil «Lucía», com texto de Pedro Seromenho e ilustrações de Elias Galo. Apresentado em «Dia da Mãe» (2 de Maio), constitui uma homenagem a todas as mães na lembrança da mãe de Paco de Lucía, o famoso guitarrista mundial, ali nascida donde emigrou para a Andaluzia. A apresentação teve lugar no Monte Francisco, no Largo Manuel Gomes, junto ao Memorial em homenagem ao célebre músico. A obra integrou-se no programa comunitário FEDER, com um apoio a70%. Durante o acto decorreu um concerto por «Pedro Jóia Trio».


                        «RETALHOS POÉTICOS DO QUOTIDIANO» (poesia)

                                    DR. JOAQUIM VAIRINHOS

                          Destacada figura da vida política o Dr. Joaquim Vairinhos, que foi Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Comité das Regiões, Deputado ao Parlamento Europeu, etc. é também um consagrado poeta. Com diversas obras publicadas («Coisas do Coração», «Afrodite», «Para que não digas que não falo de amor», «e se o mar fosse eu?» e outras, este insigne louletano mereceu de Amélia Vadille a referência: «Joaquim Vairinhos não escreve pomas, escreve poesia...».


                                                                       JOÃO LEAL 


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


 Foi encontrado sem vida em Monte Seco (Salir) o corpo do hoteleiro algarvio Dinis Pires, de 53 anos, que havia desaparecido três dias antes de sua residência a 50 metros do local. Era um considerado quadro superior da hotelaria, havendo sido director geral, entre outros dos hotéis de 5 estrelas - Convento do Espinheiro (Évora) e Hilton (Vilamoura). Havia tirado os cursos de Gestão Hoteleira, no Porto e no Estoril.

   Na 4ª edição dos «Prémios Regiões» e em que votaram 346 mil consumidores portugueses e avaliadas 740 marcas sobre o melhor que existe em Portugal, figuram entre os distinguidos: Praia da Marinha (Lagoa), cataplana, Parque Natural da Ria Formosa e Igreja do Carmo (Faro).

   A Câmara Municipal de Alcoutim vai promover uma ciclovia e um Centro BTT, motivando o turismo activo, que devem estar concluídos até fins de 2022, num investimento de 732 mil euros.

   O Centro Expositivo de Sagres - Instalação Museográfica, orçado em 1,5 milhão de euros, estará pronto em princípios do próximo ano e visa «fazer o visitante reflectir sobre o valor singular deste território» e «proporcionará uma experiência interactiva para a relevância de Sagres na História da Humanidade».

      O Algarve dispõe em 2021 de igual número de «Bandeiras Azuis» que no ano passado (87) nas suas praias e marinas. Albufeira com 24 é o concelho mais distinguido, seguindo-se Loulé e Vila do Bispo, com 11, cada.

        Decorreu no Hotel EVA, em Faro, o seminário internacional sobre «Impacto da pandemia no emprego e nos assuntos sociais - sector do turismo», promovido pela FIDESTRA (Associação para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores), em conjunto com o Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores.

       Dois acontecimentos desportivos internacionais com elevado interesse mediático para a promoção do turismo algarvio: a 47ª Volta ao Algarve em Bicicleta (25 das melhores equipas mundiais e um pelotão de 175 ciclistas) e o Grande Prémio de Portugal Fórmula Um (corrido na Autódromo Internacional do Algarve, na Penina).


                                                            JOÃO LEAL