sábado, 8 de maio de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 «A CORTIÇA - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

E O ALGARVE NO SÉCULO XIX»

             DR. JOSÉ DO CARMO CORREIA MARTINS

                   O erudito sambrazense Dr. José do Carmo Correia Martins, uma das mais carismáticas figuras da intelectualidade de São Brás de Alportel, tem desenvolvido uma activa e concreta acção de investigação e escrita, de reconhecido e inegável valor. Com um afã prosseguido a ele e ao seu incessante labor se devem algumas das obras de maior acuidade e nível que, para encanto de todos os leitores e interesse para a «Terra Mãe», têm surgido. Isto a par de outras iniciativas, entre as quais a edição de «Subsídios para uma Bibliografia Sãobrazense», da excelente revista «SBA» ou da autoria do livro «A Cortiça - São Brás de Alportel e o Algarve no seculo XIX», ora vindo a público.

                        Desenvolve esta pertinaz e meritória acção, com a mesma lisura com que se houve noutras missões públicas, citando-se a presidência da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) e da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel. Declara a propósito desta nova obra: «É um dever cívico e privilégio social partilhar a nossa História».


                         «EM TODOS OS SENTIDOS»

                                                                      DRA. LÍDIA JORGE

                       A Dra. Lídia Jorge, a escritora algarvia nascida em Boliqueime e uma das referências maiores da literatura portuguesa contemporânea, foi distinguida com o «Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários» pelo seu livro «Em todos os sentidos», editado pela Edições Dom Quixote. Este galardão foi instituído pela Câmara Municipal de Loulé e Associação Portuguesa de Escritores(APE) e destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português , publicada em livro em Portugal  e em 1ª edição. A decisão do Júri, por unanimidade e justificada «por se tratar de um livro de maestria cronística». O «Grande Prémio de Crónica  e Dispersos Literários» será entregue no dia 15 de Maio, pelas 10h30m no auditório da Assembleia Municipal de Loulé.

«TU QUE ME FIZESTE ESCREVER POESIA»

                                                                   CÉLIA SEGURA

                  Da autoria da castromarinense Célia Segura foi apresentado no icónico Revelim de Santo António, em Castro Marim, a obra poética «Tu que me obrigaste a escrever poesia». A apresentação comportou a par da explanação sobre o livro, a leitura de poemas e a actuação de cantores, bailarinos e poetas.


                                 «AMOR NU»

                                                                CASIMIRO DE BRITO

                    É constituída por quase sessenta livros a obra literária do poeta, ensaísta e ficcionista Casimiro de Brito, que ora publicou o livro de poemas «Amor Nu». Ilustrado com uma série de excelentes e alusivas gravuras, insere-se na corrente poética casimiriana e confirma a plenitude criativa deste louletano que se iniciou com «Poemas da Solidão Imperfeita» (1960) e «Sete poemas rebeldes e carta a Pablo Picasso». Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, Prémio do PEN (Clube Português de Poesia - 1998) e Embaixador Mundial da Paz, Casimiro de Brito que hoje conta 83 anos, veio para Faro (1947), onde cursou a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira.


                                                      JOÃO LEAL 


NOTICIANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


                 A 8ª edição do «Festival de Caminhadas do Ameixial (Walking Festival of Ameixial) decorreu nos dias 8 e 9 de Maio, constituindo um excelente ensejo para motivar o turismo de natureza. Mostrou vastas áreas da Serra do Caldeirão ao longo de 18 percursos e uma conversa online sobre «Ameixial - Hoje e Amanhã».

                 A RTA (Região de Turismo do Algarve) investe mais de 7 milhões de euros em promoção em destinos estratégicos visando «captar turistas no período de Verão e incentivar as reservas de última hora». A campanha conta com a colabo-ração de várias companhias aéreas (Raynair, British Airways, Easyjet, etc.).

                  A Assembleia da República recomendou ao Governo, conforme inserção no D.R., «que continue a apoiar a política cultural e criação artística para o desenvolvimento econó-mico e de diferenciação turística do Algarve».

               Gonçalo Silva, um algarvio natural de Lagos e alumni da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Núcleo de Portimão) recebeu o diploma «Major Promotion», emitido pela escola hoteleira de Paris, «Cordon Bleau», destinado aos melhores alunos de cada um dos cursos que ali são ministrados.

               Decorrem nos dias 21 e 22 de Maio na sede da ABA (Associação Barmen do Algarve, em Albufeira, as finais do Campeonato de Coctails para apuramento dos campeões regionais.

                A companhia aérea Ibéria Regional / Mare Nostrum efectua de 4 de Junho aos finais de Setembro o voo Madrid / Faro, com 3 frequências semanais e que, em Julho, o será de 5, utilizando aviões Airbus A320, com 173 lugares.

                 Assinalando o «Dia da Europa» (16 de Maio) a Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) distinguirá o transporte fluvial com o «1º Prémio de Cooperação Transfronteiriça», como «uma referência para a conexão entre os dois países».

                 A AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve) desenvolve no mês de Maio, online e sempre às 15 horas, um conjunto de sessões formativas, entre as quais: «Tradições portuguesas - a pesca do atum» (Arq. Brígida Baptista); «Tradições portuguesas - o bacalhau» (Museu Marítimo de Ílhavo)» e «Património e Turismo Subaquático» (Arq. Ana Catarina Garcia), nos dias 7, 10 e 20.


                                                  JOÃO LEAL