terça-feira, 18 de maio de 2021

FALANDO DE: BLOG

 

Ter um blog: 3 fatores-chave a considerar

Os consumidores recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto. Os bloggers são os novos influenciadores de decisão de compra e, devido à sua visibilidade junto dos seguidores, têm poder para amplificar uma mensagem.

Para quem pretende iniciar-se nesta "arte" de ser blogger enumeramos 3 aspetos importantes que podem determinar o sucesso do blog: 

A ESCOLHA DO TEMA

A primeira reflexão deve ser sobre o tema do blog, qual a paixão, a fonte de inspiração que acompanhará o blogger ao longo de todo o percurso. Este "tema" será o guia e o foco sempre que se escreve ou partilha no blog. Logo após a escolha do tema, ou até em simultâneo, é importante que o blogger defina o que é para si o sucesso. Varia de pessoa para pessoa e enquanto para uns pode passar por ter muitos seguidores e comentários, para outros pode ser apenas sentir-se realizado com o que partilha, ou ainda rentabilizar o blog, sendo que cada "definição" terá métrica diferentes. Além disso, é importante que o futuro blogger faça uma autoanálise sobre a sua motivação para manter o blog. É muito fácil lançar, mas é difícil manter, especialmente manter a qualidade e relevância dos conteúdos.  

SABER COMUNICAR

Para que um blog se torne conhecido é fundamental que seja comunicado, a par do esforço para fazer crescer o número de seguidores e promover a interação. É necessário ter-se em linha de conta que, hoje em dia, ter um blog nao é apenas abrir uma página no Wordpress ou no Sapo. É preciso, para lá da paixão pelo tema, dominar a tecnologia e construir uma presença digital, promover o blog e criar presença nas redes sociais. Saber comunicar é muito importante e, para isso, é essencial dominar algumas técnicas de produção de conteúdos. Por exemplo, um blogger deve ter em atenção o facto de estar a escrever para o leitor mas também para a web e para os motores de busca, que têm técnicas específicas, como por exemplo, a escolha de títulos chamativos, um bom parágrafo introdutório que incluia as principais keywords, etc. As imagens terão sempre de ser imagens cuidadas e aspiracionais. O formato vídeo também está em crescendo e é algo particularmente relevante quando se enquadra num contexto mais alargado da presença do blog nas redes sociais.

RENTABILIZAR O BLOG

A rentabilização de um blog não deve ser um fim, mas sim o resultado de um bom trabalho do blogger. O blog deve nascer, crescer e consolidar-se antes de começar a ser rentabilizado. É importante que se destaque não apenas no formato de blog mas também através das redes sociais para, assim, despertar o interesse das marcas. É sempre mais fácil negociar quando se é procurado e desejado do que quando se vai à procura. As marcas olham para métricas de audiência (nº de seguidores, utilizadores únicos, frequência de visita, etc.) e de engagement (comentários e relação blog/blogger, etc.), mas também podem estar apenas interessadas no tema do blog, e essa afinidade entre o tema e a marca ser suficientemente forte para considerarem o investimento no blog.

Um blog não é um estalar de dedos. Implica dedicação, esforço, persistência e alguma ousadia. O importante é fazer a diferença e ter algo a acrescentar no vasto oceano de blogs que hoje habitam a blogosfera.

 

                                       Margarida Vargues

NOTA: A dedicação, esforço, persistência, ousadia e, acrescentaremos alguma "prática e sabedoria", pode de facto ser essa diferença. Roger.


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                   «NOSSA TERRA, NOSSO POVO»


                                                        JOAQUIM MIQUELINO GOMES


                 A edição deste novo livro está profunda e visceralmente ligada à incontornável acção desenvolvida há dezenas de anos pelo homem de bem, de saber e de cultura, que é o professor dr. José Ruivinho Brazão. Com efeito quanto de reinvenção do nosso património oral tem sido adquirido através da recolha desenvolvida pela Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade - APEOralidade, quer em conferências, saraus, livros, etc.? Disso é recente facto a edição do livro «Nossa terra, nosso povo» com produções poéticas de Joaquim Miquelino Gomes, um poeta «popular» nascido em Santa Margarida do Sado (1888) e que faleceu em Salir em 1983. A obra, que contou com os apoios das Câmaras Municipais de Albufeira e de Loulé e da Junta de Freguesia de Boliqueime, tem o elucidativo subtítulo de «A voz da comunidade na expressão poética de inspiração tradicional».

                 Foi no ano de 1979 que mestre e poeta se conheceram em Boliqueime e nasceu esta profunda amizade que levou à edição do livro. Tem o mesmo 6 capítulos dedicados a: Parragil (terra da mulher do José Miquelino Gomes), Portugal, Europa, encontro com António Aleixo em Paris, a beleza da mulher e trocadilhos.


                                                        JOÃO LEAL