quarta-feira, 26 de maio de 2021

 TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


      No decurso da recente FITUR (Feira Internacional de Turismo), que decorreu em Madrid, foi apresentada a EuroCidade do Guadiana (Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte), como o «único destino turístico acessível da Península». Dispõe de 80 recursos turísticos com certificação de acessibilidade.

      O passadiço nascente na Praia de Faro está a ser requalificado pela Autarquia, com uma envolvente de mais de 111 mil euros, facilitando o acesso às habitações e ao areal.

       O francês Lionel Alvarez é o Director Geral do Hotel Viceroy e dos Apartamentos Viceroy Residence no empreendimento Ombria Resort, em construção em Querença (Loulé).

        Durante a época estival o Atelier OCUBO tem em funcionamento no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, uma galeria de arte imersiva, com obras de quatro génios pintores: Michelangelo, Da Vinci, Monet e Kelvit.

           A Quinta do Lago investe mais de 7 milhões de euros num programa estruturado de gestão ambiental que comporta: substituição da relva dos campos de golfe, criação da Q Farm para abastecer de vegetais os restaurantes do complexo e passeios guiados.

           Começa a funcionar no dia 1 de Junho, em regime pós laboral, das 18h30m às 22h30m, o novo Curso de Guias Intérpretes Regionais, numa realização da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e da AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve). A formação online e presencial comporta um total de 600 horas.

              Foram aprovados os projectos para restruturação dos molhes e alimentação artificial do troço da Praia de Quarteira até ao Garrão, para fazer face ás ameaças das alterações climáticas. A obra a cargo da Câmara Municipal de Loulé representa um investimento de 100 mil euros, dos quais 85% são financiados pela União Europeia, através do Fundo de Coesão.

              Está programado para 27 de Junho a abertura do novo hotel de  quatro estrelas do Grupo AP Hotels & Resorts nas Cabanas de Tavira. A nova unidade conta com 181 quartos e aproveita o antigo Cabanas Park.

                 O Hotel Hilton Vilamoura promove desde 21 de Maio e até ao início de Junho o «Varandas Pró Palco», uma iniciativa inédita que comporta oito espectáculos com músicos algarvios e que serão assistidos a partir das varandas dos quartos do hotel.


                                                                            JOÃO LEAL 


LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                         «OS MOÇAMBICHOS»

                                                      DOUTORA MARIA JOÃO NEVES


                    Nascida em Moçambique (1971) a Doutorada e Pós - Doutorada Maria João Neves fixou-se em Tavira no ano de 2002. É ela a autora do livro infantil «Os Moçambichos» que tem ilustrações assinadas por Jana Mélida. Foi apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, na Cidade do Gilão. No prefácio desta obra a conhecida escritora Lídia Jorge, no prefácio assinala que: Este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a humanidade ao fundo».


                                                                           JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                          REVISTA «SBA - REVISTA DE CULTURA» (II)


                    Confirma-o, plenamente, em excelência qualitativa, a referência que o número primeiro constitui, este segundo volume da magnífica revista «SBA - revista de cultura» ora vinda a público. É-o pelos elevados índices quer de aspecto gráfico - artístico (que magnífica ilustração de José Amândio Afonso Pereira constituem a capa e contra - capa, como as gravuras que esmaltam os vários textos), como pelo seu conteúdo. Ambos os factores evidenciam aquilo que fazem da semestral revista de Cultura «SBA» um muito agradado elogio ás gentes de pensamento, investigação, saber e escrever de São Brás de Alportel.

                        Um projecto estruturalmente bem concebido e concretizado por «um punhado de sambrazenses» que sabe o que quer e porque o quer, com reflexo em todos os extractos culturais do Algarve e do País, bem como de quantos, pela diáspora deste Concelho do interior se encontram por esse mundo em fora.

                        De verdadeiros parabéns o estão pois os drs. José do Carmo Correia Martins e José Manuel Antonino Belchior (Coordenação Editorial) e todos os que têm alinhado nesta tarefa que o número ora publicado vem consolidar e de que, com todo o merecimento e justificada honra São Brás de Alportel se pode e deve orgulhar.

                         No que á leitura se refere entrada é-nos referenciada  pelos «Moinhos do meu recordar», da autoria do eminente Professor Doutor José d,Encarnação, nome de vanguarda da inteligência sambrazense, que nos descreve os valores desta área, o património moinológico,  onde o concelho marca posição destacada, com o dedo apontado, de modo especial e justificado para o recuperado Moinho do Alto do Bengado.

                           Depois surgem a magnificência dos textos da autoria e assinados pelo saber e mérito de: José Manuel Antonino Belchior («São Brás de Alportel e João de Deus», um aprofundado estuado das relações acontecidas entre o vate e pedagogo messinense e a terra sambrazense); César Correia («Praça - Os primeiros amores», numa réplica bucólica - evocativa em plena Vila); José do Carmo Correia Martins («São Brás de Alportel e o pioneirismo da Modernidade Cultural em Portugal», onde se analisa todo o percurso da cultura desde a criação do concelho - 1914 e os «modernistas» - Orpheu, Manifesto anti - Dantas, Almada Negreiros, Carlos Porfírio, o farense que viveu nos Vilarinhos desde os anos 50, José Dias Sancho e Roberto Nobre); Virgílio Martins («A rabaça - oenanthe crocata, L. - uma planta muito perigosa», referindo tudo sobre este vegetal que deve o seu nome científico «ao aroma floral semelhante ao do vinho); Júlia Neves, nossa estimada prima a quem agradecemos o gesto fraterno da oferta do exemplar nº 2 de «SBA», - «Primavera», com uma linguagem poética e naturalista de gentes, flores, aves e ambiente, saudando a presente estação); Francisco Neves («A ida a banhos», com a sempre aguardada mudança para o litoral - Quarteira, Fuseta, Faro, etc. numas «férias» recordadas); José Amândio Afonso Pereira («O mundo da alfarrobeira e da alfarroba» - um esclarecedor estudo sobre este «monumento» da flora algarvia); Gonçalo Duarte Gomes («Um concelho do Algarve Calcário» - com base num estudo do italiano Gaetano Ferro em 1974 exemplificativos de «territórios costeiros do ambiente mediterrâneo, neste contexto confrontando o Algarve, a Ligúria e o Sudoeste Siciliano), Olga Gago & Teresa Oliveira («Biblioteca Municipal Dr. Francisco do Estanco Louro - 2001 -2021», analisando 20 anos de prestante actividade desta meritória instituição).

                      Julgo mesmo que o melhor elogio que, honestamente, posso prestar a «SBA - Revista Cultural» é o aguardarmos com assinalada expectativa que chegue o Outono para termos o enlevado deleite de apreciar o seu número III.


                                          JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                 DR. JORGE LEITÃO,

PRÉMIO CARREIRA DO RC FARO

  

                  É um cidadão mais do que respeitado, por todos afectivamente havido. Honesto, vertical, humano - de uma humanidade cristã que toca o mais elevado sentido de fraternidade autêntica, o Dr. Jorge Leitão, advogado jubilado, acredita na vivência quotidiana que «os homens são todos irmãos e devemos dar as mãos uns aos outros irmamente. Ora foi tocado na sua modéstia e forma de estar na vida pela significativa cerimónia de entrega do «Prémio Carreira» que, com todo o mérito, lhe foi atribuída pelo Rotary Clube de Faro. O acto, que teve a presença de rotários não só do clube decano do ideal de Paul Harris no Algarve, mas de Almancil, Loulé, Estoi e Albufeira, decorreu, neste recomeço das actividades presenciais no Eva Senses Hotel e constituiu, para além do seu intrínseco objectivo, um elevado momento de companheirismo.

                  São três as grandes reuniões dos clubes rotários, em cada ano (1 de Julho a 30 de Junho): a VOG (Visita Oficial do Governador do Distrito; o aniversário do clube e a entrega dos Prémios «Carreira» e «Profissional do Ano».

                    O distinguido, bem conhecido em todo o Algarve e de modo especial em Faro (onde reside) e em Olhão, onde ele que nasceu em Lisboa (São Jorge de Arroio, 13 de Junho de 1954), passou, dias passados a morar, é pode afirmar-se «um farense não nascido nesta cidade». Após os estudos entre nós (ensino primário na Escola da Cavalinha, em Olhão e secundário no Liceu de Faro), cursou Direito em Lisboa. Desenvolveu as funções de professor naquele estabelecimento liceal e na Escola Tomás Cabreira, foi juiz e enveredou pela advocacia, onde ganhou grande prestígio e uma brilhante carreira, durante dezenas de anos. Lado a lado sempre a figura do amigo das gentes, de modo próprio daqueles que enfrentam as tragédias de um viver lutando a cada instante, o seu empenho, nunca negado, de contribuir para o melhor estar, como ele próprio afirmou «dos mais simples e humildes aos mais desprotegidos, numa dádiva de amor». Recordou a propósito duas excelsas figuras que enchem o universo da fraternidade farense: a dra. Maria Antonieta Contreiras e o sr. João Pinto Dias Pires, unidos pela fundação da prestimosa AAPACDM (Associação Algarvia dos Pais e Amigos das Crianças Deficientes Mentais) e disse: «Vale a pena lutar por uma vida séria». A medalha foi-lhe entregue pelo Presidente do Rotary Clube de Faro, o Eng. Bruno Azevedo Lage, também Presidente da União das Freguesias da Sé e São Pedro, que enalteceu os méritos e atitudes do distinguido. A apresentação e condução da cerimónia, a todos os títulos excelente, esteve confiada à rotária Dra. Cláudia Luz. Diversos testemunhos foram proferidos, entre os quais os do vereador Dr. Carlos Baía, que representava o Município Farense, conferindo deste modo o sim da Cidade a esta homenagem

                O Dr. Jorge Leitão (que entre outras distinções é detentor da «Medalha de Mérito da C. M. Faro - grau Ouro) presidiu à Assembleia Municipal e desenvolve uma dedicada acção de apoio a múltiplas entidades - Diocese do Algarve, Cáritas Diocesana, Crianças Diminuídas Mentais, Voluntários do Hospital, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Futebol do Algarve, etc.

                   Uma vida dedicada aos outros homens, na génese plena de um humanismo assumido e vivido!


INFORMANDO


 MUTUALIDADE POPULAR,

UM RESULTADO  SUPERIOR  AOS  44 MIL EUROS

              

                      Reuniu em Assembleia Geral, agora possível por via presencial, devido ao aligeiramento da pandemia, a Mutualidade Popular, associação mutualista com sede em Faro (Largo do Terreiro do Bispo), fundada em 1926 e com sócios em todo o País, incluindo as Regiões Autónomas. Presidiu aos trabalhos o Dr. Libertário dos Santos Viegas, secretariado por Rui Nascimento e João Leal. A explanação do «Relatório de Gestão e Contas do Conselho de Administração e do Parecer do Conselho Fiscal da Gerência de 2020» esteve confiada ao Presidente do Conselho de Administração, Dr. Luís Carvalhinho Correia que referiu que «não obstante 2020 haver sido um ano deveras atípico e atribulado para o tecido social e económico» a Mutualidade desenvolveu a sua actividade de acordo com o seu objectivo social, tendo obtido um resultado positivo no montante de 44 113,75 euros. Este teve uma evolução negativa bastante significativa, devido ao agravamento da perfomance operacional que registou um aumento da receita, em relação ao ano de 2020, de 0,91%, cifrando-se nos 79.589,3 euros.

                         Os resultados líquidos do exercício (44.113,75 euros), conforme o proposto pelo Conselho de Administração, foram aprovados pela Assembleia Geral, para: Fundo da Administração - 7.356,50 euros; Reserva Geral - 7.351,45 euros e Excedentes Técnicos - 29.405,80 euros.

                          Nesta reunião dos associados da Mutualidade Popular (Associação Mutualista) foi também aprovado, por unanimidade o «Parecer do Conselho Fiscal», a que preside o Dr. António Noronha e Ferreira.

                           A acção a prosseguir no ano em curso incidirá, de acordo com os objectivos associativos em melhorias (aos legados dos associados resultantes dos bons desempenhos verificados nos 3 últimos anos); novo sistema informático (implementação total que tem vindo a ser construído de raiz), angariação de associados (reforçar a sensibilização para a poupança e a protecção familiar), património (conservação e manutenção de todo o património imóvel associativo e possível reforço do mesmo) e edifício sede (conseguir a classificação de «bem imóvel de interesse público).