terça-feira, 1 de junho de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 

     O FARENSE ISAAC NADER, CAMPEÃO EUROPEU DOS 3  MIL METROS


        Seu tio, Hassan Nader, foi um dos nomes maiores do Sporting Clube Farense, o sempre presente avançado marroquino, que conquistou a «Bola de Ouro» (melhor marcador da I Divisão na época de 1998/99), que vestiu de preto e branco 10 temporadas e que, com a sua transferência para o Sport Lisboa e Benfica proporcionou a mais avultada quantia. Seu pai, Youssef Nader, jogou em vários clubes portugueses, dos quais 4 épocas no Farense e que foi uma das causas do jovem Isaac Nader haver nascido no Hospital da capital algarvia (17 de Agosto de 1999) e, com muito agrado nosso, «um dos nossos».

           Ora, na cidade polaca de Chorzow, envergando a camisola de Portugal, Isaac Nader conquistou o título de Campeão da Europa dos três mil metros com o tempo de 8m31,2s.

             Mais um glorioso título e o mais expressivo nesta carreira do atleta de 23 anos, que havendo se iniciado no Faro XXI (2012/14), correu depois pelo Areias de São João (Albufeira), donde se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica em 2017.

              Tendo como treinador o campeão olímpico Rui Silva, Isaac conquistou vários e assinalados títulos, entre os quais: campeão de Portugal dos 1 500 metros (ar livre) em 2020 e de igual distância e pista coberta este ano; recordista nacional sub - 23 anos também neste escalão e, desde 2016 (júnior) várias vezes internacional português.

                Isaac Nader, uma glória do atletismo nacional e campeão europeu, um orgulho de Faro.


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

 


   «50 QUESTÕES QUE QUERO FAZER A UM CARDIOLOGISTA»


                                               DR. HUGO CAFÉ


                   Responder a questões colocadas pelos doentes, em linguagem corrente, de modo a permitir que todos compreendam a sua situação é o grande objectivo deste livro.

                  «50 Questões que quero fazer a um Cardiologista» é uma obra da autoria do especialista Dr. Hugo Café, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Médicas da Universidade do Algarve, respondendo a perguntas várias na área das doenças cardíacas.

                   Esta útil publicação já se encontra à venda nas livrarias e uma edição, com o apoio de um Laboratório Farmacêutico, vai ser distribuída gratuitamente através das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Unidades de Saúde.

                                                                       JOÃO LEAL