segunda-feira, 5 de julho de 2021

 A PROF. HELENA LOURO

PRESIDE AO ROTARY CLUBE DE FARO


                 Como acontece em todo o Mundo o Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, tem, desde 1 de Julho, um novo Conselho Director, que é presidido pela Professora Helena Louro. A posse decorreu em assinalada sessão que teve lugar nos claustros do Convento de Nossa Senhora da Assunção, em Faro, com a presença de elementos não só do RCF, como dos clubes congéneres de Loulé, Portimão, Almancil, Estoi, Albufeira, Praia da Rocha e Lagoa e do autarca Jardim de Sousa, secretário da União de Freguesias (Sé / São Pedro). A sessão foi conduzida, na sua parte inicial pela Dra. Cláudia Luz (Directora de Protocolo), iniciando-se com a «Saudação às Bandeiras» e a «Auto Apresentação Rotária». O Presidente Cessante, Eng. Bruno Lage, referiu-se às dificuldades conhecidas durante o mandato por via da situação pandémica, mas da acção desenvolvida em prol de «uma sociedade mais solidária e mais fraterna», destacando em especial: a geminação com o Rotary Clube de Chaves; A atribuição de três emblemas «Companheiro Paulo Harris»; a plantação de árvores no Parque Ribeirinho; o apoio à erradicação da poliomielite e à Refood; a admissão de três novos sócios; as diversas colaborações destacando os seus companheiros do Conselho Director, etc. Impôs o colar de presidente à Prof. Helena Louro, a quem desejou os melhores êxitos. Ao assumir as suas funções agradeceu as presenças, elogiou a acção desenvolvida no anterior ano rotário e incentivou a um maior companheirismo, de modo próprio com os outros clubes algarvios. Do novo Conselho Director do Rotary Clube de Faro fazem parte também: o presidente cessante, a Dra. Cláudia Luz, Joaquim Teixeira, Dr. José Manuel Sosa, Fernando Vilanova e Eng. Tito Olívio.

             Durante o período de «Actualidade e Comunicações» falaram diversos rotários que formularam o ensejo de «fazer mais e melhor», de acordo com os ideais de Paul Harris.

             A Prof. Helena Louro, que foi Vereadora da Câmara Municipal de Faro, viveu a sua juventude em Angola, onde frequentou o Instituto Comercial de Sá da Bandeira e a Escola do Magistério Primário de Benguela, exerceu a actividade docente em Faro e estudou nas Universidades de Coimbra e do Algarve.


                                                        JOÃO LEAL 


 GRUPO DE TEATRO LETHES ENCENA QUEIROZ


                   O Grupo de Teatro Lethes, uma das grandes referências culturais e artísticas do Algarve, prepara a encenação de um novo espectáculo com base numa sequência de textos extraídos de algumas das mais conhecidas obras do romancista português Eça de Queiroz. 

                     Este «guião» foi concebido e montado pelo director do prestigiado agrupamento farense, o médico e encenador Dr. Emílio Coroa. Os ensaios decorrem no Clube Farense, local onde, com assinalado êxito foi já representado um espectáculo tendo por tema «A Relíquia» do mesmo escritor.

                       Prevê-se que a representação possa acontecer no último trimestre de 2021.


                                                                                     JOÃO LEAL 


 ENCERRAMENTO DO ANO ESCOLAR NA UATI


                 Com o tradicional sarau cultural e recreativo, este ano limitado pelas medidas em vigor, decorreu no Salão de Festas da Igreja Paroquial de São Luís, em Faro, o encerramento das actividades de 2020/21, da UATI (Universidade do Algarve da Terceira Idade). Poesia, grupos de danças, violas e cavaquinhos, teatro, etc. preencheram um vasto e animado programa, que englobou a participação de 50 alunos desta meritória instituição. O professor da mesma, Joaquim Teixeira, fez a apresentação da excelente tarde ali vivida. Recorda-se que a UATI foi fundada em 25 de Abril de 1993, sendo seu grande impulsionador o saudoso dr. Geleate Canau. A inauguração foi assinalada com uma Eucaristia celebrada na Sé Catedral de Faro e presidida pelo sempre lembrado Monsenhor Henrique Ferreira da Silva e contou com a magnífica colaboração do Coral de Tavira, dirigido pelo falecido farense Maestro Prof. Francisco Ramos.


                                                             JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                    «ANTOLOGIA DE CONTOS»


                                       LIONS CLUBE DE PORTIMÃO


               Em mais uma edição da Arandis, conhecida editora algarvia que patrocinou o certame literário promovido pelo Lions Clube de Portimão foi apresentado no Auditório do Museu Municipal daquela cidade barlaventina, o livro «Antologia de Contos».

               Engloba o mesmo os trabalhos vencedores: «Mesa para dois» (Sílvia Pereira, de Viana do Castelo, 1º prémio); «O elogio fúnebre» (Francisco Canavarro, 1ª menção honrosa); «A indemnização» (José Alberto Fernandes, de Águeda) e «Vamos contar as estrelas» (Mariano Coimbra, de Coimbra), ambos distinguidos com Menção Honrosa.


          «VOANDO NAS ASAS DE UM BANDO DE POETAS»


                                      ESCOLA SECUNDÁRIA GIL EANES (LAGOS)


                    Foi um projecto didáctico que, durante três anos, decorreu na Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, desenvolvido por 15 alunos que formaram o «Bando dos Poetas e Artistas». Ora juntaram os trabalhos produzidos que estão em exposição e foram editados em livro «Voando nas asas de um bando de poetas», pelo Grupo dos Amigos de Lagos com o patrocínio da Câmara Municipal lacobrigense.

                    A cerimónia de apresentação teve lugar no Centro Cultural de Lagos.


                                                                          JOÃO LEAL    


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                 INOVAÇÃO E EMPREENDORISMO


                 Sempre defendemos, mesmo quando profissionalmente desempenhámos funções de promoção do destino turístico «Algarve» (1970 / 2000), a não dependência regional de uma mono cultura económica. Considerávamos então, tal como hoje o prosseguimos mentalmente, todos os perigos daí advindos e tornados «explosivos» com a pandemia que nos assolam. Vem isto a propósito do lançamento por uma empresa sediada neste concelho, a «Carob World», nas suas instalações à entrada nascente da cidade capital sulina, no Rio Seco (E.N. 125) de produtos fabricados á base da tão algarvia alfarroba. Temos assim assumido verdadeiramente em termos empresariais um projecto que abarca estes dois últimos séculos e que sempre rodou em torno das nunca desmentidas apetências do conhecido fruto seco. Recorda-nos, inclusive, aí pelos anos 80 ou 90 do século XX, de havermos assistido, no Hotel Montechoro, a um acto presidido pelo Eng. João Cravinho, então com funções ministeriais na área económica, da apresentação do «chocolate de alfarroba» e das suas vantagens em compita com idêntico produto feito á base do importado cacau. Tudo ficou, uma vez mais, por aí...

                  Até que agora nos surgiu este projecto com bases financeiras e de ciência (a Universidade do Algarve surge no «apadrinhamento» do mesmo), com as vertentes empreendedoras e inovadoras de lançar os seus produtos (tabletes, cremes de barrar e outros) à «conquista do Mundo» pela sua excelência e especificidade. Na base sempre o fruto desse ex-libris mediterrânico, que é a alfarrobeira. 

                    Como o referiu João Currito (CEO da Carob World) de um plantel de 12 colaboradores, 90% são formados pela Universidade do Algarve e a média de idade dos mesmos situa-se nos 29 anos. Tudo arrancou 2014 como uma star up numa área em que não existe concorrência e com uma capacidade de fabrico de 3 toneladas / dia.

                        Uma marca registada na União Europeia (UE) e um protocolo, o que indicia as verdades científica e técnica deste projecto com pernas para andar e a fundir dois sectores vitais para o Algarve, a agricultura e a indústria transformadora.


 CONCERTO DO 92º ANIVERSÁRIO DE «ZECA AFONSO»


              Assinalando o 92º aniversário do nascimento do sempre lembrado «costeleta» Dr. José Afonso (ZECA AFONSO), figura mítica da música portuguesa, que na nossa Escola Tomás Cabreira foi saudoso professor, realiza-se no dia 2 de Agosto (2ª feira) um concerto comemorativo.

               É o mesmo organizado pelo Núcleo de Tavira da Associação José Afonso e decorre, a partir das 21h45m, no Convento do Carmo, naquela cidade algarvia. 

               Actuam Pedro Jóia e José Salgueiro e o bilhete de entrada tem o valor de 10 euros.


                                                                            JOÃO LEAL


 ARPI (FARO) COMEMOROU

O 40º ANIVERSÁRIO


      É hoje uma das mais admiradas IPPS (Instituições Privadas de Segurança Social) no nosso País e uma exemplar referência no âmbito da economia social. Nasceu humilde, mas decidida, nas acanhadas instalações no Largo das Mouras Velhas e após uma passagem pela ex - Carreira de Tiro, criou estrutura própria e qualificada na Praceta de São Tomé. A ARPI (Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro) comemorou no dia 25 de Junho quarenta anos de dinâmica existência, dispondo de um universo de mais de três mil associados na vivência da mais afectiva solidariedade. Por via das contingências determinadas pela situação pandémica que atravessamos as comemorações revestiram-se de um significado simbólico e longe do programa que havia sido planeado. Mas tudo foi vivido pelos corpos sociais e sócios agraciados com a «Medalha dos 25 anos» com dedicação e empenho. A sessão solene iniciou-se com a intervenção de André Infante (Presidente da Direcção) que se referiu ao significado da efeméride, às dificuldades da hora presente, à continuada acção social desenvolvida (centro de dia, apoio domiciliário, cursos de inglês, de costura e de artes decorativas. grupo coral, rancho folclórico, assistência jurídica, passeios e excursões), alguma parcialmente suspensa sem que a obra em favor dos mais necessitados (centro de dia e apoio domiciliário) tenha sido reduzida. Prestou depois a homenagem ao falecido, em pleno desempenho das funções, do Dr. Manuel Bento Serra, que juntamente com o saudoso António Justo, foram almas de referência pelas suas dedicações à ARPI. Seguiu-se a projecção de um filme sobre as quatro décadas de vida associativa e de como o pequeno grupo inicial dos 4 fundadores se houveram para a modelar obra de hoje. Foi depois homenageada a memória do Dr. Manuel Bento Serra com entrega a sua filha Teresa Serra de uma artística placa, acto que teve lugar após a intervenção de João Leal, presidente da Assembleia Geral, que recordou o homem da cultura (de que foi Delegado no Algarve da Secretaria de Estado da Cultura) e do bem fazer numa solidariedade vivente com os cargos desempenhados na instituição. Seguiu-se a imposição dos emblemas a quantos completaram um quarto de século como sócios e cuja dedicação foi enaltecida pelo Presidente André Infante. O bolo alusivo e a taça de espumante concluíram a significativa data.


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                      «DIVAGAÇÕES»

                      «DEZEMBRO EM ESCRITA»


                                                     DR. ANTÓNIO CIPRIANO CABRITA


            Na Biblioteca Municipal António Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, foram apresentados dois livros de poemas da autoria do poeta vilarrealense Dr. António Cipriano Cabrita. Foram editados por «Edições Guadiana» e a apresentação esteve a cargo de Ramón Llaves Dominguez, Hélder Oliveira e da Directora daquele biblioteca, Dra. São Constantino.

          O Dr. António Cipriano Cabrita , elemento activo e dinamizador do grupo «Poetas do Guadiana» é economista de formação e gestor bancário aposentado, com influente intervenção na vida comunitária pombalina (Assembleia Municipal, actividade partidária e presidente do Confraria Gastronómica do Atum e «a sua poesia retrata principalmente , aspectos da realidade local e da vida transfronteiriça».

           No final da apresentação esta poeta declarou: «Foi uma tarde de partilha e bem estar colectivo em torno da literatura e da poesia em particular».


                              «EDUCAR COM OS OLHOS NA MENTE»

                                           DELEGAÇÃO DO ALGARVE DA ACAPO 

           Uma obra de elevado interesse didáctico e social esta editada pela Delegação no nossa Região da ACAPO (Associação dos Cegos de Portugal), intitulada «Educar com os olhos na Mente», da autoria de Isabel Rodrigues e Filipe Augusto, onde é apontado «tratar-se de um relato na primeira pessoa sobre a experiência de frontalidade escrita por duas pessoas cegas».


                                                                      JOÃO LEAL    


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

       Pelo 2º ano consecutivo não se realizará este ano a mítica «Concentração Internacional  de Motos» que, na 2ª quinzena de Julho e organizada pelo Moto Clube de Faro, ocorria no Montenegro e é uma das maiores manifestações turístico - desportivas. A situação pandémica motivou esta decisão.

      Começou a funcionar na 2ª feira, dia 28, o Parque de Campismo da Praia de Faro, onde o Município investiu cerca de um milhão de euros.Tem capacidade para 689 utentes e está aberto todo o ano. Dispõe de 200 lotes para tendas e de 24 lotes para o caravanismo. Em simultâneo e a quando do acto eleitoral foi descerrado um «Monumento do Pescador», da autoria dos artistas Tó Quintas e Alberto Coudel.

       Abriu ao público no dia 24 de Junho (Feriado Municipal de Castro Marim) o passadiço entre as Praias da Lota (Manta Rota) e Verde Lago (Altura),uma estrutura de salvaguarda do cordão duna e onde a autarquia castromarinense fez um investimento de 750 mil euros.

        O Governo impôs uma redução de 50%, desde 1 de Julho, nas portagens da A 22 (Via do Infante), o que representa uma verba 160 milhões de euros no OE (Orçamento do Estado).

          O «Holider motor» estabeleceu um ranking das mais populares praias portuguesas, figurando no mesmo 7 praias algarvias e nos três primeiros lugares - Praia da Rocha (Portimão), Praia da Marinha (Lagoa) e Praia da Luz (Lagos).

           A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro, Portimão e Vila Real de Santo António) dispõe para este novo ano lectivo 180 vagas para os vários cursos. As inscrições estão abertas até 20 de Julho.

            A companhia aérea low cost Easyjet a partir da base recentemente criada no Aeroporto de Faro voa para 5 destinos internacionais - Luxemburgo, Lille e Toulous(França), Zurique (Suiça) e Munique (Alemanha).

             Após a Grã Bretanha o Governo Alemão também colocou o Algare, por via da pandemia, na «zona vermelha»´

              Empresários da restauração e animação da Praia da Rocha defenderam a aposta em mercados alternativos como forma da mono dependência do mercado turístico britânico.

               A Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte, realiza no dia 1 de Julho um seminário online, em conjunto com congéneres da Espanha e da Hungria, entre as 10 e as 13 horas sobre turismo sustentável.

                 Abre em Julho sob o nome de «Cuá Cuá Club», no Quinta do Lago, o antigo T - Clube, inspirado nos melhores clubes internacionais, com restaurante, bar, clube e espaço para eventos ou festas privadas.


                                                                      JOÃO LEAL