domingo, 11 de julho de 2021

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

Segundo texto do jornalista João Mira Godinho, em «Expresso» - «A Cidade Lacustre de Vilamoura já não vai ser uma realidade. Depois da declaração de impacte ambiental desfavorável, em Novembro passado, o projecto que previa um investimento de 650 milhões de euros, foi formalmente rejeitado pelos novos donos da Vilamoura World (empresa que faz a gestão imobiliária da localidade algarvia), que preferem soluções mais amigas do ambiente».

Entre 11 e 13 de Novembro vai decorrer no Algarve, onde regressa após oito anos, o Congresso da AHP (Associação dos Hotéis de Portugal).

 Os alunos dos cursos técnicos que se ministram na Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro) - cozinha e pastelaria foram convidados pela empresa World Carob a desenvolver receitas de cozinha e doces utilizando os seus produtos à base de alfarroba (tabletes e cremes de barrar).

O 1º Laboratório Colaborativo do Turismo, a nível do País, vai funcionar no Auditório do NERA (Núcleo Empresarial da Região do Algarve), na Zona Industrial de Loulé. O acto inaugural contou com a presença do Professor Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Constitui um importante apoio do sector através da investigação e inovação para o desenvolvimento mais resiliente e mais sustentável do turismo.

Até fins de 2022 a Região de Turismo do Algarve desenvolve o projecto «Região Inteligente Algarve», com o objectivo de afirmar a principal região turística portuguesa como um destino cada vez mais sustentável, inteligente e conectado.

Entre a Altura e a Praia Verde, em Castro Marim, encontra-se concluída a 1ª fase de um resort da natureza de luxo, num investimento a decorrer até entre 7 e 10 anos, de 270 milhões de euros. O agora concluído trata-se de um conjunto de 102 unidade residenciais de luxo, comportando ainda um aldeamento turístico e um hotel de luxo, num total de 2020 camas e motivando a criação de 600 novos postos de trabalho.

«The Modernist» é o nome de uma nova unidade hoteleira na Rua D. Francisco Gomes, em Faro, num prédio projectado pelo icónico arquitecto Gomes da Costa, que foi recuperado. Do seu autor, natural de Vila Real de Santo António, um dos grandes promotores do modernismo no Algarve, assinala-se agora, se vivo fosse o seu cenetário. «The Modernist», em cujo rés-do-chão, funcionam a Campeão e Bertrand, tem 6 apartamento, com capacidade para 12 pessoas, um pátio e rooftop com vista para a Ria.

O motorismo mundial volta ao Algarve, com a realização no AIA (Autódromo Internacional da Penina) da prova a contar para o Campeonato do Mundo GP Motos, de 5 a 7 de Novembro e a presença do campeão português Miguel Oliveira.

A Alemanha voltou a considerar Portugal como zona verde, sem as restrições pandémicas a que votara o nosso País.

No decurso de Junho passado a ocupação média hoteleira quarto / cama, no Algarve, foi de 43% com assinaladas baixas no turismo interno, relativamente ao mesmo mês de 2020, de 8,4% e de 67,6% nos turistas estrangeiros.


                                                            JOÃO LEAL


 MORREU O «COSTELETA»

ORLANDO BICA


       A escassos 3 dias de completar os 86 anos faleceu o poeta e antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, Orlando José da Cruz Bica. Nascera em Estoi a 9 de Julho de 1935 e faleceu a 6 de Julho de 2021, aquele que, desde jovem, viva devotadamente duas das suas grandes paixões: o futebol e a poesia.

         A ambas se houve com dedicação, valor e empenho. Na arte poética, que cultivava com grande esmero, publicou quatro livros: «Germina para a vida» (1970), «A outra Primavera» (1971), «Canto de Quinas» (1973) e «Essência» (1975). 

          No futebol, para além de exímio jogador, envergou sempre em espírito de amadorismo, as equipas da sua terra natal e da Escola, quando na mesma estudava. Mas era um cultor da ciência futebolística havendo publicado uma obra sobre as estratégias e as tácticas do futebol.

            Este entusiasta «costeleta», estudou também Lisboa, igualmente no Curso Geral de Comércio e foi funcionário empenhado da Federação dos Municípios do Distrito de Faro.

             Tinha profundas raízes na Tomás Cabreira já que era irmão do Professor António da Cruz Bica e primo irmão do Valério e do Virgílio Quintas Rodrigues.

              Na saudosa recordação do que foi um grande amigo e colega, o Orlando Bica, a expressão do nosso profundo pesar.


                                                                      JOÃO LEAL


 HELIODORO MORENO

Faleceu

Irmão do nosso amigo e associado José Elias Moreno, a quen a nossa Associação, com todo o desgosto inerente. apresenta sentidas condolências e a todos os familiares e amigos.

DESCANSA EM PAZ HELIODORO