sexta-feira, 30 de julho de 2021

 ALGARVE FECHADO ...



O Governo decreta, as notícias aconselham, mas parece que a desobediência continua a imperar.
É certo e sabido que o Algarve é um destino muito apetecível nas férias da Páscoa.
Também podem acreditar que há muito boa gente que depende destes períodos de grande afluência para conseguir por pão na mesa.

Mas, por favor, por uma vez, só este ano: NÃO VENHAM PARA CÁ! As praias não fogem, o mar também não e o sol estará cá para vos brindar sempre que aparecerem.
É uma questão de sobrevivência!
Pelas mais variadas razões...
Não só o vírus se propaga facilmente, como já se perdeu o tino às cadeias de transmissão, e aqui este cantinho à beira mar plantado não tem condições para receber pessoas que estejam, venham a estar ou que transmitam o virús.

Os recursos hospitalares são escassos, e não falo só de infra-estruturas físicas. As infraestruturas humanas também são frágeis e mal dão conta dos "nossos"...
Não podem vir de carro? Também não se enfiem em transportes públicos.
As portagens estão vigiadas? Também não tentem passar a serra.

F I Q U E M EM C A S A! - será assim tão difícil de perceber?
Provavelmente, quem só cá vem de férias não tem a noção, por exemplo que, por vezes, temos de esperar meses por uma consulta de especialidade, apenas porque o médico vem de Lisboa, Porto ou Coimbra.
Há quase um ano, a minha mãe teve de ser submetida a uma cirurgia para lhe colocarem um pacemaker e de onde veio o médico, de propósito para o efeito e em modo urgência? De Coimbra!
Sim, acho que quem não é de cá não tem noção destas limitações. Ou, por outro lado está-se nas tintas e só pensa no próprio umbigo!
                      Margarida Vargues

CRÓNICAS DO RÉS DO CHÃO

 

Depois de um intenso dia entre couves e salsichas, máquinas de roupa, esfrega de chão e tentativas, quase vãs, de fazer com que o computador processe mais depressa os clicks que lhe dou, eis que chega a hora de me refastelar na cama feita de lavado.

 

Ahh que bem que isto sabe! 

 

Na rua, o café parece estar a fechar e o movimento de pessoas aumenta. Há quem saia aos pares, há quem se afaste e continue a conversar como se ainda estivesse à mesa e há os que ao telefone me entram pela janela a dentro.

Tento concentrar-me no livro, quando no meio deste burburinho sou desperta por um: 

 "Quero ir para casa assar os meus próprios tomates!!!"

 (para que fique registado, já é um pouco tarde para fazer o jantar... #justsaying)

 

                         Margarida Vargues 

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE



     A MOJU E O «BAIRRO COOL»


                     Instituída a 16 de Outubro de 2009 a MOJU (associação juvenil olhanense) tem realizado uma obra de grande alcance, de modo próprio na participação dos jovens na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana.

                      Corolário da sua prestante acção foi, em 2014, considerada pelo Governo, como «Instituição de Utilidade Pública», desenvolvendo uma actividade que se estende do local até ao além - fronteiras.

                      Reflecte o ideário da mesma, sem dúvida, o sentido tão peculiar das abnegadas gentes olhanenses na sua comprovada solidariedade intrínseca.

                       Ora a MOJU, de entre as 246 propostas apresentadas  ao Programa «Bairros Saudáveis», de que foram aprovadas 17 para o Algarve, viu-se distinguida com o projecto de intervenção no Bairro FFH (Fundo do Fomento da Habitação), visando «melhorar a qualidade de vida dos habitantes». O aliciante programa apresentado e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Olhão, da U.C.C. Olhar e da Assembleia local de Jovens, comporta quatro grandes áreas a saber: protecção para a saúde, estilos de vida saudáveis, capacitação dos participantes e a promoção da cidadania.

                       Um percurso da saudável vida democrática que importa referir e destacar.


                                                     JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                      «O REYNO DAS LETRAS -

A CULTURA LETRADA DO ALGARVE-

O LUGAR IMPRESSO (1759 / 1920)


                                            DRA. PATRÍCIA DE JESUS PALMA


                            O livro com o título em epígrafe, publicado pela Delegação Regional de Cultura do Algarve, foi distinguido pela empresa italiana «Casalini Libri», como «uma das melhores publicações dadas à estampa em Portugal em 2020.

                              A autora, Professora Doutora Patrícia de Jesus Palma, é natural e residente no concelho de Silves, onde nasceu em 1980, licenciada pela Universidade do Algarve, actual Coordenadora Científica da Hemeroteca Digital do Algarve e da Musealização da Tipografia União. É detentora dos graus de Mestre (2009) e de Doutoramento (2019), pela Universidade Nova de Lisboa.


                                                         JOÃO LEAL


 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


O Agrupamento de Escolas Professor Pinheiro e Rosa, de Faro, conquistou o 1º Prémio do 3º Escalão do Concurso referente ao projecto «Eco - Escolas», através dos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria (2º ano) pelo «Desafio Alimentação Saudável e Sustentabilidade», recebendo um prémio pecuniário de 15 mil euros destinado à eficiência hídrica da Escola.

Abriu o Hotel de 4 estrelas «Regency Salgados», nos Salgados (Albufeira). Foi um investimento de 15 milhões de euros, comportando88 quartos, jardins e outros apoios numa área de 1 200 m2. É seu Director Geral Daniel Grácio.

O conhecido homem de turismo e empresário à escala mundial André Jordan (Vilamoura, Quinta do Lago, etc.) foi condecorado pela Grã Bretanha, com o título «Oficial Honorário da Ordem do Império Britânico - OBE».

Um excelente programa televisivo sobre as potencialidades turísticas do concelho de Faro foi transmitido no «Porto Canal» (Pontos Cardeais) visando a promoção no Norte do País.

O Padre Miguel Neto (Presidente da ONPT - Obra Nacional da Pastoral do Turismo e Pároco de Tavira) reuniu com o Cardeal Peter Turkson (Prefeito do Dicastério para o Serviço Pontifício do Desenvolvimento Humano Integral).

Decorre até 13 de Agosto a campanha de marketing digital «Algarve fica-te bem! Sempre!» visando atrair mais turistas nacionais e espanhóis.

«Complexo, duríssimo e difícil» é como a Câmara Municipal de Aljezur classifica o processo de Vale da Telha, que decorre desde há 20 anos. São precisos entre 30 a 40 de euros para as infraestruturas. «Mas está quase a chegar ao fim...». garante aquela Autarquia.

Decorreu em Verona (Itália) o 18º Congresso Europeu das Confrarias Vínicas e Gastronómicas, onde o Algarve esteve presente através do seu Grão Mestre José Manuel Mestre. Á nossa Região foram atribuídos dois prémios «Executive Aurum» - «Festival da Sardinha (Portimão) e restaurante «F» (Praia da Rocha).

A companhia britânica low coast Easyjet» lança. a partir de 3 de Novembro e durante o Inverno próximo a linha área Faro / Nantes (França).

A Garvetur, de que é CEO o empresário Reinaldo Teixeira tem em conclusão um projecto novo de luxo a 50 metros da Praia de Quarteira. Comporta 39 apartamentos, zona comercial, piscina na cobertura e estacionamento subterrâneo, distribuídos por 2 edifícios.

Abriu na Cabanas de Tavira o novo «AP Cabanas Beach & Nature, o mais recente dos hotéis do Grupo AP. Trata-se de uma unidade «adultos friendly», de que é Director Geral Nuno Salvador.


                                                                          JOÃO LEAL