sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 

NOTA: UM ARRANJO EXECUTADO POR ROGER, COM FOTO, TEXTOS E POEMAS DIGITALIZADOS

 

 

FALANDO DE

VASCO NAVARRO DA GRAÇA MOURA [1942-2014]

 


Além de poeta e romancista, foi ensaísta, tradutor, político e gestor cultural. Foi Secretário de Estado em 1975, Deputado Europeu entre 1999 e 2009. Foi tradutor de clássicos da literatura.

Fazia gala de deixar a esquerda bem pensante em estado de choque perante um imtelectual politicamente incorreto, capaz de defender a pena de morte para certo tipo de crimes ou de criticar a admissão de homossexuais na tropa. A sua poesia alia a sensibilidade lírica a uma linguagem coloquial, combinando o erudito e o vulgar.

                     DO LIVRO: “sonetos Familiares”:

VAI-SE A LASCIVA MÃO

“Vai-se a lasciva mão devagarinho

No biquinho do peito modelando

Como nuns versos conhecidos quando

Uma mulher a meio do caminho

 

Era de vento e nuvens, sombras, vinho,

E sonoras risadas como um bando.

Os dedos lestos vão desenredando

Roupa, cabelos, fitas, desalinho.

 

A noite desce e a nudez define-a

Por contrastes de luz e de negrume

Ponto por ponto, alínea por alínea.

 

Memória e amor e música e ciúme

Transformados nos cachos da glicínia,

Macerando no verão sombra e perfume.”

--------------------

Advogado de profissão, publicou o primeiro livro de poesia, “Modo Mudando” aos 21 anos.

Passou pela direção da RTP e foi nomeado para sucessivos cargos, desde a imprensa nacional ao Centro Cultural de Belém, passando pelas comissões do Centenário de Fernando Pessoa e das Comemorações dos Descobrimentos. Foi um dos proponentes da Expo 98.

Ria dele mesmo e gostava de assumir atitudes politicamente incorretas.

Sedutor, confessava-se um “Admirador do Belo Sexo”

------------------------------------------

DO LIVRO “A PUCHAR AO SENTIMENTO”:

AMAR-TE CORPO A CORPO

 

“Se é esta a doce lei que eu imagino

Do amor que nos impõe o seu ditado,

Amar-te corpo a corpo é o meu fado

E amarrar-me a ti o meu destino

 

Sentir a própria alma em carne viva

Respirar boca a boca e nesse jogo

Atravessar-me em fogo no teu fogo

E alimentá-lo a beijos e saliva

 

Se mais atino quando desatino

Por meus jeitos de amor alvoroçado

É no alto mar revolto e desmaiado

Que entre peripécias loucas me declino,

 

Sendo cada caricia a mais lasciva

A inventar seus rumos afinal

Na pura escuridão, na mais carnal,

Que me cativa a mim e te cativa

 

Entre as línguas, os sorvos, as gargantas,

Doces gemidos, ternas resist

ências

e violências brandas, impaciências,

e tantas mais carícias, tantas, tantas”

-------------------------------------------------------

Vencedor do Prémio Pessoa em 1995, Graça Moura recebeu inúmeras distinções nacionais e estrageiras, com destaque para a Grâ- Cruz da Ordem de Santiago da Espada.

 Não concordou com o acordo ortográfico de 1990, que considerou “delirante”, tendo publicado o livro ‘Acordo Ortográfico: A perspectiva do Desastre’, em 2008.

 __Bom dia Rogério

 

Agradeço seja publicado no blogue esta carta aberta para o João Manjua Leal

 

Um abraço

 

Jorge Tavares

 

 

 

 

CARTA ABERTA

    

Meu caro João,

 

Ponderei se devia escrever ou telefonar.

Optei pela escrita, porque são modalidades da nossa preferência.

Tenho acompanhado o blogue da AAAETC, sempre que me é possível, embora ausente durante alguns meses.

Fico bastante feliz pela tua participação em 95% do seu conteúdo,  especialmente por permitir que os costeletas ausentes possam acompanhar a vida da nossa cidade e do Algarve em geral.

Não posso deixar de salientar a proposta que em tempos efectuei e que infelizmente foi mal interpretada. João, lá diz o velho ditado popular – vale mais tarde do que nunca -.

Continua precisamos de ti e da tua escrita.

Um forte abraço

João Jorge do Carmo Tavares

 

 

Jorge Tavares

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                PRATA DE TÓQUIO PARA FARO


                Como em todo o Mundo Lusíada provocou, em Faro, natural regozijo a valiosa conquista da «Medalha de Prata» no Triplo Salto dos Jogos Olímpicos de Tóquio pela campeoníssima Patrícia Mamona. A capital algarvia vibrou de uma forma especial já que ao êxito da vice - campeã olímpica se alia o seu treinador de há mais de duas décadas, o farense Professor José de Sousa Uva. Uma aliança entre pupila e mestre que tem logrado o alcance dos mais conhecidos êxitos para o atletismo português. O conceituado técnico leonino é filho de um mediático e estimado casal de Faro - o ex futebolista  e treinador de futebol, o «capitão» Carlos Sério e com ele a lembrança de período áureo da história do histórico Sporting Clube Farense e de sua esposa, a dedicada autarca D. Ilídia Honorato Sério, da União de Freguesias (Sé / São Pedro).

                 O técnico da Patrícia Mamona, a campeã que no «Tokyo Olympia Stadium», na capital japonesa fez subir bem alto a bandeira nacional, estudou na Escola Secundária João de Deus (ex-Liceu de Faro), licenciando-se na Universidade do Porto (Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física), havendo exercido o ensino no Colégio Militar e sendo efectivo, para além do desempenho de funções no Sporting Clube de Portugal, da Escola Prof. José Augusto Lucas. 

                    Patrícia Mamona, descendente de angolanos, nasceu há 32 anos em São João de Arro, havendo apenas sido ultrapassada pela campeã Yulimar Roja (Venezuela), com um triplo admirável (15,67 mts.), que constitui o novo record mundial.

                     Esta ligação entre Patrícia Mamona e o Professor José Sousa Uva, permite-nos dizer que a «Medalha de Prata» alcançada na capital nipónica também tem muito a ver com Faro. E ambos homenageamos recordando as palavras proferidas pelo técnico farense, no final da competição em Terras do Oriente: «Valeu e vai continuar a valer a pena o trabalho que construímos ao longo destes vinte anos». 


GENTE QUE SERVIU O FUTEBOL ALGARVIO


     «FÉLIX MOURINHO» TEM RUA EM FERRAGUDO

        Revestiu-se do mais elevado sentido de gratidão e o reconhecimento dos méritos e de quanto honrou o futebol algarvio, a cerimónia do descerramento da placa toponímica que dá o nome do saudoso José Manuel FÉLIX MOURINHO, a uma rua da Vila de Ferragudo, perto da casa onde nasceu em 17 de Junho de 1938, este que «foi um dos guarda redes portugueses de maior nomeada na década de 60».

            Presentes, além de autoridades autárquicas ferragudenses e de Lagoa (sede do concelho), o filho do homenageado, o famoso José Mourinho, actual técnico do Roma (série A de Itália) e uma das mais prestigiadas figuras do futebol mundial. 

               Félix Mourinho, que foi atleta do Vitória de Setúbal, onde se iniciou nas camadas jovens e foi profissional, de 1965 /68 e do Clube de Futebol «Os Belenenses» (1968 / 74), foi treinador de futebol, funções que iniciou como adjunto no Clube do Restelo, foi técnico de vários clubes (Estrela de Portalegre, Caldas, União de Leiria, Amora, Rio Ave, Os Belenenses, Varzim, União da Madeira, O Elvas e Vitória de Setúbal (1995 / 1998). Foi responsável por 3 subidas à I Divisão: União de Leiria, Amora e Rio Ave, havendo neste clube treinado seu filho. José Mourinho, que actuava como centro - campista. Foi internacional por Portugal, em 1972, na MiniCopa (Brasil) e do seu currículo consta a defesa de grandes penalidades apontadas por Eusébio, Matateu e Yazalde. 

               «Um dia emotivo para mim», foi como José Mourinho (Benfica, Porto, União de Leiria, Belenenses, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, Inter, Roma) definiu esta homenagem a seu pai, Félix Mourinho, um algarvio que honrou e prestigiou o Algarve.


                                                          JOÃO LEAL  


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



          JOSÉ BARÃO, SEMPRE PRESENTE!


          Se todos os dias, nosso quotidiano vivente, a sua saudosa lembrança e afectiva memória, nos está presente, é, sobretudo, neste «Agosto Azul», que ela cria uma expressão, se possível, ainda maior.

          De José Barão, o indomável jornalista, que o foi durante décadas entre os maiores regionalistas deste País, no seu labor de cada dia em o lembrado «O Século», um dos mais destacados títulos da imprensa portuguesa de sempre, vem-nos a honrada memória e expressivo testemunho cívico de um homem que o soube ser plenamente.

             Se houvéssemos tido a impossível dita de ainda o ter fisicamente entre nós completaria no dia 17 de Agosto (3ª feira), o seu 117º aniversário, pois que nasceu em Vila Real de Santo António, que amou até à exaustão, naquela data e no ano de 1904.

                 Uma vida ocorrida com toda a intenção de quem vive em plenitude os ideais que ama e as causas que defende fundaria, na década de 50 do século XX, com um grupo de amigos naturais ou ligados à «Cidade do Iluminismo» (Manuel Álvares, Manuel Domingues, Santos Silva, Emílio Costa...) p «Jornal do Algarve», o «Times», como com todo o carinho se referia a esta «guarda avançada da defesa e progresso da Região. Era afinal o prosseguir, agora de forma mais alicerçada, o que fora o seu sonho de menino e adolescente quando criou o seu primeiro jornal «Os novos».

                      Faleceu, com que profunda emoção recordamos tal data, a 19 de Abril de 1966, na Casa de Saúde das Amoreiras, em Lisboa, não sem que antes tivesse proferido esse profético ensejo sempre presente «Não deixem morrer o Jornal do Algarve». Voto cumprido na essência dos seus ideais até aos nossos dias, através de directivas dedicações assumidas, entre as quais a do seu actual Director, o jornalista Fernando Reis.

                       Em «Agosto Azul» a memória de José Barão mais e mais se aviva!


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                      FARO HONRA-SE DISTINGUINDO MANUEL ALEGRE


                     O Júri do «Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa», referente a 2021, dado que é bienal e uma das mais importantes manifestações poéticas que decorrem no nosso País, organizado pela Câmara Municipal desde 1999, atribuiu, por unanimidade o mesmo ao livro «Quando» da autoria de um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea - Manuel Alegre.

                     MANUEL ALEGRE de Melo Duarte, poeta, escritor, político (34 anos como Deputado na Assembleia da República, ele que foi um dos pais da Constituinte), hoje com 85 anos de idade, nasceu em Águeda e é autor de mais de 40 livros (romances, infantis, poesia, ficção, etc.). Homem da Liberdade e pela Liberdade a que dedicou toda a sua vida e pela qual sempre tem lutado era exilado político quando ocorreu a revolução libertadora do 25 de Abril de 1974.

                     O «Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa», em homenagem ao saudoso farense, que é um dos nomes maiores da poesia europeia, ora outorgado a Manuel Alegre, no valor de cinco mil euros, ser-lhe-á entregue em sessão pública a realizar na tarde 4 de Setembro, próximo e a decorrer, com elevado sentido, nessa catedral farense da cultura que é a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa.

                     O Júri para decisão deste certame literário foi constituído pelos Professores Nuno Júdice (conhecido poeta algarvio), Catarina Infante do Carmo e Isabel Lucas, que afirmou a propósito de «Quando», a obra distinguida: «consegue transmudar as circunstâncias através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta». Os primeiros livros de Manuel Alegre foram «Praça da Canção» (1965) e «O canto e as armas» (1967). 

                       Uma merecida distinção para este conhecido nome da vida portuguesa, com todo o simbolismo que em si comporta e uma honra para Faro o haver-lhe outorgado o seu «Prémio de Poesia».


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


       Tony Barnabé, o carismático campeão de golfe e figura incontornável do turismo algarvio, um dos pioneiros do golfe em Portugal, foi alvo de merecida homenagem promovida pelo Lions Clube de Vilamoura. Aconteceu durante o 17º Torneio Primus Vilamoura e a homenagem decorreu no Pestana Vila Sol.

        De grande significado a iniciativa da Câmara Municipal de Olhão convidando para um fim de semana nesta cidade, nos dias 18 e 19 de Setembro, toodos os atletas portugueses medalhados nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

         Em Olhão abriu um novo hotel de 3 estrelas na Avenida da República. Tem 67 quartos, o «Pure Formosa Concept Hotel», motivou um investimento de 5 milhões de euros e é seu Director Geral André Ferreira.

         Reabriu no dia 1 de Agosto o Restaurante Estaminé, na Ilha Deserta, que um incêndio destruíra na noite de 4 de Março. Parabéns à Família Vargas pela determinação e vontade!

           O Dr. Luciano Guerreiro Rafael, de 43 anos, licenciado em Gestão Financeira, foi nomeado por concurso internacional, Director da Fortaleza de Sagres e da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.

            Decorre, até 22 de Agosto, o festival «Silves Medieval», promovido pela autarquia silvense, em que «a cidade veste as cores, aromas e adereços de outrora».

                A companhia aérea low cost Raynair vai manter no próximo Inverno, com dois voos semanais, a ligação entre Faro e Newcastle (Grã Bretanha).

                  A Flexibus, empresa alemã que é o maior operador europeu de transporte expresso viário, expandiu a sua rede no Algarve, com pontos de escala desde Lisboa (Gare do Oriente) a Armação de Pêra, Portimão e Lagos.

                   Os supermercados «Pingo Doce» nos resorts de luxo Quinta do Lago e Vale do Lobo foram vendidos por 6 milhões de euros a um fundo nacional.

                    A secção de Portimão da EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) venceu o 2º Prémio «Águas do Algarve» - Escolas 2021, promovido pela ABAE, no âmbito do programa Eco - Escolas e do projecto «O mar começa aqui».

                     A Rota Vicentina está integrada entre as 12 redes colaborativas da campanha nacional para um turismo responsável, que visa sensibilizar os visitantes que, no Verão, afluem às áreas naturais e protegidas.

                      João Cajuda, filho do olhanense Manuel Cajuda (jogador e técnico de futebol) dá a cara pelas potencialidades turísticas do concelho de Lagos, nas redes sociais, europeias e portuguesas. Trata-se de uma promoção na campanha de Verão do Município lacobrigense.

                         O «Colégio Charme House», em Tavira, junto ao Rio Gilão, é uma nova unidade hoteleira instalada num palacete do século XVIII e tida como «boutique hotel de charme».


                                                            JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTA»



           «DEI LUGAR AO SONHO»

                                    MARINEL OXIELA

            Na Biblioteca Municipal António Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, sua terra natal, a escritora Marinel Oxiela (Maria Manuel Aleixo Silva) apresentou o quinto livro de sua autoria. Trata-se de «Dei lugar ao sonho», dedicado a sua Mãe e que tem prefácio do também vilarrealense General Eduardo Mateus da Silva. Sobre este livro de poesia e a sua autora escreveu: «Marinel é uma poetisa que sabe dizer e por isso tem sido frequentemente convidada em tertúlias e palestras para falar de poesia.

         Licenciada em Ciências Matemáticas, tem exercido o ensino, ao longo de mais de trinta anos, no Liceu Camões, em Lisboa.


            MÃE DE NAZARÉ, MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA»

                                      D. MANUEL MADUREIRA DIAS

            Bispo Emérito do Algarve, residindo em Évora, D. Manuel Madureira Dias, prossegue a sua acção evangelizadora, não apenas leccionando no Instituto Superior de Teologia, naquela cidade alentejana, mas publicando livros que são verdadeiras lições de vivência da Fé. Foi assim que ora, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, veio a lume «Mãe de Nazaré, Mãe de Deus e Mãe Nossa». Trata-se de uma obra de 176 páginas, integrado na Colecção «Verbum Caro», com prefácio do Bispo de Leiria / Fátima, Cardeal Dom António Marto. Sobre este último trabalho do prelado algarvio, que entre nós exerceu o pastoreio diocesano entre 1988 e 2004 e inculcou um espírito novo à Igreja Algarvia escreveu-se: «A obra tem uma intenção catequética, com uma linguagem que a torna acessível ao grande público e lhe permita apresentar a figura de Maria mais perto de nós».

            O livro «Mãe de Nazaré, Mãe de Deus e Mãe Nossa» tem no final de cada capítulo a reflexão que é uma verdadeira oração, um verdadeiro hino que brota dessa vocação filial.

               D. Manuel Madureira Dias, conta 85 anos de idade, nasceu em Cinfães, foi ordenado em Évora no ano de 1961 e é licenciado em Teologia (Universidade Gregoriana de Roma) e Filosofia (Universidade de Coimbra).


                                                           

                           «ATCHIM, MAGIA NO ZOO MARINE»

                 Assinalando o 30º aniversário do parque temático «Zoo Marine», na EN 125 (Guia) havido como «o melhor parque turístico do País», foi publicado o livro «Atchim, magia no Zoo Marine», editado pela Bettaveicor. Constitui também o mesmo uma justa homenagem ao empresário Pedro Lavia, fundador daquele parque temático.

                                                       JOÃO LEAL