segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

      A AGIGARVE (Associação de Guias e Intérpretes do Algarve) e a Empresa Municipal LOULÉ CONCELHO GLOBAL representadas pelos seus presidentes, respectivamente Cristina Marreiros e David Pimental, assinaram um protocolo de cooperação. Visa o mesmo o desenvolvimento de uma parceria visando as visitas de turistas ao Mercado Municipal, a promoção da cultura e gastronomia regionais.

         A ATA (Associação de Turismo do Algarve) tem em curso as campanhas «Last Minut», procurando captar os visitantes portugueses, de última hora e «Welcome back» dirigida aos mercados do Reino Unido, Irlanda, França, Holanda, Bélgica, Itália, Suiça e Estados Undos da América.

         O Grupo Hoteleiro Minor, de capitais tailandeses, que em 2016 adquiriu vários hotéis ao GES (Grupo Espírito Santo) tem em construção  duas novas unidades na costa do Bahrein, cada uma com 100 quartos e suites e que estarão concluídas em 2024.

           A RTA (Região de Turismo do Algarve), em colaboração com a Direcção Regional de Conservação da Natureza e Florestas editou 3 novos guias dedicados aos Parques Naturais da Costa Vicentina, Ria Formosa e Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, bem como um folheto dirigido ao visitante do Centro de Educação Ambiental de Marim.

              Um estudo realizado pela «Radical Storage» apontou Faro, Funchal e Braga como três dos melhores destinos europeus para «City Breaks».

               O Fundo Espanhol AZORA, no espaço de um mês, adquiriu três hotéis de luxo no Algarve - Tivoli Marina e Tivoli Carvoeiro e o Vilalara Thalassa Hotel. Este situa-se na Praia das Gaivotas, em Porches (Lagoa) e era operado pela Blue & Green.

                  A EN2 (Faro / Chaves), uma das grandes estradas mundiais, foi objecto de uma acção promocional desenvolvida pelo Vales do Douro e que teve a colaboração da artista brasileira Fáfá de Belém.

                  Começou a funcionar, na freguesia de Ferragudo, o Centro Náutico da Angrinha, cuja inauguração se integrou nas comemorações dos 500 anos desta freguesia lagoense e que constitui um novo local de turismo desportivo.

                O «Pine Cliffs Resort», na Praia da Falésia (Albufeira) foi pela primeira vez distinguido com os prémios da «Haute Gaandar Wards - 2021» referente ao 1º lugar nas categorias de: «Best Golf Resort do Mundo», «Best Destination Wedding Retrait», «Best Family Village» e «Best Honeymoon Resort», estes três no que à Europa concerne.


                                                                            JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



               «CANCIONEIRO POPULAR DO CONCELHO DE LOULÉ»

                                               PROF. DR. JOÃO CANHOTO MARQUES

                No Centro Autárquico de Quarteira e com a presença do presidente da Câmara Municipal, eng. Vítor Aleixo, foi apresentada a obra «Cancioneiro Popular do Concelho de Loulé, numa homenagem aos poetas da terra louletana. A obra resultou de uma parceria entre o Município e a Universidade do Algarve (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais). Teve a coordenação do Professor Doutor João Canhoto Marques e comporta 5 volumes com mais de duas mil páginas. Nela figuram poetas de todas as 9 freguesias do concelho de Loulé, entre os quais Filipe Viegas, José Manuel Guerreiro Guerreiro, Maria do Pilar Santos e Solange Guerreiro.


                «SEARAS DE OUTONO»

                                      GRUPO DE CANTARES DE CACHOPO

            «Searas de Outono» se intitula o livro editado pelo Grupo de Cantares de Cachopo, que foi apresentado nesta freguesia do interior tavirense e que se reveste de «um valor cultural incalculável, um património cultural da freguesia de Cachopo, com dezenas de anos».

                O acto teve a presença da dra. Cristina Neto (Chefe da Divisão de Turismo, Cultura, Património e Museus da Câmara Municpal de Tavira) e de Otília Cardeira (Presidente da Junta de Freguesia local).

                   A obra é preenchida com dezenas de modas e cantigas antigas, fornecidas pelos mais idosos cachopenses e que foram interpretadas pelo Grupo de Cantares de Cachopo.


                      «UM RIO DE MEMÓRIA»

                               Livro inédito de CASIMIRO DE BRITO

            Casimiro Cavaco Correia de Brito (CASIMIRO DE BRITO), nasceu 

 há 83 anos em Loulé, veio menino e moço para Faro, onde frequentou a Escola Tomás Cabreira, sendo portanto um ilustre costeleta e é hoje um dos nomes maiores da poesia portuguesa, com dezenas de livros publicados e destacados prémios nacionais e internacionais. Do seu livro inédito «Um rio de memórias» destacamos este trecho:

                             «Setenta anos depois regresso à azinheira da minha infância. Decrépita, mais decrépita do que me sinto. Recordo-me dos momentos que, a seu lado, eu abria os meus braços: um na direcção da serra alentejana, o outro como se chegasse ao suave arco-íris da Ria Formosa. Todo esse mundo ela, comigo, abraçava-me mas agora, por demência combalida, aproxima-se do chão e eu, com ela fazendo-lhe companhia. Azinheira em frente da casa em Querença, onde passei muito dia da minha infância».


         «VINTE E CINCO ANOS DO CORO JUVENIL DE QUARTEIRA»

                  Assinalando as «Bodas de Prata» do Coro juvenil de São Pedro Mar - Quarteira», fundado em Dezembro de 1995, a quando da inauguração da igreja de São Pedro, pelo Padre Licínio Cardoso, foram editados um cd e um livro. O Coro, ora regido pelo Prof. Rodrigo Lopes, constituído por 30 elementos entre 5 os 56 anos de idade, teve a sua continuidade no enorme interesse do ex - pároco daquela comunidade, o Padre Elísio Dias, ao fundar  em 2014 a Escola de Música. A edição teve o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.


                     «325 ANOS DA PARÓQUIA DE OLHÃO»

É uma referência ao património cultural, social e religioso da freguesia de Olhão, constituída em 1695 por determinação do Bispo do Algarve, D. Sebastião da Gama. Entre as promoções que assinalaram esta significativa efeméride conta-se a exposição sob o título deste pequeno livro, que representa também um valioso contributo para a «Algarviana».

Em edição bilingue (português e inglês) é profusamente ilustrado representando as peças expostas no edifício do «Compromisso Marítimo» (antiga Casa dos Pescadores e actual Museu Municipal). Segundo é referido esta exposição «revela uma herança. Um  conjunto assinalável de património litúrgico que fez parte do culto religioso desde o século XVIII ao século XX e que nos ajuda a compreender aspectos fundamentais entre o profano e o sagrado, entre o marítimo e a Igreja. É uma relação vital, necessária».

                                                                               JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                 O SENHOR MEALHA


                 Como seu porte algo leonino era das mais populares figuras de Faro, nos anos quarenta e cinquenta da centúria ida, quando o «povão» ocorria à baixa citadina para se abastecer no demolido e decrépito Mercado, chamado de Praça, ali na hoje Rua Comandante Francisco Manuel. Aliás o nosso recordado de hoje aproveitava, com inteligência e estratégia, essa corrente matinal, para tratar do seu negócio. Que era outro, era, como ele dizia, de «saúde».

                   O «Senhor Mealha», que outro nome nunca lhe soubemos, era geralmente conhecido pelo «Banha de Cobra», face à sua função de «propagandista» de pomadas, ao que dizia feita daqueles répteis, bem como chás e tisanas, que «davam para tudo» e numa renovacionada como que «medicina natural».

                      Era meu vizinho, morava na típica Rua da Viola, paralela à minha casa na dita Rua da Carreira, a Infante D. Henrique, que vai do Largo da Madalena à «Estrada de Sagres». Era um rés-do-chão, como quase todas as edificações daquela artéria, limitada pelas Rua de São Pedro e Teófilo Braga, paredes meias com o que era uma referência comunitária, a «Venda do Careca», que tinha taberna, mercearia e quejandos.

                      O «Senhor Mealha» tinha uma furgoneta (Morris?) toda carroceirada em madeira, que a distinguia dos outros (relativamente poucos) veículos existentes no bairro. Fazia o seu local de exposição dos produtos (chás, unguentos, pomadas...), a par de mapas do corpo humano e de frascos vários com animais no interior - ténias, cobras, lacraus e outros, na zona do Jardim Manuel Bivar, que antecedia a «Praça, em cujo início pontificava o «Tio Bandarra». Era ali junto ao Monumento a João de Deus ou numa derivação lateral que o focado, com profunda imaginação e conversa apropriada elogiava a acção dos seus remédios para um vasto tipo de enfermidades (digestivas, ósseas, intestinais e todas as outras). Uma vez, que nos recorde, apresentou o «Juba de leão, produto espanhol. Para uma maior atracção de público e comprovativo da excelência do artigo tinha como «partenaires» um grupo de esbeltas moças, que dizia serem naturais de Espanha e apresentavam umas amplas cabeleiras, ao estilo de uma conhecida locutora televisiva dos nossos dias.

            O povo formava roda em derredor do «Senhor Banha de Cobra ou «Juba de Leão, produto espanhol», sendo muitas vezes constituído maioritariamente por «malta» da Tomás Cabreira, escola que funcionava ali bem perto na Rua do Município e no Largo da Sé. É que á falta de espaços para recreio nas velhas e anacrónicas instalações era ali que os «costeletas» davam assistência (casa cheia) a esta figura farense de tempos idos.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                FARO AUSENTE, PORQUÊ?


                Vai começar a 10 de Setembro, decorrendo durante um mês, um curiosa e positiva manifestação gastronómica, que persegue também motivações de solidariedade social. Trata-se da «Rota do Petisco», organizada pela Associação «Teia de Impulsos e que nesta 10ª edição tem como tema «Petisque, mas não arrisque» e como novidade especial apresenta a «Rota do Mundo», dedicada á cozinha internacional.

                  Sempre o fomos fãs desta iniciativa que consideramos de elevado interesse para a qualificação e divulgação dos petiscos típicos algarvios e da excelência da sua doçaria, a par de um incremento do companheirismo, do contributo voluntário para algumas instituições privadas de apoio aos que mais precisam e, também, o que não é menos importante, nestes difíceis tempos da pandemia, para aumentar as parcas receitas dos restaurantes e similares.

                     Munido de «passaporte», que se obtém, sobremodo nos Postos de Informação Turística, correm-se tascas, cafés e outros locais, em busca do «petisco ou doce» que mais nos importa. 

                    Isto era possível em todas as anteriores edições, mas não o será praticável, aqui na capital algarvia, este ano. Nicles, se o desejares vai a outro concelho que não, também nos da zona sotaventina, excepto em Tavira. Para além de Faro não haverá «Rota do Petisco - 2021» nos de Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim. O porquê desta ausência em nada desejável não nos foi possível saber. Qual a razão da ausência de Faro em tão curioso certame?  Quem souber que o responda...


 OBRA DO COSTELETA DR. ZECA AFONSO VAI SER REEDITADA


                    O saudoso professor da Escola Tomás Cabreira Dr. José Afonso dos Santos (Zeca Afonso, o inesquecível criador de «Grândola, Vila Morena» e de tantos outros êxitos) vai ter a sua obra musical reeditada, a partir de Outubro. Os onze álbuns lançados ente os anos de 1968 e 1981 vão começar a surgir em Outubro (dia 1), disponível em formato CD e nas plataformas digitais, sendo o primeiro «Cantares do Andarilho». seguindo-se «Contos Velhos, Rumos Novos» (26 do mesmo mês).


                                                                                       JOÃO LEAL


  1.  TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


                 Vão ser demolidas as chamadas «Torres de Custália», na Ponta da Piedade, em Lagos, erguidas em esqueleto em 1968, para dar lugar a um resort de luxo, o «Sun Cliffs», com um hotel de 204 quartos e 72 apartamentos e moradias.

                   O Carvoeiro Clube Group, de gestão suissa e holandesa, abriu em Lagos, o «Boutique Hotel Vivenda Miranda», uma unidade de 4 estrelas, com 27 quartos, situada no Porto de Mós.

                     A DECO procedeu à edição online do «Guia de Tuirsmo e Lazer em Tempos de Pandemia Covid 19», uma obra com amplas informações para os consumidores turistas.

                     No dia 4 de Setembro a RTP1 transmite a final do concurso «Sete Maravilhas da Nova Gastronomia», para a qual foram apurados 14 finalistas. Entre estes figura o prato «Algarve, do campo à salina», confeccionado por David Domingues, Chefe Executivo do restaurante «A Terra», no «Boutique Hotel» na Praia Verde.

                       A 10ª edição da «Rota do Petisco» decorre, entre 10 de Setembro e 10 de Outubro, promovido pela Associação «Teia de Impulsos» sob o lema «Petisque, mas não arrisque». Terá como novidade «Rota do Mundo» com cozinhas internacional, ocorrendo em 11 concelhos algarvios, com excepção de Faro, Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim.

                          A ocupação hoteleira média / quarto, no mês de Julho e no Algarve situou-se nos 49,5%. Relativamente a Julho de 2019 houve una diminuição do mercado externo de 76%, enquanto o nacional cresceu mais de 40%.

                             Segundo a Tripadvisor» o restaurante «Harwest Kitchen & Bar», que em 2020 abriu em Vilamoura figura entre os 10% dos melhores restaurantes do mundo, alcançando o prémio 'Traveller,s Choice 2021».


                                                                                        JOÃO LEAL


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



                 «LENOCISMO VS PROSTITUIÇÃO»


                                              DR. JOÃO CARLOS RIBEIRO DA CRUZ


               Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, foi apresentado o livro, da autoria do dr. João Carlos Ribeiro da Cruz, intitulado «Lenocismo vs Prostituição - Visão dos Magistrados e Polícias».

                Conforme escreve no Prefácio desta obra o Dr. José Manuel Fonseca (Magistrado Ministério Público) «o livro constitui um instrumento de trabalho muito útil para todos os profissionais que se dedicam ao estudo e ao combate do crime de lenocínio, assim como para todos os que se interessam por este tema». 


                                                             JOÃO LEAL


 IMPREVISTO

Tenho os computadores em manutenção.

Estou a tentar utilizar um computador antigo

AGUARDEM

Roger.

 MEU CARO JORGE TAVARES,


       DE TODO O CORAÇÃO E EM NOME DE UMA AMIZADE QUE VEM DOS NOSSOS PRINCÍPIOS AGRADEÇO A TUA CARTA ABERTA E PUBLICADA NO BLOGUE DA AAAETC, QUE MUITO ME ALEGROU.

          FAZES FALTA A TEMPO INTEIRO QUER NO BLOGUE DOS COSTELETAS COMO NO «NOTÍCIAS DE SÃO BRÁS».

          É A HORA DE VOLTARES.

          MUITO TE ESTIMA E ENVOLVE-TE NUM FORTE ABRAÇO O


                                                              AMIGO DE SEMPRE,


                                                                                JOÃO LEAL