quarta-feira, 8 de setembro de 2021

 MUTUALIDADE POPULAR (A.M.) 95 ANOS DE VIDA


                  A 10 DE SETEMBRO ASSINALA-SE MAIS UM ANIVERSÁRIO DA PRESTIMOSA INSITUIÇÃO MUTUALISTA, DENOMINADA MUTUALIDADE POPULAR, COM SEDE EM FARO. CONSIDERADA HOJE UMA DAS GRANDES REFERÊNCIAS DO MUTUALISMO PORTUGUÊS, COM MARCANTE PRESENÇA, AO LONGO DA MIS DE 9 DÉCADAS, NESTE SECTOR DA ECONOMIA SOCIAL, TEM RESPONDIDO A TODOS OS DESAFIOS EXISTENTES, DE MODO MUITO ESPECIAL NESTES ÚLTIMOS DOIS ANOS POR VIA DA SITUAÇÃO PANDÉMICA QUE SE TEM VINDO. AÍ MESMO E COM RESPOSTA IMEDIATA A MUTUALIDADE POPULAR (INSTITUIÇÃO MUTUALISTA) TEM DADO SATISFAÇÃO A SITUAÇÕES CARENTES DE APOIO E SEMPRE DE ACORDO COM AS SUAS NORMAS ESTATUTÁRIAS.

               FOI NO ANO DE 1923 QUE O BENEMÉRITO BENFEITOR LOULETANO PROFESSOR ANTÓNIO MENDES MADEIRA, UM ESPÍRITO PLENO DE IDEAIS HUMANISTAS, COMEÇOU A PROJECTAR, FACE Á INEXISTÊNCIA DE QUALQUER APOIO OFICIAL UMA INSTITUIÇÃO MUTUALISTA E DE PREVIDÊNCIA DESTINADA AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

               NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 1926, OBTIDAS AS INSCRIÇÕES DOS SÓCIOS FUNDADORES E CUMPRIDAS AS OBRIGAÇÕES LEGAIS, FOI APROVADO O ALVARÁ QUE INSTITUIU, COM ÂMBITO NACIONAL, A ENTÃO DESIGNADA «MUTUALIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS», QUE ANOS VOLVIDOS E COM ASSOCIADOS JÁ EM TODO O PAÍS, ESTENDERIA A SUABENEMERENTE E RECONHECIDA ACÇÃO SOCIAL A OUTROS SECTORES PROFISSINAIS DANDO ORIGEM Á HOJE «MUTUALIDADE POPULAR (ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA)».

                 A SUA PRINCIPAL ACÇÃO CONTINUA A SER NO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA COMPLEMENTAR AO OFICIAL DA SEGURANÇA SOCIAL. 

                 COM SEDE EM FARO (LARGO DO TERREIRO DO BISPO) NUM EDIFÍCIO PRÓPRIO QUE É UMA DAS ASSINALADAS REFERÊNCIAS DA ARQUITECTURA FARENSE E QUE SE DESEJA POSSA VIR A SER CLASSIFICADO COMO «IMÓVEL DE INTERESSE CONCELHIO» CONTA COM MAIS DE 1500 ASSOCIADOS E POSSUI UM AMPLO PARQUE HABITACIONAL. ESTE ENCONTRA-SE DISPERSO EM VÁRIOS IMÓVEIS PELO CIDADE E RESPONDE, TAMBÉM NUMA POLÍTICA SOCIAL, AO GRAVE PROBLEMA DA HABITAÇÃO.

                   A CAMINHO DO CENTENÁRIO QUE OCORRERÁ EM 2026 A «MUTUALIDADE POPULAR - ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA» MANTEM TODA A SUA PUJANÇA E DINAMISMO. O RECONHECIMENTO MUNICIPAL AO TEM SIDO A SUA VIDA ESTÁ EXPRESSO, ENTRE OUTRAS MANIFESTAÇÕES, NA TOPONÍMIA LOCAL. COM EFEITO O MOME DO SAUDOSO FUNDADOR, PROFESSOR ANTÓNIO MENDES MADEIRA, FIGURA NUMA DAS PRAÇAS CITADINAS (URBANIZAÇÃO BONS CAMARADAS, EM SANTO ANTÓNIO DO ALTO) E A PRACETA MUTUALIDADE POPULAR SITUA-SE NA URBANIZAÇÃO SÃO LUÍS.

                        

                                                                                JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


                     A PRIMEIRA....


               É um título que a todos nos envaidece e faz acreditar na continuidade do nível atingido e que este «ranking» confirma. Pelo 5º ano consecutivo a Universidade do Algarve, segundo o inquérito e o respectivo ranking organizado pela «THE» (Times Highers Education) é considerada «a melhor universidade portuguesa na projecção internacional». Mantem, no aspecto global, entre as universidades de todo o Mundo, uma posição entre as 81 e as mil instituições universitárias, não obstante a esta nova edição actualizada, se haverem agregado mais 135 escolas superiores, num total de 16662 em 99 países.

              Factores que influenciaram grandemente a posição alcançada fora, além de outros: as valências, o ensino, a investigação, a projecção internacional e a transferência do conhecimento.

               Instituída há mais de 4 décadas, na concretização plena de um sonho, lutas e motivações de anos e anos, concretizou-se no que queremos haver sido, até hoje, um diploma aprovado pela unanimidade dos partidos representados na Assembleia da República, expressão democrática do povo português.

                Já são sentidas no Algarve, de modo próprio por um elevado «know how», os frutos da sua Universidade, com reflexo próprio no tecido empresarial, na sua economia e no caminhar para um futuro esperado melhor.

                  Nesta hora de felicitações mais do que justificadas, lembramos o seu primeiro Reitor, essa grande e saudosa figura de ínclito algarvio, que foi o sempre recordado «filho de Querença», Professor Doutor Manuel Gomes Guerreiro.

                   Na pessoa do seu dedicado e actual Reitor, o também algarvio Professor Doutor Paulo Águas, os mais entusiásticos parabéns à Universidade do Algarve.


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


                     Dois investidores - Davidson Kempur e o consórcio Barin / Cerburus, estão interessados na aquisição do Hotel Conrad Hilton / Vilamoura e unidades da Nova Hotels, cuja operação se encontra na fase final. 

                       A Eurowings, companhia subsidiária da Lufthansa, retomou os voos de Negócios («Business») entre os quais o que liga Faro a Hamburgo e Estugarda.

                          Após ano e meia de paralisação o porto de Portimão vai voltar a receber cruzeiros. Até final do ano estão programados 10 navios, entre os quais: Clio (24 de Setembro), Jacques Cartier (3 de Outubro), Borealis (mesma data), Silver Spirit (22 de Outubro e 27 de Novembro) e Royal Clipper (22 de Outubro).

                             A GNR registou 30 infracções por prática ilegal de caravanismo e campismo em Quarteira (Forte Novo, Trafal e Loulé Velho). É propósito «continuar a sensibilizar os campistas e caravanistas para adoptarem um comportamento responsável e amigo do ambiente».

                              Sete milhões de euros foram gastos nas obras de requalificação do campo de golfe Sul, na Quinta do Lago, o maior resort turístico de luxo do Algarve, visando melhorar ainda mais as condições ambientais.

                                A companhia aérea Transavia (grupo Air France / KLM) vai manter durante o Inverno (2021 /22) a rota Faro / Lyon, voando também para: Paris / Orly, Nantes, Amesterdão, Roterdão e Eidhoven.

                                 Um grupo ambientalista internacional vai plantar mil árvores na zona ardida da Serra de Monchique.

                                  De 5 a 7 de Novembro vai correr-se no Autódromo Internacional do Algarve, na Penina (Portimão) o Grande Prémio de Portugal em Motos. Prevista uma participação de mais de 67 mil espectadores e um retorno à Região de 40 milhões de euros.

                                  A Air France vai manter na próxima estação baixa e até Março de 2022 a ligação aérea Faro / Paris (Charles de Gaulle).

                                   A TAP Air Portugal programou 21 voos semanais, no mesmo período, entre Faro e Lisboa.

                                A «Senses Vilamoura», o mais recente empreendimento de luxo construído naquela estância, conquistou o prémio do «Melhor Empreendimento de Moradias de Luxo» (um conjunto de 8 moradias com um investimento de 20 milhões de euros), instituído pela «Luxuary Lifestyle Awards».


                                                                                    JOÃO LEAL