terça-feira, 29 de janeiro de 2008

AULA DE DESENHO

(foto de Romualdo Cavaco)
Professores Celestino e Batalha

Iniciado o distante ano-lectivo de 1952/53, uma nova comunidade nascia, num conjunto escolar amplo e moderno que, dignificando a cidade também haveria de proporcionar o ambiente para que desabrochassem muitos dos que vieram enaltecer o Algarve levando ao pódio as cores da Escola, fazendo jus à esperança que neles se depositava.
Quando no ano seguinte retomávamos as aulas e as anteriores amizades, um dos colegas não respondeu à chamada.
Já foi recordado o Vieira Alexandre.
Lembro agora o Filomeno Sebastião Boinho.
Reconhecendo ter dificuldade em descrever a arte inata nos dois colegas, lembro os seus nomes, na esperança de que algum dos costeletas ainda se lembre deles e os recorde em linhas mais pomposas.
Se a arte do Alexandre o inspirava para temas gerais de desenho, o Filomeno tinha especial apetência pela tauromaquia. Os seus dedos apontavam o lápis e os cavalos surgiam em qualquer posição e volteios no papel como só o J.B. Núncio saberia fazer na praça. Quanto aos touros, tudo era perfeito. Altamira seria uma rude cópia de touros alados vindos dos lados de Marim, Quelfes, Olhão!!!
Onde iria ele buscar tamanha inspiração???!!! Interroguei-me vezes sem conta. Se residisse na lezíria, aceitava. O Algarve dar-lhe-ia outra inspiração. Quando dominasse as cores teríamos artista a sério.
Senti a falta dos dois Olhanenses porque a minha mesa de desenho era próxima das deles e do João Canal.
Inúmeras vezes, em silêncio, me interrogava, porquê? – Porque partiram tão cedo levando consigo os seus segredos e tanta arte por revelar privando-nos de os admirar e aplaudir. – Serenava, pensando que, certamente, por serem bons, Deus os chamou.
Olhão e os Costeletas perderam dois artistas quais rosas em botão cuja forma e cor nunca chegaremos a ver.


Romualdo Cavaco
romualdo.cavaco@sapo.pt

AGENDA COSTELETA - ANIVERSÁRIOS

Hoje, dia 29, fazem anos:
- José Martins Palma;
- Constância Isabel P. Vieira;
- Francisco Arnaldo G. Gonçalves;
- Manuel Duarte Silva;
- Eugénia Maria Figueira Guerreiro

PARABÉNS
RC

DEPOIS DA GUERRA UM POEMA


Porto, 2008.01.29


AMIGO

Não metas mais balas no cano e não dispares!...
Não faças ao teu irmão... o que não gostarias...
Que te fizessem a ti .. porque ao não gostares
Contribuirás para o aparecimento de novo dia..

Que terá de vir porque não é com esta atitude
Que se fomentam a fraternidade e solidariedade
Só queremos o homem que com sabedoria mude
Toda esta monstruosa e miserável mentalidade

Porque a guerra nada resolve, não... ó camarada
Pensa bem, se trocares a espingarda pela enxada.
Podes sentir-te mais realizado.. mais homem..

E à tua vós de comando para dar ao gatilho..
Muda-lhe a rota... trata os canhões com a um filho
Sentir-te-às muito mais feliz se amares alguém...


João Brito Sousa

RETALHOS DE PENSAMENTO


INJUSTIÇAS SOCIAIS; A GUERRA
Por DIOGO COSTA SOUSA

A VISÃO DE UM COSTELETA


Este assunto “A GUERRA” do Joaquim Furtado, interessa-me e parece-me que está bem feito, factual, verdadeiro mas como qualquer obra, sujeita a diferentes interpretações…..mas neste primeiro episódio, devido à selvajaria, à desumanidade envolvida, faz arrepiar até um santo….e eu de santo não tenho nada. O que fez foi enraivecer-me….o esquartejar de uma criança de berço, o esventrar uma mulher grávida, o cortar os genitais de um homens meter-lhos na boca, não tem nada de Guerra justa ou justificação possível. E o pior e’ que depois da nossa largada, pós 25 de abril, a mesma desumanidade continuou entre aqueles que antes a haviam praticado contra

O branco colonialista ou ocupante….eu aqui tenho dificuldade em definir o termo exacto; outros não o terão….,eu fui educado com a definição de que PORTUGAL era uno e indivisível do MINHO a TIMOR

Ideologia? talvez, mas eu acreditei nela, fui embebido nela, tanto em casa como na escola; E’ discutível? Claro que e’……mas não o são quase todas as causas?...E os outros que tais?.....isso teria que ser tratado como qualquer outro caso de burla ou vigarice ;pelos tribunais….CLARO que não os havia e céleres para tratar de todos os casos….ainda hoje não há!!!! Toda a tirania me fere, venha ela de branco, preto ou amarela…..Será que sou um cavaleiro de triste figura, lutando com imaginários moinhos de vento….talvez. Mas sei que tenho razão e não é. por outros me dizerem que não que deixo de a ter…pela mesma razão que uma mentira acreditada por um milhão não deixa ser uma mentira!

É o que sinto em relação a este assunto

Não me sinto nem de direita ,nem de esquerda nem do centro….sinto-me consciente do mundo e da civilização que me rodeia. POSSO fazer algo?...claro que sim, como os outros podem se quiserem

DENUNCIAR e gritar que o mundo poderia ser melhor assim todos ou a maioria o queira

É assim, como eu vejo o mundo, com ideias que nos tempos que correm ate são consideradas pelos novos intelectuais de pacotilha como ultrapassadas e ate erradas.

Não estou de acordo nem um pouquinho com o que agora se decidiu chamar de “politicamente correcto”….ora este termo ou este estado de coisas a meu ver, veio acabar com a verdade….sim porque a verdade pode ofender e como tal politicamente incorrecta não se diz….deixa-se lavrar a mentira que dita muitas vezes ocupa o lugar da verdade e…passa a verdade corrente como de facto se passasse!....comigo não, uma mentira, repito é uma mentira ainda que acreditada por I bilião

O que escrevo ,escrevo como homem livre de pensamento, diria mais, de pensamento aberto…não é segredo o que penso, não me sinto retrógrado. tão pouco me sinto avançado. Sinto-me isso sim, repito, consciente e isso para mim é que conta.

Sempre aberto ao confronto de ideias……mas não as quero fixas, quero-as discutíveis e fico satisfeito quando alguém me prova que estou errado….nesse dia o meu espirito cresceu.

Recolha de

joão Brito Sousa