sexta-feira, 18 de julho de 2008

A CIDADE E A ESCOLA (IV)




RECORDANDO...

Naquele tempo o S.C FARENSE alinhava com ISAURINDO, REINA, VENTURA E CELESTINO, FAUSTO MATOS e ZÉ MARIA, BRITO, BALELA, CAMPOS, REALITO E QUEIMADO .

A Escola alinhava com MALAIA, JÚLIO PILOTO, CARONHO E PINTO FARIA, PEPE E JULIÃO, NUNO, EUGÉNIO, JACINTO FERREIRA, PUSKAS E JOÃO PARRA.

O SCFARENSE, com aquela equipa e com o Quaresma a treinador, ainda fez o primeiro lugar da zona sul por duas ou três vezes. A linha avançada era boa e o espanhol Rialito já fazia a trivela nessa tempo e Campos era goleador.

Na equipa da Escola, os laterais Piloto e Pinto Faria subiam bem, Caronho era o intelectual da equipa, Julião a segurança, Pepe a inteligência, Nuno a velocidade e o drible, Eugénio a habilidade, Jacinto Ferreira era o homem golo, Puskas lançador e goleador e João Parra tinha tudo.

O melhor jogador que vi jogar no Farense, foi o Atraca, que jogou ainda no FCPORTO a defesa esquerdo e foi chamado aos treinos da selecção nacional.. Era um jogador seguro, muito boa colocação no terreno e fazia ala com o Nóbrega. Voltou ao Farense mais tarde, onde ainda jogou umas épocas a quarto de defesa e era intransponível..

O melhor jogador da Escola que vi jogar foi o Zé Gonçalves, camisa dez, pensador de jogo, intuição, habilidade e arte.

Um pouco da cidade.... Rua de Santo António, Livraria Silva, propriedade do Sr. Eduardo João da Silva, pessoa muito agradável. Cavalheiro, sisudo, mas não carrancudo. Habitual à porta o poeta de Estoi, o Dr. Emiliano da Costa, o criador da Rosairinha e do Belé de Soisa

Era aqui que comprávamos as canetas de tinta permanente Ero...

Texto de
João brito Sousa