quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DO CORREIO

AMIZADES COSTELETAS

Fizeram-se grandes amizades na Escola, mesmo entre rapazes. Amizades a sério que ainda hoje perduram. Em todos os estabelecimentos de ensino é assim. Vou recordar um pouco isso.

Em primeiro lugar, quero referir o Alex, ou o russo ou o cenoura, ou o Alexandre, porque era amigo de todos. Foi funcionário do BPSM em Lisboa e depois em Portimão. Uma vez vi-o eu andar montado num triciclo no interior da Papelaria Silva. Nas aulas de Contabilidade com a Drª Florinda ficava cá atrás. Quem lá esteve viu. Foi um costeleta brioso. Era o primeiro a ser chamado nas aulas do Dr. Uva.
Caderno em dia, 12 valores.

Alberto Rocha e José Emiliano, curiosamente dois costeletas que forjaram a sua amizade após saída da Escola; na tropa, em Tavira. A tropa é outro onde se fazem, igualmente, boas amizades, onde há entreajuda, tipo, um por todos e todos por um. Tenho o grato prazer de ser amigo dos dois. Sim senhor, somos amigos e compadres disse-me o Zé Emiliano. Falo muitas vezes com o Alberto Rocha, que já tem filhos crescidos. E mantém uma grande ligação de saudade e respeito pela Escola e pelos Mestres e Professores que lhe ensinaram coisas. Um abraço para os dois.

Zé Bartílio da Palma e Zé Mateus Ferrinho Pedro. Creio que não se vêem há muito tempo. Bancários reformados, no tempo de estudantes iam para a Alameda relembrar aula de História do Dr. Furtado, o camarada, amigo e professor.

Zeca Basto e Zé Jacinto, o bancário e o homem da cortiça. Grandes amizades na tropa em Tavira e grandes cenas. A pomada que o Basto usava para engraxar as botas foi um sucesso. Ainda hoje é recordada. Um abraço para os dois.

Os homens das motorizadas, Zé Clérigo do Passo da Fuzeta o primeiro a ter automóvel, o Hernâni de Quarteira com o Cucciollo, o João Ramos de Loulé com o Alpino, o Hélio de Loulé com o Lutz, o Zacarias de Estói com o Alpino, o Danilo de Pechão igual, o Diogo com a Mondial e muitos outros.

João Brito Sousa
Nota do Moderador:- Acertar os parágrafos e a margem direita dá-me um certo trabalho. Seria evitado se a escrita fosse efectuada no processador de texto, acertar justificando a margem direita, passar para o e-mail e enviar. Eu, aqui, tenho que acertar linha a linha. Poupem-me!

POSTAL ILUSTRADO

Vila Real de Santo António (clique sobre a foto para aumentar)

FOTOS ALGARVIAS
Enviado por António Viegas Palmeiro

AGENDA



Efemérides

Novembro – 25 – Quarta feira

• Dia Nacional da Cultura e da Ciência

1510 – Afonso de Albuquerque conquista Goa;
1845 – N. na Póvoa de Varzim o Escritor Eça de Queirós (m. em Paris 16.8.1900);
1875 – A Grã-Bretanha adquire o controle do Canal do Suez, através da compra de 176.602 acções ao Egipto;
1920 – Tomada da Bastilha em Coimbra: estudantes ocupam o Clube dos Lentes, para ali instalarem a que viria a ser a Associação Académica de Coimbra;
1975 – Em Portugal, um dispositivo militar, sob orientação do tenente-coronel Ramalho Eanes, opõe-se com êxito, a uma tentativa de sublevação de unidades militares;
1996 – Inaugurada, em Marselha, França, a sede do Conselho Mundial da água.

Frase do dia: - A ciência será sempre uma busca e jamais uma descoberta. É uma viajem, nunca uma chegada. (Karl Popper)

Rogério Coelho

DO CORREIO


Comentário

Nunca é demais realçar o grande apoio e a bondade dos autores dos comentários que me têm sido dirigidos, sinceramente agradeço.
Tenho a grande virtude de saber conhecer as minhas limitações, daí que se algo que possa escrever não agradar, a crítica será aceite com a mesma humildade que o eventual elogio.
Se me permitem vou individualizar, 2 ou 3 comentários:
João Brito Sousa
Leio com particular atenção os teus comentários, és um Mestre eu sou um discípulo aplicado.
Relativamente ao Sócrates, estou de acordo com todas as observações feitas.
Não sou estudioso do filósofo, nem de perto nem de longe, mas sou fascinado por tudo o que ele representa de carácter, de honestidade intelectual, de respeito pelo ser humano. Procuro aplicar e transmitir a filhos e netos o que é possível transportar até aos dias de hoje, da sabedoria e da integridade que nos legou.
Como é da praxe recolho muitas vezes um sorriso sarcástico ou debochado, como a dizer “já está passado”!
Sobre o José e a freira, pouco tenho a acrescentar! Acho que é perder tempo com ruim defunto. Apetece-me citar de novo o personagem “Odorico Paraguassu” criação do Dias Gomes (autor brasileiro) “ ele que vá curtir a sua defuntice para bem longe” e que nos deixe em paz.
Maurício Domingues
Obrigado pelo apoio, pelo que li, estamos em sintonia e isso é muito bom.
Diogo
O comentário não foi para mim, mas permita-me que lhe diga que em minha opinião, a limitação imposta no que se refere à politica e à religião, tem um sentido mais objectivo. Talvez restrições a falar sobre partidos ou a utilização dos nomes dos políticos, situações menos claras dos meandros partidários. Mas o homenzinho da Golegã não se enquadra, penso eu de que!...
Tenho razão ou não meu caro moderador? (eu dou cá uma trabalheira, não é?)
Um forte abraço costeleta a todos
António Viegas Palmeiro