segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Marina Cedro


AMO AGORA

Caros Amigos,
Acaba de sair o meu novo livro de poesia, Amo Agora, um texto muito intimista e erótico, desta vez escrito a 2 vozes (portanto bilingue) com a grande cantora argentina de tangos Marina Cedro (prevendo-se para mais tarde a leitura de alguns textos nos Concertos da Marina – um pouco por todo o mundo – e a produção de um CD). Capa, biografia e foto da Marina em anexo.
A edição é naturalmente restricta, apesar do seu custo ser baixíssimo e estará à venda apenas em poucas livrarias; podem porém ser feitos pedidos através do método indicado no blogue da Editora, as “4águas”, a saber: http://4aguaseditora.blogspot.com/
As saudações do
Casimiro.


Casimiro de Brito
Rua Emb. Martins Janeira, 15-6º.Esqº. 1750-097 Lisboa Portugal
Telefone - 351 309928481 * Portátil - 351 936268878
Site: http://www.casimirodebrito.no.sapo.pt/

Dois fragmentos de Amo Agora:

11
Ascendo
aos teus seios

Entro
no Paraíso
e depois afundo-me
num chão felino

No chão florido
do teu corpo
todo ele um seio
líquido
incandescente

Ardo e rio
inundado
por flores
especiarias

Iluminados
grãos de areia
que são mel
e sal
da vida


12
Desciendes
por mis cabellos
mis labios
mi cuerpo
desciendo
hasta tocar
tu sexo

Inundas mis horas
con tus manos
formas mi cuerpo

Escribo
con mi lengua
el preámbulo del
amor



MARINA CEDRO
cantora poeta pianista

Nacida em Buenos Aires, Argentina, Marina assume-se como autora, compositora e intérprete, numa expressão da escrita, da voz e do piano, em perfeita fusão. A sua “voz”, íntima e profunda, leva ao extremo a sua arte: primordial e nostálgica. No seu último álbum, Itinerario (2007) associa o Tango, o Jazz e a Poesia. O seu repertório compõe-se por obras musicais e literárias por si criadas bem como de autores como Piazzolla, Gainsburg, Expósito, Cortázar e Verlaine. Sempre a pulsação, na sua obra, da música, da poesia e da linguagem quotidiana. Na sua última criação, Amor a Dos (2008-2009) incorpora o gesto e a dança, reflectindo a identidade da mulher. Em 2009 interpretou a obra Manifestement, de Cie Yann Lhereux. Grava, com o grupo Yaraví, La Palabra Viva, homenagem a Atahualpa Yupanqui e interpreta a peça Más allá de cualquier zona prohibida, vida e obra de Alejandra Pizarnik. Tem dado recitais em vários países da Europa e da América. O seu trabalho mais recente é este poema erótico a duas vozes, com o poeta Casimiro de Brito. (www.marinacedro.com)


CASIMIRO DE BRITO
poeta ficcionista ensaísta

Nasceu em Loulé e publicou mais de 50 títulos, em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu revistas literárias, esteve ligado a Poesia 61, desenvolvendo depois um percurso muito pessoal através de vários discursos inerentes a um mundo (e a uma vida pessoal) cheio de mudanças. Representado em 190 antologias e traduzido em 26 línguas. Actividade internacional intensa: leituras, festivais, conferências. Foi presidente da Association Européenne pour la Promotion de la Poésie e do P.E.N. Clube Português e é conselheiro da Associação Mundial de Haiku, de Tóquio. Tem traduzido poesia de várias línguas, sobretudo do japonês. Alguns prémios, entre eles: o Prémio da Imprensa Cultural Portuguesa 1966 (Jardins de Guerra); Prémio de Poesia da APE em 1981 (Labyrinthus); o Prémio Internacional Versilia, de Viareggio, para a "Melhor obra completa de poesia" (por Ode & Ceia, 1985); o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube 1998 (Opus Affettuoso); o primeiro Prémio Internacional de Poesia Leopold Sédar Senghor, 2002, pela sua carreira literária, atribuído pela Académie Mondiale de Poésie (da Fundação Martin Luther King); o Prémio Europeu de Poesia Sibila Alleramo/Mario Luzi para o melhor livro de poesia publicado em Itália em 2004. Em 2008 com o Prémio Internacional Poeteka (Albânia). No mesmo ano foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem do Infante D. Henrique. Várias obras em curso.
(www.casimirodebrito.no.sapo.pt)
RC