domingo, 7 de março de 2010




Não editadas

COSTELETAS EM CONVÍVIO

Café Fiesta

Recebido do Venâncio no meu E-mail, sem pedido de publicação, com a seguinte frase:

"Vê lá se apareces!"

RC




As Folhas do Calendário

Indiferente a tudo o que me rodeava, completamente ausente, não sei por quanto tempo mas, um tempo que me pareceu longo, quase uma eternidade.
De repente, despertei e voltei à realidade, verifiquei então, que tinham passado apenas alguns minutos; ainda estremunhada, saí daquela apatia e fixei o calendário que estava sobre a minha secretária e apercebi-me pela primeira vez, com certa admiração, que as folhas deste iam sendo retiradas por mim, dia após dia, diminuindo o seu volume e os trezentos e sessenta e cinco dias de mais um ano, estavam prestes a chegar ao fim.
Foi nesse momento que compreendi melhor a função do calendário pois, não era, apenas, mera substituição de folhas. Mas, também de registos, alguns da maior importância ...
Reflectindo, profundamente, perguntei-me:
- " Quantos episódios da vida ... se passaram durante esse espaço de tempo em que estive sonolenta?
Quantas histórias ficaram no silêncio dos deuses?!
Quantas de tantas, outras coisas I"
Mas, outros calendários irão dar continuidade à contagem de dias, meses, anos, que condicionam a vida de cada ser, e com ela, os mais diversos aconte-cimentos.
Vidas que não darão fim a algum calendário ... mas, a movimentação deste far-se-á, sucessivamente ... Por vidas que serão substituídas por outras vidas, obviamente!.

Maria Romana..

A FEIRA DO CARMO

Em meados do século XX o calendário tinha 5 meses com denominação especial no concelho de Faro , eram os meses de S. João , Natal , Carmo , Feira de Faro , e S. Martinho .
O mês de S. João conhecido também em outros locais pelo mês dos Santos populares é o mês de Junho , até que o Feriado da cidade era precisamente a 24 de Junho .

Já os meses de Carmo e Feira de Faro ( Julho e Outubro , por exemplo eu nasci no mès do Carmo ) marcavam o calendário Agrícola , porque sendo o Primeiro no Final das Culturas agricolas de Inverno com destaque da Batata e trigo este , destinado ao pão do consumo familiar, era o mês em que no dia 16 os Rendeiros das hortas tinha de Pagar a Primeira Prestação das rendas dos terrenos aos Proprietários dos mesmos .
A segunda prestação era paga no dia 20 de Outubro , geralmente já no fim das colheitas de regadío em destaque a maior produção era o Milho e outras consideradas de sobrevivência como feijão , batata doce e batata de Outono em que falavam ser para a matança do Porco .

A importância do São Martinho o dia da Prova do Vinho novo , estava ligado ao Início do Inverno e á época em que os rebuscadores podiam livremente apanhar as amêndoas e alfarrobas que tinham ficado no solo junto ás árvores ( prática já desaparecida ).
Na cidade também as crianças faziam pequenos andores onde metiam outra de poucos anos e iam de porta em porta cantando S. Martinho do Lapa venha o larapa ??? São Martinho do Vinho venha um copinho , em troca de algumas moedas ou guloseimas

Localizava-se a Feira do Carmo em frente á Escola primária com o mesmo Nome e ia até quase ao Largo de São Pedro , junto á Rua Aboim Ascensção ficava um carrocel no lado contrário ao da escola , não existiam ainda os prédios da Metal farense e o outro ao lado . ( deduzo que foi criada por influência religiosa )
As frutas na generalidades vendidas na traseira da Igreja, enquanto existiam as barracas de produtos diversificados dentro dos limites da Feira .

Assim como a feira de Faro também tinha a denominada " corredora "ou seja feira Pecuária . que se localizava junto ao cemitério dos judeus ,
Na época em que a maioria dos transportes e serviços agrícolas era por tração animal estes , tinham de ser substituídos assim como actualmente acontece com os transportes auto .

A malta da Escola estava já em férias e aqueles que temporariamente residiam em quartos na cidade tinham voltado as suas terras , mas os que moravam na cidade e arredores faziam seus encontros na Feira onde não deixavam de tomar o Capilé vendido nas barraquinhas ao lado direito da Feira , assim como provocar as meninas .
Isto aos fins da tarde até que no resto do dia a praia de Faro era um dos destinos mais procurados .

Desconheço a época em que terminou a feira , mas para a maioria dos Costeletas é uma recordação da cidade que ainda perdura .

Saudações Costeletas
António Encarnação