sexta-feira, 11 de junho de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO DO BRASIL


CHURRASCO


Assar carnes na brasa ou fogo tem sido um dos métodos mais utilizados pelo homem e as mais diversas culturas se utilizam deste método de cozimento.

Não podemos atribuir sua invenção a nenhum povo em especial.
Se perguntar a um brasileiro quem é o criador do churrasco, ele certamente responderá que é um gaúcho.
Se perguntar a um argentino ele dirá que foi um conterrâneo e, assim por diante


É claro que algumas culturas são mais criativas do que outras, bem como algumas regiões mais ricas em ingredientes.
Isso sim faz a diferença e demonstra a criatividade de cada cultura.

Escrever um tratado sobre tudo no Churrasco , ocuparia centenas de Páginas de texto e, mesmo assim, não seria possível, pois cada um tem um ponto de vista e uma verdade sobre o tema

No Algarve o termo se divulgou com o Frango assado na Brasa que posteriormente passou a ser Churrasco .
Destaco há 50 anos no Restaurante Fim do Mundo depois denominado Primavera localizados na Rua Vasco da Gama em Faro ,
Praticamente na mesma época surgiu a Fama na qualidade do Frango no Livramento .


Na digressão gastronômica que tenho feito na América do Sul , não podia deixar de falar sobre o Churrasco , como tenho feito com outras especialidades gastronômicas , exemplo o Camarão na Chapa que nos anos 70 se encontrava no Café central em Quarteira , secundado pela Perdiz com ameijoas .

O melhor Churrrasco que me foi servido, foi em 1985 na Cidade do Rio de Janeiro me convidaram para ir ao restaurante na Ilha do Governador apreciei o vai-vem das diversas carnes , algumas com nomes diferentes dos utilizados em Portugal como o Lagarto = Ganso .entre outras .
A denominação Gaucho não faltava na denominação do Restaurante .
(Prometo em breve escrever sobre “ Gaúchos e as Pampas “ , que deu origem ao complementos das churrasqueiras que se tem espalhado pelo Planeta ).
Na Argentina e no Uruguai o churrasco típico chamado asado, é o prato nacional de ambos países. Tradicionalmente é feito na grelha com uso de lenha, mas também se usa carvão pela praticidade.

Os gauchos alimentavam-se sobretudo de churrasco no pão, que está na origem do asado rioplatense.
Na Argentina o asado tradicional dos Pampas estendeu-se a toda a população, e hoje, devido a qualidade e ao preço baixo, é consumido por todas as classes sociais. É até comum ver operários a preparar o prato na rua na hora do almoço.
No Uruguai também denominado de Parrilada em que destaca a utilização de Espetos .
No Brasil, o Churrasco Rivaliza com a Feijoada como Prato nacional , e se refere a toda carne assada na churrasqueira ou no estilo fogo de chão, quase sempre em grandes espetos na região sul, e grelha nas outras regiões.

O tempero varia conforme o gosto e o costume local, podendo ser simplesmente sal grosso ou refinado, até as mais elaboradas fórmulas. De longe, a carne preferida é a bovina, mas também são muito apreciadas as carnes de origem suína, e frango em Portugal .
O correto é afirmar que não existe fórmula exata, uma vez que cada região desenvolveu um tipo diferente de carne assada, mas, sem dúvidas, a imagem mais famosa no Brasil é o churrasco preparado pelos gaúchos, expressão que virou nome do cidadão nascido no estado do Rio Grande do Sul.
A execução se coloca a carne de forma rápida e diretamente a uma fonte de calor. A proteína da carne, a mioglobina, como auto-proteção, coagula-se rapidamente formando uma camada impermeável que bloqueia a saída do sumo .
A carne se contrai e fica levemente crestada. As gorduras são destiladas e pingam sobre as brasas. Após o assado é virado repetindo-se o processo.
O tempo de exposição depende do calor da churrasqueira, do tipo da carne e da espessura do corte, da qualidade do carvão ou lenha e do ponto desejado .

Saudações Costeletas
António Encarnação