quarta-feira, 8 de setembro de 2010



HOMEM, Um Ser Conhecido

Sociabilidade

Achamos que as ideias apresentadas por “Freud” continuam com a mesma importância.
Já foram por muitos desafiadas nas suas contradições e dissensões. Dentro da psicanálise já houve sugestões para novas interpretações dentro dos projectos de “repressão”, “socialização” e “sublimação” expondo a concepção biológica da infância nas vertentes “sociabilidade”, “amor” e “afeição”.
Se entendermos que o “amor”, excluindo o apetite carnal, é definido como estudo de concepção definida, leva-nos a pensar que o comportamento do homem e dos animais será descrito como um contraste; poder-se-á interpretar a formação da sociedade dentro da inconstância do carácter e da cultura humana, da antipatia racial que daí advêm no desenvolvimento e decadência das civilizações.
Poder-se-á afirmar que uma confusão de ideias se produz devido ao facto da obstrução da realidade e a obstrução da possibilidade formarem direcções opostas, o que é necessário evitar para impedir o “moto contínuo” ou “bola de neve”.
Entendemos que existem dois métodos para ler: “de diante para trás e de trás para diante”. E aqui o HOMEM entra na psicologia de um clima de opinião, dentro do pensamento de utilizar os dois métodos. Poderão dizer que como HOMEM este raciocínio é arbitral na sua ordenação, por não estarem fundamentadas por algo de intrínseco à natureza quer das causas quer dos efeitos. As causas e os efeitos são um facto complementar igualmente verdadeiro e evidente “na realidade nada se repete da mesma maneira. Não há dois dias idênticos”.
Falámos na “sociabilidade, amor e afeição”. No Século XIX iria caindo à medida que decorria e o romantismo quase se extinguiu.
E é, após este preâmbulo, que gostaríamos de chamar a atenção para a realidade das correntes espirituais dentro do nosso Blogue, se para tal nos for permitido.

Informação num todo

Verificamos que no Século XX o credo intelectual aparece de 3 fontes: Movimento Romântico na Restauração Religiosa, Arte e Aspirações Políticas e Campo Crescente da Ciência nos Seus Progressos Tecnológicos. Estas 3 fontes transformaram completamente as condições do HOMEM.
E é aqui que gostaríamos de fundamentar parte deste pensamento escrito e que pode ser lido de “diante para trás” ou “de trás para diante”.
O nosso Blogue é, como todos acreditamos, um bom veículo de informação que pode ser melhorado mas que está ultrapassado neste princípio do Século XXI. Senão vejamos:
- Não podemos informar sobre religião;
- Não podemos informar sobre política.
No momento actual estas duas fontes não se podem dissociar de qualquer veículo de informação. O Blogue não pode estar “subjugado” apenas a informações da respectiva Associação. A Associação possui um boletim (o Costeleta) para esse efeito. Se o Blogue pertence a todo o universo Costeleta, como foi criado, está inserido “num todo”. Podemos e devemos considera-lo um órgão independente em que cada um deve expor as suas ideias, os seus pontos de vista, comentar e informar sempre com o respeito devido... E responsabilidade pelos seus escritos e informações.

HOMEM, Um Ser Conhecido
E o Blogue, não sendo um ser, também deve ser conhecido como órgão de informação no seu todo.

PENSEM NISTO

Alfredo Mingau