quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TEMA: - CONTO

MELODIA EM PLENA SERRA…

A Serra tinha como pano de fundo o murmúrio das nascentes - Diáfanos fios de água desciam tranquilos, serpenteando pelos montes, até se confluírem no Rio mais próximo.
Acordes musicais de uma flauta, entoavam na imensidade do espaço!
Manuel, o jovem pastor, tocava as mais belas melodias tradicionais, serranas, enquanto o rebanho de ovelhas e cabrinhas manchadas, dormitavam sob as escassas sombras do arvoredo que, exalavam fragrâncias de delicado aroma, perfumando a atmosfera. E em vigilância atenta, lá estava o fiel cão de guarda.
O Sol de Agosto tinha forte luminosidade mas, a leve brisa que se fazia sentir, de vez em quando, suavizava o calor ardente, que envolvia o meio.
O pastor, embora sonolento, exibia com deleite e profunda sensibilidade, as suas árias, algumas bem melancólicas !
Sublime essa musical idade que despertava na alma de Manuel, algo de singular. .. Era como se, nesse momento, estivesse a viver o irreal, um mundo de plena fantasia!
Os maviosos sons ecoavam, incessantemente, lá longe!. .. E as aves, em bandos, esvoaçavam, chilreando alegremente, faziam coro!
Até uma cigarra que, por ali se movimentava, elevava a voz com veemência. E os seres inanimados pareciam ter vida!
Neste dia, Manuel tocava o habitual reportório à bucólica paisagem - Animais vindos das redondezas da linda e imponente Serra - Atraídos pelos sons harmoniosos da flauta, que ele mesmo construíra, concentraram-se junto dele.
o pastor embevecido e fascinado pela magia da música, não dava pelo que estava a acontecer. Só quando terminara de executar a última melodia, reparara então, com enorme surpresa, na cena mais encantadora, que jamais tinha presenciado!
Todos os animais da Serra estavam ali reunidos. Até o lobo, esse animal selvagem, que tem tão má fama!... Sensível à harmonia dos sons musicais, sentia-se extasiado e em paz: ao brotar da sua essência o fascínio pela música e, contrariando o seu próprio instinto, se rendia, com humildade!...
E, foi assim que, Manuel, o jovem pastor, ao oferecer hinos de louvar à Natureza, via, apaixonadamente, como ela lhe agradecia!..

Maria Romana

TEMA: "Contos De Uma Noite de Natal"



UM SONHO LINDO...
EM NOITE DE NATAL!

Numa noite de Natal, uma família reunida, festejava o nascimento de Jesus e, uma anciã, elemento do grupo narrava um incrível conto que lhe fora contado por sua mãe! E começava assim:
Há muitos, muitos anos, esquecidos no tempo, existia, uma aldeia paradisíaca, a qual lhe deram o nome de "Aldeia dos Pescadores", onde não
faltava abundante vegetação; árvores de frutos tropicais, ... Animais selvagens e muitas outras maravilhas excepcionais, da Natureza ...
A bela aldeia era acariciada pelas águas límpidas do mar, riqueza invulgar, por possuir imensa variedade de peixes e tudo o mais que nele se criava. Os golfinhos, também flutuavam alegremente. Mas, este magnífico recanto, aos poucos, foi ficando abandonado por mutações constantes do meio
ambiente e c1imatérico. Os pescadores, considerandos " lobos do mar ", iam perecendo, naturalmente, ou mesmo, por motivo das tempestades, a que estavam sujeitos e ainda, os que seguiram outros 'destinos, ficando a aldeia reduzida apenas, a uma sobrevivente, a quem o mar lhe tinha roubado o seu companheiro. A pobre anciã vivia em completo isolamento, se não fora as gaivotas e outras aves, que sobrevoavam, de vez enquando, a sua humilde choupana, dando um pouco de ânimo àquele desvalido espaço.

Júlia passava os dias, junto à beira mar, esperando, como sempre fazia, para abraçar o seu homem, quando ele chegava da dura faina, tentando enganar a realidade, mas, nada acontecia!

Foi numa tarde, já ao sol-pôr, a estrela rutilante do dia, declinava para dar lugar à noite, dirigindo-se para lá, da linha do horizonte. Precisamente, em noite de Natal, ela continuava ali, naquele lugar, em sofrimento e levada pelo cansaço, adormecera sobre o areal e sonhara, um sonho lindo! Via emergir entre as gigantescas ondas alterosas, o seu amado que, dirigindo-se a ela, lhe deu a mão e os doiS elevaram-se na extensa área do firmamento, como se tivessem asas... aomesmo tempo que, um melodioso hino se expandia, pelo espaço envolvente... cantado pelos Anjos, lá nas alturas... anunciando o nascimento de Jesus, O Salvador da Humanidade !...

Maria Romana